quarta-feira, 25 de junho de 2008

COPA LIBERTADORES: LDU LARGA NA FRENTE

Na primeira partida pela decisão da Copa Libertadores da América realizada esta noite no Estádio Casa Blanca em Quito, a Liga Deportiva Universitária derrotou o Fluminense por quatro a dois. Na primeira fase já vencia por quatro a um quando deu pane total no time brasileiro. Bieler, Campos, Guerron e Urrutia (foto) marcaram os gols equatorianos, Dario Conca de falta e Thiago Neves descontaram para o Flu. O Fluminense precisa vencer o jogo de volta dia 2 no Maracanã para levar a decisão para a prorrogação. Pagaram ingresso 42 mil torcedores. Apitou o chileno Carlos Chandia. Equipes. LDU - Cevallos; Calle, Araújo e Campos; Guerrón, Vera, Urrutia, Bolaños e Ambrossi; Manso (William Araújo) e Bieler (Delgado). Fluminense - Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luis Alberto e Junior César; Ygor, Arouca (Maurício), Dario Conca e Thiago Neves (Roger): Washington (Dodô) e Cícero.

CORINTHIANS VOLTA A EMPATAR

Jogando esta noite no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto o SC Corinthians Paulista empatou com o Bragantino em um a um, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série “B”. Pará abriu a contagem para o Bragantino aos 7 minutos do segundo tempo e Chicão de pênalti empatou para o Corinthians aos 25. Apitou Claudinei Forati Silva que expulsou Moradei do Bragantino na fase final. Quase ao final do jogo houve uma grande confusão entre os jogadores dos dois times. A renda não foi informada, apenas o público de 5.277 pagantes. Formou o Corinthians com: Júlio César; Carlos Alberto (Alessandro), Chicão, William e Wellington Saci (Acosta); Nilton (Lima), Elias, André Santos e Douglas; Dentinho e Herrera. Bragantino: Gilvan; Vanderlei, Da Silva e Gustavo (Rodrigo); Nego, Moradei, Somália, Malaquias (Fernando) e Pará; Davi (Marcinho) e Nunes. O Corinthians lidera a Série “B” agora com 20 pontos provenientes de seis vitórias e dois empates.

ALEMANHA VAI A FINAL DA EUROCOPA

Jogando esta noite no St. Jakob Park em Basiléia na Suíça, a Alemanha derrotou a Turquia por três a dois e avançou para decidir a EURO-2008 com o vencedor de Espanha e Rússia que se enfrentam amanhã em Viena. O time germânico encontrou uma Turquia muito disposta colocando duas bolas nas traves e na segunda no rebote abriu o placar numa falha incrível do goleiro Lehmann aos 22 minutos com Ugur Boral. O empate veio aos 26 com Schweinsteiger. Na fase final a Alemanha virou aos 34 com Klose. A Turquia empatou aos 40 minutos com Semih Senturk e sofreu o tiro de misericórdia aos 44 minutos com Lahm marcando o gol que classificou a Alemanha para a grande final. Dirigiu a partida o suíço Mássimo Bussaca. Venceu a Alemanha com: Lehmann; Friedrich, Mertesacker, Metzelder e Lahm; Hitzlsperger, Rolfes (Frings), Schweinsteiger e Ballack; Podolski e Klose (Jansen). A Turquia foi eliminada de: Rustu; Sabri Sarioglu, Mehmet Topal, Gokhan Zan e Hakan Balta; Mehmet Aurélio, Kazim Kazim (Tumer Metin), Hamit Altintop, Ayhan Akman (Mevlut Erdinç) e Ugur Boral (Karadeniz); Semih Senturk. Nas fotos os três gols da Alemanha, gentileza Welt Online.

ITÁLIA DEMITE SEU TÉCNICO

Eliminada na EURO-2008 nas quartas-de-final a Itália começa a fazer mudanças visando às partidas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010. E a primeira ocorreu com a demissão do treinador Roberto Donadoni (foto à esquerda). A recisão contratual do treinador foi assinada hoje; o contrato tinha mais dois anos de validade, mas diz a imprensa italiana que o “bom senso prevaleceu” de ambas as partes. Consta que esse contrato prolongado antes da Eurocopa tinha cláusulas que permitiam a recisão caso houvesse insucesso no torneio. E foi o que aconteceu. Roberto Donadoni comandou a Itália com 13 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Já se especula que Marcelo Lippi (foto à direita) 60 anos que comandou a Itália na conquista da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha poderá ser o novo treinador da Seleção Italiana. Depois de conquistar o Tetracampeonato Mundial no comando da seleção italiana, Marcelo Lippi está fora de atividade.

