terça-feira, 22 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

Há 508 anos, Pedro Álvares Cabral descobria o Brasil. De lá para cá, muita coisa aconteceu neste país de quase 190 milhões de habitantes. O brasileiro ainda diverge sobre a realidade nacional. E tem muitas razões para isso. Vejam, por exemplo, o futebol. Os clubes contraíram tantas dívidas que nem o valor pago pelo patrocinador de camisa consegue pôr a casa em ordem. Não fosse o acerto com a televisão, e o futebol do Brasil já estaria à deriva, há muito tempo. Hoje, clubes como Grêmio, Atlético Paranaense, Corinthians, Santos, Vasco da Gama, só para citar alguns, não têm dinheiro para investir. E aqui em Curitiba há ainda o caso do Atlético, que recusou a verba oferecida pela RPC para que suas partidas do Campeonato Estadual fossem transmitidas. Além dos 500 mil reais postos à disposição pelo canal, o clube receberia mais 400 mil, na hipótese de sagrar-se campeão. Não aceitou. Para a RPC – Rede Paranaense de Televisão – o campeonato terminou no último domingo com a confirmação do Atletiba nas finais. A marca de um clube tem seu preço, é evidente, e cada um pede o que lhe parece convir. Mas a diretoria do Atlético precisa entender que Curitiba não é São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, tampouco, Porto Alegre. Na publicidade, Curitiba ainda é uma principiante. Na capital paranaense, muitas emissoras de rádio e diversos canais de tevê aberta e fechada aceitam qualquer verba publicitária para faturar. Modestamente penso que o Atlético está equivocado: primeiro, por recusar a proposta oferecida pela RPC; depois, pela infactível pretensão de cobrar de cada rádio curitibana 15 mil reais por jogo transmitido. Nenhuma emissora local fatura tal quantia por jogo. É chegada a hora de o rubro-negro das araucárias dizer adeus ao reino do faz-de-conta. A realidade dos grandes centros é uma. A de Curitiba, outra, e bem diferente. É isso aí.

Sai Parreira entra Joel

Confirmou-se ontem a saída de Carlos Alberto Parreira do comando técnico da Seleção da África do Sul, país que vai sediar a Copa do Mundo de 2010. Após 16 meses de trabalho sem obter grandes vitórias, Parreira se afasta por problemas familiares. As agências noticiosas divulgaram ontem que seu desligamento se deve a doença de sua esposa Leila. Carlos Alberto Parreira continuará dando consultoria a Seleção mesmo que a distância. Nesse meio tempo foi contratado Joel Santana treinador do CR Flamengo para assumir o lugar de Parreira. Kleber Leite, vice-presidente rubro-negro afirmou que não havia nenhum condição de segurar Joel Santana. A oferta é irrecusável. Ele deverá receber em 30 meses o que não conseguiu ganhar em 30 anos de carreira. Joel Santana dirigirá o time rubro-negro nos jogos finais contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca. Deverá seguir para a África do Sul após o dia 4 de Maio.

Clássico na terra dos Beatles

Hoje às 15h45 horário de Brasília, Liverpool e Chelsea disputarão à primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O jogo marcado para Anfield Stadium deverá ser apitado por Konrad Plautz da Áustria. Gerrard o principal jogador do Liverpool é dúvida. Ele se recupera de uma lesão no pescoço sofrida no treinamento de sábado. Por isso não jogou domingo na vitória sobre o Fulham por dois a zero pelo Campeonato. Inglês. O brasileiro Lucas ex-Grêmio mais conhecido como Leiva deverá ser uma das atrações do Liverpool para os seus fanáticos torcedores. Já o Chelsea que com a vitória do final de semana reascendeu suas esperanças de conquistar o título inglês, não parece ter problemas de ordem médica. Este será o terceiro jogo entre Liverpool e Chelsea em semifinais nas últimas quatro disputas da Liga dos Campeões da Europa. O jogo de volta será no dia 30.

Real muito próximo do bí

Ao derrotar o Real Racing Santander por dois a zero no final de semana, o Real Madrid deu um gigantesco passo para conquistar o Campeonato Espanhol da temporada 2007/2008. O empate do Barcelona no sábado com o Espanyol no clássico da Catalunha ajudou os “merengues”. O Real Madrid é o maior campeão espanhol com trinta títulos seguido do Barcelona com dezessete e do Atlético de Madrid com nove. O Real Madrid poderá conquistar o bi-campeonato neste final de semana quando enfrentará o Athletic Bilbao no Santiago Bernabeu. Para que o título ocorra no domingo é necessário que vença e que o Villarreal, segundo colocado perca seu jogo diante do Betis em Sevilla. Assim o Real Madrid que tem 72 pontos chegaria a 75 livrando uma diferença de 13 pontos do Villarreal e como restariam só quatro rodadas não poderia mais ser alcançado.

A despedida de Guga

O melhor tenista brasileiro de todos os tempos o catarinense Gustavo Kuerten está fazendo sua despedida das quadras. Já participou do aberto de Florianópolis e ontem do Masters Séries de Monte Carlo, sendo eliminado em ambos. Campeão em Monte Carlo em 1999 e 2001 Guga obteve lá 14 vitórias e sofreu 7 derrotas em nove participações no torneio. Foi o último jogo de Guga em um Masters de Séries onde realizou 171 jogos com 109 vitórias e 62 derrotas conquistando 5 títulos e 5 vices. Guga tem encontrado enormes dificuldades nestes seus jogos de despedida pelos problemas já conhecidos que determinaram o encerramento de sua brilhante carreira.

Roque Junior estréia com vitória

O zagueiro Roque Junior que aceitou o desafio para jogar no Al Rayyan por um contrato de trinta dias, já deixou a sua marca. Logo na estréia nas quartas-de-final da Copa Emir no Qatar ele marcou o penalti decisivo na vitória da sua equipe contra o Al Wakra. O jogo terminou empatado em um a um no tempo regulamentar. Como na prorrogação persistiu o resultado a decisão foi para a cobrança de penalidades máximas. Roque Junior cobrou e marcou o quatro gol garantindo a vitória do seu time. Com isso o Al Rayyan passou a semifinal da Copa. "Estava só treinando e sem ritmo de jogo. Mantive um ritmo, e deu para agüentar os 90 e mais a prorrogação. Ainda bati o pênalti", falou Roque Júnior que teve um outro adversário no jogo. "Há 3 dias teve uma tempestade de areia, e o ar estava muito seco e com pó. Além do calor", afirmou Roque Junior ao site http://www.felleger.com.br/. Na semifinal, o Al Rayyan vai enfrentar o Al Saad, vice campeão da Liga Nacional, no dia 28 de abril.