quarta-feira, 21 de maio de 2008

BOCA JUNIORS NAS SEMIFINAIS

Artilheiro que se preza marca gols na hora certa. Foi o que aconteceu esta noite no Estádio Jalisco em Guadalajara onde o Boca Juniors eliminou o Atlas da Copa Libertadores da América vencendo por três a zero. Martin Palermo foi o goleador da noite marcando os três gols do triunfo boquense, no primeiro tempo. Na fase final o Boca dosou suas energias e garantiu a vitória. Na primeira partida disputada na quarta-feira (14) em Buenos Aires houve empate em dois a dois. Equipes. Boca Juniors – Migliore: Maidana, Cáceres, Palleta e Rodríguez (Monzon): Chaves (Vargas), Bataglia, Dátolo e Riquelme: Palácio e Palermo. Atlas – Bava; Robles (Hernandez), Colotto, Serrano e Torres: Medina, Flores (Centurión), Valdez e Régis (Gomez): Mendivil e Marioni. Apitou o chileno Ruben Selman que expulsou o goleiro Bava do Atlás aos 5 minutos do 2º tempo. Com a vitória desta noite o Boca Juniors está classificado para as semifinais. O time argentino que já conquistou a Copa Libertadores seis vezes foi o último campeão em 2007.

MANCHESTER UNITED É TRICAMPEÃO

Depois de 120 minutos e 14 penalidades máximas o FC Manchester United derrotou o Chelsea e conquistou pela terceira vez (1968/1999/2008) a Champions League, a Liga dos Campeões da Europa, o maior campeonato de clubes do Velho Continente. E Sir Alex Ferguson é bicampeão da competição (1999/2008). No tempo normal a partida realizada no Estádio Luzhniki em Moscou terminou empatada em um a um. Cristiano Ronaldo de cabeça abriu o placar para o Manchester United aos 26 minutos e Lampard empatou aos 45. Na etapa inicial o Manchester United teve 60% de posse da bola. Na fase final o Chelsea jogou melhor e criou várias chances chutrando 18 vezes ao gol adversário cxontra 9. Na prorrogação permaneceu inalterado o placar da partida. Na cobrança de penalidades máximas o Manchester United venceu por seis a cinco. Na primeira série de cinco, Tevez, Carrich, Hargreaves e Nani marcaram enquanto que a grande estrela Cristiano Ronaldo desperdiçou chutando para a defesa de Cech. O Chelsea marcou com Ballack, Belletti, Lampard, Ashley Cole e perdeu o último penalti que o capitão Ferry chutou para fora. Na cobrança de penalidades alternadas o brasileiro Anderson e Giggs marcaram para o Manchester. Kalou anotou para o Chelsea e Anelka chutou para a defesa do goleiro Van der Sar. O artilheiro Drogba do Chelsea foi expulso de campo aos 10 minutos do 2º tempo da prorrogação. Michel Lubos da Eslovaquia dirigiu a partida que teve muitos lances violentos mostrando a grande rivalidade existente entre as duas equipes. O FC Manchester United venceu com: Van der Sar; Brown (Anderson), Ferdinand, Vidic e Evra; Carricha, Paul Scholes (Giggs), Hargreves e Tevez: Rooney (Nani) e Cristiano Ronaldo. O Chelsea FC perdeu de Chech; Essien, Ricardo Carvalho, Terry e Ashley Cole; Makelele (Belletti), Lampard, Ballack e John Cole (Anelka); Drogba e Malouda (Kalou).

OS 104 ANOS DA FIFA

Em 21 de Maio de 1904 nos fundos da União Francesa de Esportes Atléticos, em Paris nascia a Federação Internacional de Futebol Associado – FIFA -. Representantes da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suiça constam da ata de fundação da entidade que dirige o futebol mundial, como seus fundadores. No dia 23 de Maio – dois dias após – foi realizado o primeiro Congresso da entidade em que foi eleito o francês Robert Guérin como primeiro presidente. Victor E. Schneider da Suiça e Carl Anton Wilhelm Hirschmann da Holanda foram nomeados vice-presidentes; Louis Muhlinghaus da Bélgica recebeu o cargo de secretário e tesoureiro tendo como assistente o Dinamarquês Ludvig Sylow. A entidade mudou-se posteriormente de Paris para Zurich na Suiça. Em 29 Maio de 2006 inaugurou a moderna sede (foto) saindo do centro da cidade para o bairro de Sonnenberg na FIFA Strasse. No sábado a FIFA celebrará em Berlin a Grande Final da FIFA Interactive World Cup, cinco días antes do início em Sydney do LVIII Congresso da FIFA. Ainda este ano a entidade promoverá a Copa Mundial de Beach Soccer em Julho, os Torneios Olímpicos de Futebol em Agosto, a Copa Mundial de Futsal no Brasil e as Copas Mundiais Femininas Sub-17 e Sub-20, assim como a Copa Mundial de Clubes no Japão. O aniversário da FIFA coincide com o início da contagem de 750 dias para a Copa do Mundo da Afríca do Sul em 2010.

FLUMINENSE OU SÃO PAULO? ATLAS OU BOCA?

O Maracanã será palco esta noite do segundo e decisivo jogo entre Fluminense FC e São Paulo FC pelas quartas-de-final da 49ª Copa Libertadores da América. O tricolor paulista venceu o primeiro jogo por um a zero no Morumbi, na quarta-feira (13). O paraguaio Carlos Amarilla será o árbitro do jogo marcado para as 21h50. O São Paulo busca nesta quarta-feira, contra o Fluminense, sua nona semifinal de Copa Libertadores da América. Das 12 participações anteriores o Tricolor chegou a esta fase em oito oportunidades, tendo avançado para as finais em seis e conquistado o título em três ocasiões. Em caso de empate por pontos, isto é se o Fluminense vencer o jogo de hoje, o desempate será conhecido pelo que estabelece o artigo 5; a) - melhor saldo de gols; b) – maior número de gols marcados e c) – cobrança de penalidades máximas. Times prováveis: Fluminense: Fernando Henrique; Gabriel, Roger (Thiago Silva), Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Cícero e Thiago Neves; Dodô e Washington. São Paulo: Rogério Ceni; Jancarlos, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Luís, Fábio Santos, Hernanes e Hugo; Dagoberto e Adriano. A outra partida de hoje reunirá Atlas e Boca Juniors no Estádio Jalisco em Guadalajara no México com arbitragem de Rubem Selman do Chile. O jogo será iniciado às 17h20 hora local, 19h20 horário de Brasília. No primeiro jogo houve empate em dois a dois. O Atlas joga por empate em em zero a zero ou um a um que estará classificando.

FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE

Chegou finalmente o dia. Hoje às 15h45 horário de Brasília será decidida a Liga dos Campeões da Europa – Champions League – o maior torneio de clubes da Europa organizado pela UEFA. O jogo final será realizado no Estádio Luzhniki em Moscou. Dirigirá a partida o eslovaco Michel Lubos, 40 anos (foto), esteve na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. O zagueiro brasileiro Alex está fora da final e também foi cortado novamente dos próximos quatro jogos da seleção por contusão. Outro problema do Chelsea para o jogo de hoje é o lateral Cole que deixou o treinamento de ontem direto para o depto. médico. Os 70 mil ingressos para a partida foram vendidos antecipadamente e os torcedores ingleses tomaram conta de Moscou desde segunda-feira. Cristiano Ronaldo e Rooney são as principais atrações do Manchester United e Drogba e Anelka pelo Chelsea. Se houver empate no tempo normal haverá prorrogação. Persistindo a igualdade a Champions League será decidida na cobrança de penalidades máximas.