quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O FRACASSO NA INGLATERRA

O conceituado jornal britânico Times publica hoje uma extensa matéria sobre o fracasso de Robinho no Manchester City. O texto é longo, mas, vale a pena reproduzir aqui alguns trechos sobre o assunto.

Pode ser amanhã
A matéria assinada por James Ducker começa: “Assim, Robinho deve descobrir amanhã se ele pode mover-se para o Santos por empréstimo para o resto da temporada, ou talvez mais, se o clube brasileiro conseguir seu desejo. Dado que Mark Hughes, o antecessor de Roberto Mancini como técnico do Manchester City, começou a explorar formas de descarregamento de Robinho no ano passado. Tem sido um longo adeus para o brasileiro, mas é duvidoso que ele fará falta. Mesmo Mancini parece compartilhar os sentimentos de Hughes. O Manchester City é criticado por comprometer £ 34.2 milhões (carga e outro balde de dinheiro nos salários) em um jogador cuja performance nunca chegou perto de corresponder de forma consistente o seu talento ou ego. A única pessoa que merece a maior crítica é o próprio Robinho. Robinho serviu o seu propósito no momento em que se juntou a Cidade do Real Madrid. Sua assinatura enviou ondas de choque através do futebol e fez o resto do mundo sentar e tomar nota. Foi a forma de Sheik Mansour anunciar a sua chegada, de dizer que não havia outro jogador em condições financeiras na cidade, e, nesse aspecto, foi um golpe de mestre. Os críticos apontam que £ 34.2 milhões (e um outro £ 11.68 milhões em salários) poderiam ter sido muito melhor investidos, e de certeza, Hughes poderia ter comprado três jogadores pedigree para essa quantia”.

Vejam a entrevista completa no site: www.timesonline.co.uk/tol/news

A INVERSÃO DA MOEDA

Até outro dia o mercado brasileiro era um dos mais procurados pelos clubes do exterior. Com dívidas acumuladas os grandes clubes especialmente da Europa diminuíram sua ação. Hoje os clubes europeus trocam jogadores entre sí ou por problemas financeiros vendem suas grandes estrelas caso do Milan (Kaká) e Manchester United (Cristiano Ronaldo) mais recentemente. Também convenhamos, o mercado de jogadores qualificados no Brasil diminuiu muito. Agora começa ocorrer uma inversão. Nossos clubes tentam repatriar os jogadores antes negociados com a Europa. Já retornaram por diferentes circunstâncias Ronaldo o fenômeno e Roberto Carlos no Corinthians, Adriano no Flamengo e agora Douglas no Grêmio. Na segunda-feira quando o São Paulo conquistava a Copa São Paulo de Juniores o presidente Juvenal Juvêncio disse:”A caixa dos clubes europeus está em baixa é hora de se repatriar alguns craques”. Os clubes brasileiros estão trazendo jogadores à troco de banana. Sim essa é a realidade. Também na Europa as dívidas vão se acumulando. Com isso os clubes brasileiros através de parcerias começam a trazer de volta por empréstimo ou em definitivo jogadores que em sua maioria estão em baixa. Quem está investindo no mercado brasileiro são os árabes o novo “eldorado” do futebol não só para jogadores como também para treinadores. É isso aí.