segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MEU CLUBE FEZ 82 ANOS

Time Campeão da LBF de 1963. Em pé da esquerda para a direita: Rolf Kuenrich
(Presidente), Antoninho, Mosquito, Cildo, Alcino, Brandão, Dagoberto e Carlos
de Campos Ramos, Leléco (Treinador). Agachados: Da Silva, Nilo, Carlinhos, Ivo
e Joel.
No último dia 9 de fevereiro completou 82 anos de fundação o Guarani EC de Blumenau, minha terra natal. Meu clube de infância e coração, nasceu América FC para depois mudar de nome para Guarani FC e mais tarde Guarani EC. Abaixo um pouco da história do tradicional “bugre” da Itoupava Norte.

O início
Atual campo de futebol e punhobol
Arnoldo Haertel, de saudosa memória, atendendo a uma vontade de seu pai, Sr. Luiz Haertel, ainda muito jovem, foi aprender a profissão de comerciante na casa comercial de Heinrich Lueders, na Itoupava Central. Naquela época, lá pelos anos de 1927/1928. Já existia na Itoupava Central um time de futebol, cujo campo era exatamente aquele que mais tarde sediou o "Frigor Futebol Clube", da Cia. Jensen. Arnoldo, nas horas de folga, batia uma bola com os integrantes daquela equipe e, empolgado, trouxe o futebol para o bairro Itoupava Norte, depois de ter conseguido de seu pai - Luiz Haertel - a primeira bola. Arnoldo reuniu um grupo de rapazes descendentes das famílias Schoenau, Haertel e Staedele e os jovens Alberto Althoff, Fritz Reduhn, Ricardo Annuseck, Arthur Schley, Karl Kleinhempel, Leopold Hartmann, Hermann Mosele e outros cujos nomes não ficaram registrados. Inicialmente reuniam-se para as peladas em terreno de propriedade do Sr. Richard Reif e do Sr. Horst Volkert. Mais tarde, já em fins de 1928 , com o consentimento da comunidade escolar da Itoupava Norte, passaram a jogar num terreno de propriedade dessa comunidade, onde hoje se encontra o Colégio Estadual "Professor João Wiedmann”.

Mudança
Piscinas construídas na década de 60
Em 09 de fevereiro de 1929, já então assegurado um lugar definitivo para a prática do futebol, foi oficialmente fundado o América Futebol Clube, tendo como seus fundadores exatamente aqueles anteriormente citados. A partir daí, até fins de 1940, o América Futebol Clube só realizava jogos amistosos. Foram inúmeras as vezes que, segundo depoimento dos senhores Max Haertel e Fritz Reduhn, o time se deslocava em carroças e carros de mola para a Itoupava Central, sempre acompanhados por tocadores de sanfona, segundo os relatores. Tudo era festa, perdendo ou ganhando. Mais tarde - 1941/42 - já não era mais um simples timinho. Disputava torneios e partidas contra o Amazonas FC, o Aymoré FC (da então Industria Garcia), Brasil FC (mais tarde Palmeiras FC), Blumenauense FC (mais tarde Grêmio Esportivo Olímpico). Foi no ano de 1943 que, por uma determinação governamental, os clubes que ostentavam nomes de cidades, estados ou países, se viram forçados a mudarem sua razão social. O América Futebol Clube passou a ser Guarani Futebol Clube e posteriormente, Guarani Esporte Clube. Ainda em 1943, sob a presidência do Sr. Reinaldo Pfau, farmacêutico estabelecido no bairro de Itoupava Seca e com a participação decisiva de Arnoldo Haertel, Guilherme Staedele, Helmuth Schoenau e Arthur Schley, chegou-se a um consenso com os sócios remanescentes da comunidade escolar da Itoupava Norte. Na ocasião houve a cessão por parte da comunidade escolar, de parte da área onde hoje está edificada a sede social do clube, para a construção do campo de futebol.

Profissional
O Guarani FC disputou muitos campeonatos de futebol promovidos pela LBF (Liga Blumenauense de Futebol) e em 1963 foi campeão da primeira divisão de profissionais, seu maior título. Com o encerramento das atividades do futebol profissional tornou-se num clube social, mas, ainda pratica diversos esportes.

Meu pai é o primeiro em pé à esquerda com gorro
Meu clube
Minha infância e juventude passaram-se no Guarani onde joguei futebol, futebol de salão e punhobol. Fui campeão em todas essas modalidades. Aliás, o time campeão de futsal do certame de acesso da LBFS motivou a construção da quadra e posteriormente do Ginásio de Esportes do clube. Meu pai Ricardo um dos fundadores do clube também foi jogador do América. O Guarani FC era a extensão de nossa casa em nossa infância e juventude. Do meu pai Ricardo, do meu irmão Valdir e minha. O  Guarani FC dos anos 50 e 60 revelou grandes jogadores para o futebol catarinense. Parabéns ao hoje Guarani EC pelos seus 82 anos.

NR: Colaborou o Historiador e Cientista Adalberto Day