sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NOSSO FUTEBOL VIROU UMA "ZONA"


O que mais pode definir o atual momento do futebol brasileiro atende pelo nome de “zona”. Zona tem várias sinônimos, mas para o nosso futebol significa “desordem”. A pouco mais de 150 dias para o início da 20ª. Copa do Mundo, o Brasil a cada dia mostra uma nova faceta. Já não bastassem as dívidas dos clubes se avolumando cada vez mais agora o descrédito do esporte mais popular deste país baixa a níveis incríveis. Nesta sexta-feira uma liminar concedida em São Paulo recoloca a Portuguesa de Desportos na Série “A” de 2014. Amanhã essa liminar pode e deve ser cassada. Nosso futebol pelos desmandos virou uma vergonha. Hoje 10 de Janeiro ainda não se tem o resultado final do Campeonato Brasileiro da Série “A” que terminou em campo no dia 8 de Dezembro. E a omissa CBF o que está fazendo? Pelo que se tem visto nada! Devem mesmo estar arquitetando um campeonato com 24 ou mais clubes. Pelo visto o que o país presenciou em 2013 ainda não terminou. Os ônibus continuam sendo incendiados, bancos e caixas eletrônicas destruídas e o futebol acabou entrou em rota de colisão. Neste momento é uma autêntica zona. Interpretem a palavra “zona” como quiserem porque ela se enquadra na realidade do nosso futebol de todas as formas. É isso aí.

ACONTECENDO NO ANO DA COPA


O ano mal começou e as notícias vão aparecendo de todos os lados. O Campeonato Brasileiro de 2013 ainda não terminou. Até Promotor resolveu investir no futebol procurando esclarecer o que segundo ele foi interpretado de forma errada pelo STJD da CBF. Esse assunto ainda vai render. Essa de que poderemos ter campeonato com 24 clubes, mudando-se a fórmula seria um retrocesso em nosso futebol. Entendo que o Campeonato Brasileiro vai ganhar qualidade outra vez quando for reduzido para 16 equipes. Há neste momento excesso de equipes e falta de qualidade. Algum dia a CBF e os clubes vão enxergar isso.

Em Curitiba o Clube Atlético Paranaense deu uma nova versão ao seu futebol profissional. Em 2013 colocou em campo um time Sub-23 no estadual comandado pelo competente Artur Bernardes que hoje está no futebol da Coreia do Sul. Chegou a conquistar o título de vice-campeão da Copa do Brasil e terminou em terceiro no Campeonato Brasileiro ganhando o direito para disputar a Pré-Eliminatória da Libertadores. De repente começa 2014 e o clube dispensa Vagner Mancini, Artur Bernardes, Moraci Santana, Alberto Valentim e não renova com Luís Alberto, Paulo Baier, Everton e está na eminência de perder o lateral Léo. Mário Celso Petraglia muda tudo no Furacão. Contratou o técnico espanhol Miguel Angel Portugal Vicari, Leandro Ávila para auxiliar-técnico, Petkovic para dirigir o time sub-23 e poderá ter Adriano o Imperador. A torcida está na expectativa.

Saiu uma pesquisa sobre os veículos de comunicação mostrando que depois da TV Aberta a Internet é que tem maior acesso passando para trás o rádio. Até concordo em determinados pontos com a pesquisa levando-se em conta as grandes capitais. Esses institutos precisam entender que num país de dimensões continentais como o Brasil ouvir pouco mais de 18 mil pessoas não pode ser uma ciência exata. Nem todos tem acesso à internet. Isso se aplica ao rádio FM que disparou com relação à audiência. Só que essa audiência é feita por jovens até 25 anos. E os outros?

A Copa São Paulo de Futebol Junior passa longe do que um dia representou para o nosso futebol. A mídia está sendo utilizada de forma inteligente, mas o que se tem visto são jogos de pouca qualidade. O exemplo do que penso do número de participantes que deveria ter o Campeonato Brasileiro também se aplica nesta competição. É muito time sem qualidade aparecendo na telinha.