terça-feira, 29 de abril de 2008

QUEM VAI A FINAL

Manchester United CF e FC Barcelona enfrentam-se novamente hoje na partida de volta das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o mais importante torneio de clubes promovido pela UEFA. Na primeira partida no Camp Nou ocorreu empate em zero a zero. O vencedor de hoje às 15h45 – horário de Brasília – vai decidir o título da Liga dos Campeões dia 21 de Maio no Estádio Luznhiki em Moscou contra o ganhador de Chelsea e Liverpool que jogarão amanhã. Se acontecer empate com gols o Barcelona estará classificado, mas se terminar em zero a zero haverá uma prorrogação e persistindo o resultado a decisão ocorrerá na cobrança de penalidades máximas. Caberá ao alemão Herbert Fandel a arbitragem do jogo.

HOJE TEM LIBERTADORES DA AMÉRICA

Dois jogos serão realizados nesta terça-feira abrindo a terceira fase – oitavas-de-final – da 49ª. Copa Libertadores da América. Na Província de Lanús, Buenos Aires jogarão no Estádio “Ciudad de Lanús” Nestor Diaz Perez, Club Atlético Lanús e Atlas de Guadalajara. O jogo será apitado por Victor Hugo Rivera do Peru. A outra partida reunirá no Estádio Casa Blanca (foto) em Quito, Liga Deportiva Universitária e Estudiantes de La Plata. Estará apitando o jogo o brasileiro Leonardo Gaciba da Silva.

UM PASSEIO PELA EUROPA

No ano da realização da EUROCOPA os principias campeonatos do Velho Continente chegam a sua fase de definições.
Na Espanha o Real Madrid está muito próximo do bicampeonato há quatro rodadas do final e com 10 pontos à frente do Villarreal o segundo colocado. O que surpreende é o Barcelona que atravessa fase das mais negativas. Tudo começou com a decadencia de Ronaldinho Gaúcho. Os três primeiros: Real Madrid (75 pontos), Villarreal (65), Barcelona (61). Os três últimos: Zaragoza (38 pontos), Murcia (30), Levante (25). Artilheiros: Luis Fabiano (23 gols), Daniel Güiza (22), Raúl (17). Se o Barcelona terminar o campeonato em terceiro lugar será sua pior posição nos últimos quatro anos. Na temporada 2003/2004 foi o sexto.

O Bayern de Munique dos brasileiros Lúcio, Breno e Zé Roberto, poderá conquistar no final de semana o 21º título alemão em sua história. Basta uma vitória sobre o Wolfsburg para que o chope volte a rolar na Baviera. Os números mostram: Bayern de Munique (66 pontos), Werder Bremen (54), Schalke 04 (54). Os prováveis rebaixados Núremberg (27 pontos), Hansa Rostock (27), Duisburgo (26). Artilheiros: Luca Toni (21 goles), Mario Gómez (15), Kevin Kuranyi (15). Destaque negativo da última rodada foi o Hamburgo que está a seis rodadas sem vencer e a quatro não marca um gol.

Na terra da Rainha a vitória do Chelsea no clássico contra o Manchester United embolou a reta de chegada do campeonato. O jogo denominado a “Batalha da Inglaterra” foi vencido pelo Chelsea, por dois a um. Nada está decidido. Os tres primeiros: Manchester United (81 pontos), Chelsea (81), Arsenal (74). Os tres últimos: Birmingham City (32 pontos), Fulham (30), Derby County (11). Goleadores: Cristiano Ronaldo (28 gols), Fernando Torres (22), Emmanuel Adebayor (21). O destaque do final de semana foi a manutenção da invencibilidade do Chelsea em seu estádio. Está invicto há quatro anos e 81 jogos.


No Campeonato Italiano a Inter de Milão treinada pelo ex-jogador Roberto Mancini enfrentará o Milan no clássico de San Siro no final da semana. Um empate antecipará a conquista do scudetto pelo terceiro ano consecutivo. Os tres primeiros: Inter de Milán (81 pontos), Roma (75), Juventus de Turín (70). Os tres últimos: Reggina (33 pontos), Parma (31), Livorno (30). Artilheiros: Marco Borriello (19 gols), David Trezeguet (19), Alessandro Del Piero (18). O Milan foi o último time a conquistar o campeonato italiano por três vezes seguidas nas temporadas de 1992/93 e 94.

No futebol francês o Olimpique de Lyon ou simplesmente Lyon, do brasileiro Juninho, hexacampeão do país só empatou no final de semana com o Caen, mas continua na liderança e a caminho da conquista do seu sétimo título seguido. Enquanto isso o outrora famoso Paris Saint Germain (PSG) onde brilhou o brasileiro Raí encontra-se em situação delicada. Venceu no final de semana o Auxerre por três a um e reascendeu as esperanças de continuar na divisão principal.Vejam o quadro atual: Os tres primeiros: Olympique de Lyon (72 pontos), Girondins de Burdeos (68), Olympique de Marsella (58). Os tres últimos: París St. Germain (38 pontos), Racing de Estrasburgo (35), Metz (20). Goleadores: Karim Benzema (19 gols), Mamadou Niang (16), Fernando Cavenaghi (14). O destaque do final de semana foi o portugués Pauleta que ao marcar na vitória do PSG chegou ao gol de número 200 desde que atua no futebol francês onde chegou em 2000.

Derrotando o Roda de Kerkrade por cinco a dois na Arena Amsterdã o Feyenoord de Roterdã conquistou o título do Copa da Holanda, no final de semana. No domingo anterior o PSV Eindhoven onde joga o goleiro brasileiro Gomes conquistou o título nacional da temporada 2007/2008 ao derrotar o Vitesse por um a zero. Este é o 21º título obtido pelo time de Eindhoven e o quarto consecutivo. O PSV encerrou o campeonato com 72 pontos três a mais que o Ajax, vicecampeão.

No futebol turco o Galatasaray assumiu a liderança isolada ao vencer o Fenerbahçe comandado por Zico por um a zero no domingo. Agora soma 73 pontos contra 70 do Fenerbahçe e do Sivasspor. Zico afirmou ontem que nada está perdido pois o líder ainda tem um clássico difícil diante do Sivasspor, na casa do adversário. Restam duas rodadas para o final do campeonato e nada está definido.

O FC do Porto conquistou por antecipação o tricampeonato em Portugal e restando duas rodadas soma 72 pontos ganhos contra 49 de Sporting e Vitória de Guimarães e 48 do Benfica. Na rodada do final de semana o FC do Porto jogando fora de casa goleou o Vitória de Guimarães por cinco a zero. A última rodada será no dia 11 de Maio quando o FC do Porto jogará contra o Naval. Lisandro Lopez, 25 anos, argentino, do time campeão é o artilheiro com 24 gols seguido de Weldon do Belenenses e Cardozo do Benfica com 12 e de Wesley do Paços Ferreira e Liedson do Sporting com 11. Destaques para os brasileiros que jogam no FC do Porto: Helton goleiro revelado pelo Vasco da Gama que em 2007 convocado por Dunga jogou na na seleção brasileira, Lino, lateral revelado pelo Corinthians e com passagens pelo São Paulo, São Caetano, Juventude, Figueirense, Bahia, Fluminense, Iraty e Acadêmica de Coimbra, Paulo Assunção, 28 anos, meio campista, Leandro Lima, meio campista e Adriano, atacante.