quarta-feira, 1 de junho de 2011

VASCO DA GAMA GANHA A PRIMEIRA

CR Vasco da Gama e Coritiba FC realizaram esta noite a primeira partida na decisão da Copa do Brasil deste ano. E o time cruzmaltino saiu vendedor pela contagem mínima.

Como foi
O primeiro tempo de muita marcação e equilíbrio com chances reais de gol para ambos os lados. Apesar da pressão vascaína o Coritiba suportou muito bem jogando ao natural como se estivesse em Curitiba. Na fase final aos 6 minutos o Vasco da Gama marcou o gol da vitória com Alecsandro escorando cruzamento de Allan de cabeça. Os dois times voltaram a criar chances, mas o placar ficou mesmo em um a zero para o Vasco da Gama. Renda não fornecida com 21.365 torcedores em São Januário. No apito esteve Paulo César de Oliveira. Formou o Vasco da Gama com Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Caréca; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe (Felipe Bastos) e Diego Souza; Bernardo e Alecsandro (Elton). O Coritiba jogou de Edson Bastos; Jonas, Émerson, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Léo Gago, Rafinha e Davi (Geraldo); Bill (Leonardo) e Anderson Aquino (Marcos Paulo).

Final
O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira (8) para o Estádio Major Antônio Couto Pereira em Curitiba. O Vasco da Gama jogará pelo empate para conquistar a Copa do Brasil. Lembrando que o campeão tem direito adquirido para disputar a Copa Libertadores da América de 2012.

SANTOS FAZ A FINAL DA LIBERTADORES

Na partida de volta das semifinais realizada esta noite em Assunção o Santos FC garantiu sua classificação para decidir a Copa Libertadores da América deste ano. Três a três foi o resultado final do jogo.

Detalhes
Mal começou a partida e o Santos abriu o placar. Neymar sofreu falta ao lado direito da área. Elano cobrou para Zé Eduardo desviar de cabeça abrindo a contagem aos 2 minutos. Depois do gol as ações foram bastante equilibradas até que aos 27 minutos na pressão de Neymar a defesa paraguaia se confundiu e Pedro Benitez marcou contra de cabeça o segundo gol peixeiro. O Cerro reagiu aos 31 minutos com César Benitez marcando de cabeça. A defesa santista não saiu do chão neste lance permitindo o gol. Depois disso o Cerro Porteño criou várias chances com falhas incríveis da defesa alvinegra. O goleiro Rafael praticou pelo menos duas grandes defesas. A arbitragem colombiana amarelou Neymar, Jonathan e Elano. No contragolpe aos 46 minutos Arouca lançou Neymar que entrou na diagonal evitou dois zagueiros e com categoria chutou no canto direito para fazer o teceiro gol peixeiro. Na fase final os paraguaios foram prá cima para tudo ou nada. Lucero fez o segundo gol do Cerro aos 15 minutos. Aos 36 o Cerro chegou ao empate com Fabbro chutando por cobertura pegando o goleiro Rafael adiantado. E o jogo ficou tenso até o final com o Santos criando chances e segurando o empate em três a três. O Santos fará a final contra o vencedor de Velez Sarsfield e Peñarol. Dirigiu a partida o colombiano Wilmar Roldan que expulsou Edu Dracena aos 49 do segundo tempo. Com isso o capitão santista está fora da primeira partida final da Libertasores. Mais de 25 mil pessoas presenciaram o jogo no Estádio do Cerro Porteño. Jogou o Santos com Rafael; Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Adriano, Danilo e Elano (Rodrigo Possebon); Zé Eduardo (Maikon Leite) e Neymar. O Cerro Porteño alinhou Barreto; Piris, Uglessich, Pedro Benítez e César Benítez; Cáceres, Burgos (Lucero), Ivan Torres (Iturbe) e Julio dos Santos; Fabbro e Bareiro (Nanni).

Finalista
O outro finalista da Copa Libertadores da América será conhecido amanhã em Buenos Aires quando se enfrentarão Velez Sarsfield e Peñarol. Na primeira partida o time uruguaio venceu por um a zero. Enrique Osses do Chile vai dirigir a partida.

DAS NUMERADAS

O esporte como um todo mudou muito nas duas últimas décadas. No futebol todos sabem de cor e salteado que a presença de empresários na vida dos jogadores e clubes tornou-se lugar comum. Isso também favoreceu outros esportes outrora tidos como amadores em nosso país. Além do futebol também basquetebol, futsal, handebol e voleibol começaram a exportar atletas para o mundo. Para os atletas uma maneira de se tornarem independentes financeiramente já que em nosso país, ainda são poucos os que realmente fazem o “pé de meia” em curto espaço de tempo. Mas, como diria o saudoso Barbosa Filho, por outro lado essas transferências de atletas “embananaram” as convocações para as seleções. Foram inúmeros os casos de negativa por parte de clubes de futebol, até que se definiu a chamada “data FIFA”. Porém, outro problema começou a surgir com a negativa dos atletas em atender as convocações. A Holanda que jogará sábado contra o Brasil em Goiânia teve que ouvir um “não” do seu principal jogador, Sneijder. Aqui a bronca é de Kouros Monadjemi presidente do Novo Basquete Brasil (NBB). Ele criticou duramente o jogador Nenê Hilário que atua nos Estados Unidos. Hoje consagrado naquele país, cheio da grana, quando convocado só estaria aparecendo às vésperas dos jogos para entrar em quadra, sem treino. Isto é, não dando muita importância a Seleção Brasileira. O presidente sugeriu a utilização a partir de agora de jogadores que atuam no país para a formação de uma nova seleção. Infelizmente não é só esse caso; outros já ocorrerem em outras modalidades e vão continuar acontecendo. Antes de jogarem no exterior alguns imploravam por uma convocação. Depois de convocados e transferidos representar o país  não desperta mais o mesmo interesse. Essa é a realidade; hoje o dinheiro fala mais alto. É isso aí.

BLATTER POR 17 ANOS

Foto: Site da FIFA
É o tempo em que o suíço Joseph Blatter vai ficar no comando da FIFA. Ele foi reeleito nesta quarta-feira para mais quatro anos de mandato. Assumiu em Junho de 1998 após a gestão João Havelange. Dos 203 votos, 186 foram dados a Joseph Blatter que foi candidato único. A sua eleição ocorreu em Zurique durante o 61º. Congresso da FIFA.

Vai acabar
O presidente reeleito disse que vai lutar para apagar a imagem negativa criada por escândalos recentes que envolvem a FIFA. O “barco da FIFA” voltará a ser conduzido de forma clara e transparente. Isso dá a entender que realmente a “maionese” desandou na entidade mais importante do futebol mundial. Emocionado em seu discurso, Blatter afirmou que a base da entidade é sólida e que a solução dos problemas atuais será um desafio, o qual ele aceita. O primeiro deles é reestruturar a entidade. O segundo diz respeito à escolha das futuras sedes da Copa do Mundo. Por 176 votos a quatro ficou definido que os agora 208 filiados decidirão pelo país que organizará o Mundial. Isso a partir da Copa do Mundo de 2026.

Antecessores
Joseph Blatter que vai ficar na presidência da FIFA até 2015 se tornará o terceiro a dirigir a entidade por mais tempo. O primeiro foi Jules Rimet que ficou no cargo por 33 anos seguido de João Havelange com 24 anos.