segunda-feira, 30 de abril de 2012

RÁDIO E TEVÊ

Jota Santiago (e-m-o-c-i-o-n-a-n-d-o) há mais de duas décadas na emissora assumiu a condição de narrador titular da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Ao lado de Washington Rodrigues transmitiu ontem a decisão da Taça Rio entre Botafogo e Vasco da Gama. Luiz Penido que assinou com a Rádio Globo do Rio não participará mais da programação da emissora. Poderá até estrear dia 13 no jogo final entre Botafogo e Fluminense. Gilberto (Jota Santiago) também se destaca nas noites cariocas como integrante de uma Banda da qual é cantor.
O conhecido comentarista Nelson Lenham analisou ontem o clássico Guarani e Ponte Preta pela Rádio Brasil de Campinas. Lenham que também emite sua opinião no Rancho do Tonicão, site do narrador Antonio Edson da Transamérica trabalhou em alguns prefixos de São Paulo e bem que mereceria uma oportunidade numa grande emissora da capital. Tem todas as qualidades para isso.
José Hidalgo Neto, o conhecidíssimo Capitão Hidalgo, ídolo do Coritiba como jogador, cidadão honorário de Curitiba continua fora das transmissões esportivas do rádio. Participa do Show de Bola do SBT de Curitiba. Já recebeu convite para retornar ao sistema Globo/CBN da capital do Paraná. Nada foi acertado porque mudanças deverão ocorrer nestes prefixos após o final do Campeonato Paranaense.
A Rádio Guaíba de Porto Alegre comemora hoje (30 de Abril) 55 anos de existência. Fundada e conhecida como empresa da Companhia Jornalística Caldas Junior hoje pertence a Rede Record. Por lá passaram grandes nomes (e outros continuam) do rádio com Pedro Carneiro Pereira (considerado o melhor locutor gaúcho de todos os tempos), Antonio Armindo Ranzolin, Mendes Ribeiro, Luís Carlos Prates, Haroldo de Souza, José Aldo Pinheiro, Marco Antônio Pereira, Milton Jung, Élio Fagundes (narradores), Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros, Edgar Schmidt (comentaristas), Lasier Martins, Lupi Martins, João Carlos Belmonte, Luís Carlos Reche, Laerte de Franceschi, Wianey Carlet (repórteres) além do Plantão dos Plantões Antônio Augusto.
O Clube Atlético Juventus que está muito próximo de acesso a Série A2 do Campeonato Paulista de 2013 está recebendo uma bela cobertura da Rádio WEB Moóca idealizada pelo meu amigo Marcelo Santos. Jovens locutores, comentaristas e repórteres tem se revezado na transmissão dos jogos do Moleque Travesso. Das 20 às 22 horas o esporte é debatido e durante todo o dia a BBC da Mooca como é conhecida coloca no ar a melhor programação musical. Acessem o blog www.webradiomooca.com.br e curtam qualidade na internet.
Faleceu no sábado (28) na cidade de Itajaí (SC) de parada cardíaca Célio Marinho um dos mais importantes narradores esportivos da região. Iniciou no rádio da cidade em 1964 pelas ondas da Difusora local passando também pela Rádio Clube. Dividiu durante muitos anos a preferência do ouvinte da região com Marinho Lopes Stringari também já falecido e sogro do ex-jogador agora comentarista esportivo Cláudio Marques que jogou no Coritiba e no Corinthians.
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula Indy realizado ontem na marginal do Tietê junto ao complexo do Parque Anhembi e Sambódromo de São Paulo teve transmissão única pela Tevê e emissoras de rádio do Grupo Bandeirantes, organizador do evento. O categorizado e experiente Luciano do Valle que veio do rádio para a televisão foi o narrador mostrando toda sua experiência. Nos outros GPS da Indy realizados no Brasil as transmissões foram feitas de forma separada por tevê e rádio.
Vocês lembram do goleiro Valdir do Vasco da Gama dos anos 60. Ele jogou ao lado de grandes craques do futebol brasileiro pelo time da cruz de malta. Depois passou por outras equipes brasileiras. Hoje escreve livros e tem um blog em que causos e histórias de grandes craques e goleiros são contadas. Quando iniciou no Paysandu de Brusque (SC) era conhecido como Chiquinho. No Vasco e nos demais clubes que passou  passou a ser o Valdir, Valdir Appel de uma família de grandes jogadores do passado. Seu pai Herbert foi um dos grandes arqueiros do Paysandu. Dêem uma olhada no www.valdirappel.blogspot.com. Tem histórias incríveis como a do famoso goleiro Manga. Vale a pena espiar.

