segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Mudando de estádio

O CA Metropolitano que este ano com novos dirigentes se viu revigorado e está invicto a 7 jogos no Campeonato Catarinense não está jogando em Blumenau. O estádio do SESI está em obras (?) para a colocação da pista sintética de atletismo. Obra que já deveria estar concluída há muito tempo. Com isso o Metropolitano mandou seus jogos no primeiro turno no estádio Augusto Bauer na cidade de Brusque. A dificuldade no deslocamento dos torcedores, acabou trazendo prejuízos financeiros ao clube, que no segundo turno vai mandar suas partidas na cidade de Timbó, a Pérola do Vale. O estádio municipal do Complexo Esportivo de Timbó está recebendo arquibancadas metálicas para aumentar sua capacidade. Espero que o projeto para a construção do estádio do clube (em análise) seja viabilizado, afinal as obras do estádio do SESI (foto) dificilmente permitirão que o Metropolitano jogue lá pelo Campeonato Estadual deste ano. E está mais do que na hora que Blumenau tenha sua Arena de Futebol para multi-eventos.

Futebol forte em Blumenau

A cidade de Blumenau - onde nasci - sempre gostou de futebol. Na minha juventude disputava-se os Campeonatos da 1a e 2a divisões da LBF. Na primeira oito equipes e na segunda 12 clubes. Os altos custos do futebol fizeram desaparecer GE Olimpico, Palmeiras EC, Guarani FC, SD Vasto Verde, Amazonas EC, CA Tupi, SE Floresta e SRE Uniao do futebol profissional. Surgiu o Blumenau EC que mal administrado acabou fechando as portas. Até o estádio - Aderbal Ramos da Silva - foi leiloado. Em 22 de Janeiro de 2002 surgiu o Clube Atlético Metropolitano que hoje representa a cidade na Divisão Especial do futebol catarinense. Começou o campeonato com Lio Evaristo no comando que após os dois primeiros jogos com derrota entregou o cargo. César Paulista, jogador revelado pelo CA Juventus de São Paulo e ídolo do Blumenau EC nos anos 90 acabou assumindo. O time terminou ontem o primeiro turno em quarto lugar com 21 pontos. O Figueirense foi o primeiro e está classificado para a decisão do campeonato. O returno começa no meio de semana e todos com zero ponto. Estou torcendo como nunca pelo sucesso do novo time.

O gaúcho que fez ala com Pelé

Aos 69 anos João Mallmann, o Parobé ex-jogador do SC Corinthians Pta., EC Juventude, San Lorenzo da Argentina, Comerciário de Criciúma e Palmeiras EC de Blumenau foi homenageado dia 27 de Janeiro. A homenagem foi protagonizada pelo EC Juventude de Caxias do Sul. Parobé jogou ao lado com Pelé no Sulamericano da Escola Militar em 1959. Na foto Bataglia, Pelé, Parada, Lorico e Parobé, jogadores profissionais na época em que serviam a Escola Militar. Parobé foi um craque. Encerrou sua carreira no Palmeiras EC de Blumenau onde o conhecí. Depois virou meu comentarista. Fiquei muito feliz pela homenagem que lhe foi prestada. Parobé que é natural de Guaporé no Rio Grande do Sul reside em Alvorada na Grande Porto Alegre. Parabéns Parobé, você merece. (foto extraida do site http://www.miltonneves.com.br/)

Julgamento rápido

Expulso no sábado diante do Eintracht Frankfurt, quando seu time o Werder Bremen foi derrotado por um a zero, o brasileiro Diego (23 anos) ex-Santos FC foi julgado nesta segunda-feira. Diego pegou suspensão de 3 jogos. Voltará ao Campeonato Alemão em Março desfalcando seu time contra Borussia Dortmund, Stuttgart e Wolsburg. Diego atuou 20 partidas na Bundesliga marcando 10 gols. O Bayern de Munique é o líder com 44 pontos seguido do Werder Bremen com 40 pontos. A Bundesliga em menos de 48 horas efeutou o julgamento. A direção do Werder Bremen anuncia que vai recorrer da decisão.

A festa é do Flamengo

Vencendo a final de virada por dois a um, o CR Flamengo conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara. Mais de 80 mil pessoas no Maracanã. No dia 7 de Setembro de 1972, transmití um Fla-Flu decisivo quando o tricolor venceu por um a zero gol do blumenauense Jairzinho. O estádio Mário Filho recebeu mais de 130 mil pessoas. Agora reformado teve reduzida a sua capacidade. Mas a alegria contagiante das torcidas continua fazendo do Maracanã o principal palco do futebol brasileiro. Como diria meu amigo Israel Gimpel...Maracanã é Maracanã. E ele tem toda razão. E diga-se que o gol da vitória marcado por Diego Tardeli foi gol de título mesmo. Parabéns a grande torcida rubro-negra em todo país.

De Maria Esther Bueno a Gustavo Kuerten

O tênis brasileiro está ficando cada dia mais orfão. Primeiro foi Maria Esther Bueno que encantou o mundo com suas vitórias extraordinárias. Quase ao mesmo tempo Thomas Koch e Edson Mandarino brilhavam em eventos internacionais. Muitos anos mais tarde, exatamente em 1997 foi a vez do conterrâneo Gustavo Kuerten, o Guga. Eu estava em Lyon acompanhando a Seleção Brasileira de Futebol quando Guga conquistou seu primeiro título internacional. Eu estava envolvido na cobertura do Torneio da França pela Rádio Cidade de Curitiba ao lado do Capitão Hidalgo, Isaias Bolinha Bessa e Cléber Hidalgo. As vésperas da final de Roland Garros JB Telles saia apressado do Centro de Imprensa de Lyon. JBTelles a serviço do Diário Catarinense se deslocava para Roland Garros para fazer a cobertura da final em que Gustavo Kuerten ganharia seu primeiro grande torneio. Hoje revirando meus arquivos, deparei com fotos de Wimbledon onde estão registradas as grandes conquistas de Mário Esther Bueno. Se você gosta de tênis e vai a Londres, pegue o Metrô e desça na estação de Wimbledon. O Museu fica junto ao famoso complexo de quadras onde se disputa uma das mais tradicionais competições do tênis mundial. E nós estamos ficando outra vez orfãos no esporte branco.