sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL E CHILE NA SEGUNDA-FEIRA

Brasil e Chile enfrentam-se segunda-feira (28) às 15h30 no Ellis Park em Johanesburgo pelas Oitavas-de-Final da Copa do Mundo da África do Sul. Os chilenos perderam para a Espanha ficando em segundo lugar no Grupo “H”.
 
Jogos
Em Pretória a Espanha venceu o Chile por dois a um. Os gols foram marcados por David Villa e Iniesta para a Fúria no primeiro tempo e Millar para o Chile na fase final. Apitou o mexicano Marco Rodriguez que expulsou o zagueiro Estrada do Chile no primeiro tempo. ****** Na outra partida a Suíça acabou empatando com Honduras em zero a zero e perdeu a chance de continuar no Mundial.
 
Classificação
No Grupo "H" terminou em primeiro a Espanha com 6 pontos e saldo de 2 gols, segundo o Chile igualmente com 6, saldo de 1. Em terceiro a Suíça com 4 pontos e em último Honduras com nenhum ponto.
 
Eliminados
Terminou a Fase de Grupos da XIX Copa do Mundo que reuniu 32 países. Foram eliminados nesta etapa África do Sul, Argélia, Austrália, Camarões, Coréia do Norte, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslovênia, França, Grécia, Honduras, Itália, Nigéria, Nova Zelândia, Sérvia e Suíça.

Estatística
Em quarenta e dois (48) jogos realizados na primeira fase foram marcados 100 gols, média de 2,08 gols por jogo. O placar de 1 x 0 se repetiu em 13 jogos. Dois a um ocorreu em sete jogos e 0 x 0, 1 x 1 e 2 x 0 em seis ocasiões. Depois pela ordem 2 x 2, 3 x 0, 3 x 1 (duas vezes), 3 x 2, 4 x 0, 4 x 1 e 7 x 0 (uma vez).
 
Oitavas
Começarão amanhã com Uruguai e Coréia do Sul (11 horas) jogando em Port Elizabeth e Estados Unidos vs. Gana (15h30) em Rustenburgo. No domingo (27) teremos Alemanha e Inglaterra às 11 horas em Bloemfontein e Argentina vs. México às 15h30 em Johanesburgo. Na segunda-feira (28) às 11 horas a Holanda terá pela frente a Eslováquia em Durban e às 15h30 o Brasil vai pegar o Chile em Johanesburgo. Fechando a fase mais dois jogos na terça-feira (29): 11 horas, Paraguai vs. Japão em Pretória e às 15h30, Espanha e Portugal na Cidade do Cabo.

BRASIL E PORTUGAL. FALTOU FUTEBOL

O que se esperava de Brasil e Portugal ficou para outra ocasião. Mesmo com as duas seleções classificadas antecipadamente, presenciou-se um jogo sem qualidade, sem objetividade. Infelizmente Roberto Carlos, o lateral do Corinthians tem razão “está terminando um ciclo no futebol”. Muita bajulação, muito dinheiro em jogo, mas, futebol mesmo nesta Copa do Mundo só a Argentina pela raça, determinação e qualidade de alguns jogadores. É muito pouco o que foi visto até agora na Copa do Mundo.
 
Primeiro tempo
O Brasil sem Kaká suspenso, Elano contundido e Robinho poupado com dores musculares, criou as melhores chances no primeiro tempo, que terminou em zero a zero. Um chute de Nilmar desviado na trave, uma cabeçada de Luis Fabiano rente ao poste, algumas tentativas de fora da área e só. Os portugueses limitaram-se ao contra-ataque. Defenderam-se com nove, deixando apenas Cristiano Ronaldo na frente. Tivemos algumas jogadas duras e cartões para Luis Fabiano e Felipe Melo do Brasil, Pepe e Fábio Coentrão de Portugal. O mexicano Archundia errou ao dar cartão amarelo para Luis Fabiano, já que não houve falta. Nilmar foi um dos destaques do Brasil ao lado de Daniel Alves que se mexeram bastante buscando soluções para a inoperância do ataque brasileiro na fase inicial.
 
Segundo tempo
O Brasil veio para o segundo tempo com Josué no lugar de Felipe Melo. O começo dos portugueses foi mais atrevido exigindo atenção da nossa defesa. O primeiro chute a gol do Brasil foi com Michel Bastos aos 10 minutos. Poucas foram as oportunidades nesta etapa do jogo, mostrando falta total de objetividade os dois ataques. O zero e zero foi o resultado justo para a má qualidade do futebol apresentado por brasileiros e portugueses. O Brasil utilizou Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Felipe Melo (Josué), Gilberto Silva, Daniel Alves e Júlio Baptista (Ramires); Luis Fabiano (Grafite) e Nilmar. A Seleção de Portugal teve Eduardo; Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Pepe (Pedro Mendes), Bruno e Fábio Coentrão; Tiago, Raúl Meireles (Veloso), Duda (Simão) e Danny; Cristiano Ronaldo. Dirigiu a partida o mexicano Benito Archundia.

Goleada
A Costa do Marfim despediu-se da Copa do Mundo goleando a Coréia do Norte por três a zero jogando em Nelspruit. Alberto Undiano da Espanha dirigiu o jogo.
 
Classificação
O Brasil terminou em primeiro lugar com 7 pontos ganhos, seguido de Portugal com 5, Costa do Marfim com 3 e Coréia do Norte, sem pontuar. Nas Oitavas-de-Final o Brasil jogará na segunda-feira (28) às 15h30 no Ellis Park em Johanesburgo contra o segundo do Grupo “H”. ***** O Chile é o líder do grupo com 6 pontos ganhos e saldo de 2 gols. Empatados com 3 pontos ganhos, Espanha, com saldo de 1 gol e Suíça, com saldo zero. Honduras já está eliminada com nenhum ponto conquistado.