Ao meu lado Bento Pereira de Oliveira, um dos mais consagrados técnicos de externa do rádio brasileiro de todos os tempos. Esse é o moço de Mucugê, Bahia, que há mais de 40 anos presta serviço a Rádio Jovem Pan de São Paulo. Na juventude foi boxeador participando de competições amadoras em São Paulo. Foi chefe da Técnica Externa da Rádio Jovem Pan presente em vários campeonatos mundiais modulando o som das transmissões. Estivemos juntos nas Copas de 78, 82 e 86 e continuamos unidos pelas famílias. Bento de Oliveira continua torcendo pelo Corinthians, mas não frequenta os estádios de futebol aproveitando as folgas da Jovem Pan para cuidar da sua fazenda no interior de São Paulo.  

THE DAY AFTER (o dia seguinte)

Eliminados da final do Paulistão de 2012 resta a São Paulo e Ponte Preta o confronto que farão pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. O primeiro será quarta-feira no Estádio Moisés Lucarelli e o segundo no dia 10 no Morumbi. Já se comenta pelos lados do tricolor que um novo goleiro será contratado face à insegurança demonstrada por Denis. Nessa esteira se comenta que o tricolor poderia buscar Vagner do Paulista de Jundiaí que fez um bom campeonato ou um goleiro do Uruguai ou Argentina. Tudo porque a ausência de Rogério Ceni não foi suprida como se esperava por Denis.

Botafogo e Fluminense farão a grande finalíssima do Campeonato Carioca deste ano. O tricolor foi o campeão da Taça Guanabara e o Botafogo ao vencer ontem o Vasco da Gama por três a um conquistou a Taça Rio. O jogo de ontem que teve El Loco Abreu marcando dois gols contou com a presença de 41.387 pessoas. A renda somou R$ 1.150.840. Os dois jogos serão no Estádio do Engenhão dias 6 e 13.
A decisão do Gauchão deste ano será entre Internacional e Caxias. Ontem o time colorado venceu o Grenal por dois a um com Vanderlei Luxemburgo expulso em confusão com os gandulas. A decisão do Gauchão começa domingo às 16 horas quando Caxias e Internacional se enfrentarão no Estádio Centenário em Caxias do Sul. O Grêmio volta suas atenções agora para a Copa do Brasil. Vai jogar contra o Fortaleza na quarta-feira (19h30) no Estádio Presidente Vargas.
Avaí e Figueirense vão decidir o Campeonato Catarinense deste ano no grande clássico de Florianópolis. O Figueirense bateu ontem o Joinville por três a um no Orlando Scarpelli enquanto que o Avaí desbancou a Chapecoense no Estádio Regional Índio Condá por dois a um. A decisão catarinense será também em dois jogos. O primeiro domingo (6) na Ressacada e o segundo dia 13 no Orlando Scarpelli.
O Atlético Paranaense que vai decidir o Campeonato Estadual com o Coritiba aguarda uma intervenção da CBF quando ao local onde mandará suas partidas no Campeonato Brasileiro da Série B. Como se sabe a Arena da Baixada está em obras para ser concluídas com vistas a Copa do Mundo. Mário Celso Petraglia afirmou que espera a definição do local de seus jogos em Curitiba e que o aluguel do estádio seja suportável aos cofres do clube. Ontem o Atlético goleou o Paranavaí na última rodada por quatro a zero no Durival Brito e o Coritiba
Na Bahia a decisão reunirá mais uma vez Bahia e Vitória no tradicional BA-VI. Serão dois jogos nos dias 6 e 13. O Vitória continua com técnico interino desde a saida de Toninho Cerezzo. No final de semana foi anunciada a contratação de Paulo César Carpegiani que acabou desistindo alegando que sua esposa fará uma cirurgia delicada e que ele pretende lhe dar toda assistência necessária. Antes de Carpegiani o Vitória tentou Jorginho ex- Portuguesa e Waldemar Lemos do Náutico sem sucesso. Pelo visto Ricardo Silva o interino vai continuar.