terça-feira, 3 de maio de 2011

FALECEU O PANTERA

Após seis anos recolhido ao seu apartamento acometido de grave enfermidade, faleceu ontem em Florianópolis Marcelo Marques Nunes, 44 anos, conhecido no meio esportivo como Pantera. Foi atleta de remo, preparador físico consagrado no Avaí, Fortaleza e também no exterior. Marcelo era irmão do amigo Vânio Nunes, filho do Dr. Ciro Marques Nunes, advogado e jornalista (falecido) que marcou época em Santa Catarina. Ao seu sepultamento ocorrido ontem no Itacorubi, esteve presente o treinador Cuca, treinador do Cruzeiro de Belo Horizonte e um dos grandes amigos de Marcelo em vida. Os meus mais profundos sentimentos a família enlutada.

BARCELONA VAI DECIDIR LIGA DOS CAMPEÕES

Em um a um Barcelona e Real Madrid empataram esta tarde no Camp Nou diante de 95 mil torcedores. O resultado classificou o time catalão para enfrentar o vencedor de Manchester United e Schalke 04 (que fazem o jogo de volta amanhã) na decisão da Liga dos Campeões da Europa. Foi uma partida sem grande brilho, exceto a voluntariedade dos jogadores em campo pesado devido as chuvas.

O jogo
Houve muito equilíbrio na fase inicial e sem gols. No segundo tempo aos 8 minutos Pedro Rodriguez abriu o placar para o Barcelona. O empate veio com o brasileiro Marcelo aos 18 e foi só. Apitou o belga Frank De Bleeckere. Alinhou o Barcelona com Víctor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol (Abidal), Mascherano e Busquets; Xavi, Iniesta e Pedro Rodriguez; Lionel Messi e David Villa (Keita). O Real Madrid foi eliminado de Casillas; Arbeloa, Ricardo Carvalho, Albiol e Marcelo; Xabi Alonso, Diarra, Kaká (Ozil) e Di Maria; Cristiano Ronaldo e Higuain (Adebayor).

ME ENGANA QUE EU GOSTO!

Estou escrevendo esse artigo antes do segundo e decisivo jogo Barcelona e Real Madrid pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa e para mudar minha opinião, só se um milagre acontecer, e milagre só DEUS pode fazer. Quero me expressar sobre o momento do Real Madrid, um dos maiores clubes da história do futebol mundial. Hoje não passa - na minha opinião - de um time comum e que ainda não utiliza como deveria sua maior estrela o brasileiro Kaká. O time “merengue” é hoje uma caricatura dos grandes times que já formou. Observei com muito cuidado o jogo inicial quando foi derrotado no Estádio Santiago Bernabeu por dois a zero. Nessa partida o Real Madrid não mostrou absolutamente nada, pela falta de qualidade da maioria dos jogadores que estiveram em campo. Até o badalado Cristiano Ronaldo (sempre o vi como produto da mídia e não como craque), andou em campo e mais uma vez nada apresentou. Do time salva-se o goleiro Casillas, Sérgio Ramos e o lateral brasileiro Marcelo e Kaká é claro. Os demais são jogadores comuns, badalados pela mídia internacional, porque não há outros com mais qualidade para serem badalados. Precisamos cair na real, pois até o Barcelona tem suas limitações. Joga um grande futebol quando Lionel Messi está acordado e tem Daniel Alves, David Villa e Iniesta inspirados. O futebol mudou demais nos últimos tempos; o que se vê são passes rápidos - com os jogadores por falta de habilidade - se livrando rápido da bola. As vezes tem-se a impressão de ver em campo equipes totalmente robotizadas. Enfim, esse é o futebol europeu, badalado pela imprensa, mas, cuja realidade é bem outra. Não sou contra o futebol europeu pelo contrário, muito menos cético, sou apenas realista. É isso aí.

AMADORISMO TOTAL!

Já toquei no assunto, mas, ele precisa ser lembrado todos os dias até que alguém acorde para a realidade. É um absurdo o que vem ocorrendo no futebol paulista. Essas picuinhas que o presidente do Corinthians tem contra o São Paulo é de uma infantilidade e um amadorismo fora do comum. A decisão do Paulistão no Pacaembu e na Vila Belmiro é coisa de futebol amador, para não dizer de várzea. O clássico preto e branco do maior campeonato estadual do país foi jogado mais uma vez na lama pela falta de visão de ambos os clubes. Se o Corinthians quer jogar no Pacaembu o primeiro jogo o Santos não precisaria concordar em jogar na Vila Belmiro o segundo. O Corinthians caminha cada vez mais para o abismo financeiro do qual o seu presidente é o maior culpado. E o Santos também entrou nessa esteira tendo no seu comando um ex-bancário. No Pacaembu não podem ser vendidos mais de 37.500 ingressos e na Vila Belmiro a capacidade não ultrapassa a 17 mil lugares. O pensamento dos dirigentes do nosso futebol é muito pequeno, é muito amador. É por isso que o futebol desses clubes é profissional somente no gramado. Fora dele não passa de uma “brincadeirinha de criança; roubaram meu pirulito, agora eu não brinco mais“. É isso aí.