SANTOS ESTÁ CONTRATANDO

Depois de negociar o zagueiro Betão com o Dinamo de Kiev (Ucrânia) o Santos atualmente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro foi às compras. Na semana passada acertou com Roberto Brum que deixou o Sporting Braga para o lugar de Marcinho Guerreiro que não ficará no clube. Agora o time peixeiro contratou o zagueiro Fabiano Eller, capixaba da cidade de Linhares que vai completar 31 anos em 19 de Novembro, junto ao Atlético de Madrid. O jogador também estava nas pretensões do Internacional, seu último clube no Brasil e do rival o Grêmio. Fabiano Eller começou sua carreira no Linhares onde foi campeão em 1995. Foi para o Vasco da Gama em 1996. Jogou depois no Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Internacional e no exterior além do Atlético de Madrid no Al-Wakra do Qatar e Trabzonspor da Turquia. Foi campeão da Libertadores e Mundial pelo Internacional em 2006. Em 1998 foi campeão da Libertadores pelo Vasco da Gama, campeão brasileiro em 1997 e 2000 também pelo clube cruzmaltino.

FIA DIVULGA CALENDÁRIO DA FÓRMULA-1

Nesta quarta-feira a Federação Internacional de Automobilismo – FIA – divulgou o Calendário provisório de 2009 para o Campeonato Mundial de Fórmula Um. Serão realizadas 19 provas no ano que vem com a inclusão do Circuito de Abu Dhabi nos Emirados Árabes. Com isso os Estados Unidos foram excluídos do roteiro de provas. O Grande Prêmio do Brasil não será mais o último e sim o penúltimo da temporada que será aberta dia 29 de Março de 2009 na Austrália. O encerramento será exatamente com o GP dos Emirados Árabes no dia 15 de Novembro. Veja as datas dos Gps de 2009: 29 de março - GP da Austrália, 5 de abril - GP da Malásia, 19 de abril - GP do Bahrein, 10 de maio - GP da Espanha, 24 de maio - GP de Mônaco, 7 de junho - GP do Canadá, 21 de junho - GP da Inglaterra, 28 de junho - GP da França, 12 de julho - GP da Alemanha, 26 de julho - GP da Hungria, 9 de agosto - GP da Turquia, 23 de agosto - GP da Europa (em Valência, Espanha), 6 de setembro - GP da Itália, 13 de setembro - GP da Bélgica, 27 de setembro - GP de Cingapura, 11 de outubro - GP do Japão, 18 de outubro - GP da China, 1º de novembro - GP do Brasil e 15 de novembro - GP dos Emirados Árabes.

COMEÇA A DECISÃO DA LIBERTADORES

Esta noite no Estádio Casa Blanca em Quito será realizada a primeira da série de duas partidas que apontará o campeão da 49ª Copa Libertadores da América. O jogo entre Liga Deportiva Universitária (LDU) e Fluminense FC será iniciado às 19h50 - 21h50 horário de Brasília – com a expectativa de 45 mil torcedores no estádio do bairro Ponciano. Os equatorianos realizaram o coletivo apronto na segunda-feira quando o sol deu as caras em Quito depois de vários dias encoberto. Foi o único treinamento aberto à imprensa. O Fluminense está desde segunda-feira em Quito onde treinou no mesmo dia da chegada. LDU E Fluminense já se enfrentaram na atual Copa Libertadores da América em duas oportunidades pelo Grupo “8” na segunda fase da competição. No primeiro jogo em Quito (22.02) houve empate em zero a zero e na partida de volta no Maracanã (17.04) o Fluminense venceu por um a zero. Caberá ao chileno Carlos Chandia a arbitragem deste primeiro jogo. Na LDU o treinador argentino Edegardo Bauza (foto) deverá colocar em campo: Cevallos; Calle, Araújo e Campo; Guerrón, Vera, Urritia, Bolaños e Ambrossi; Manso e Bieler. O Fluminense dirigido pelo gaúcho Renato Portaluppi (foto) deverá alinhar Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luis Alberto e Junior César; Ygor, Arouca, Dario Conca e Thiago Neves: Washington e Cícero. 850 policiais foram destacados para a segurança do jogo desta noite. A partida de volta será dia 2 de Julho no Estádio do Maracanã.

FIGUEIRENSE MUDA NOVAMENTE DE TÉCNICO

Não durou muito o trabalho de Guilherme Macuglia no comando técnico do Figueirense no Campeonato Brasileiro. Com três derrotas e apenas uma vitória o treinador que comandou o Guaratinguetá na excelente campanha no Campeonato Paulista não deu sorte no Figueirense. Renunciou ao cargo na tarde de segunda-feira por entender que seu trabalho está estava dando o retorno que o clube almejava. Com isso a direção alvinegra tratou de agir rapidamente e contratou o técnico que levou o Itumbiara há conquistar este ano o Campeonato Goiano de Futebol: Paulo César Gusmão. Ele chegou ontem à Florianópolis e agora pela manhã às 10 horas assumiu o comando técnico. PC Gusmão como é mais conhecido já deverá comandar esta tarde o treinamento no CT de Palhoça. Na coletiva de apresentação esta manhã disse que vai conversar com os jogadores para saber o problema que existe. No domingo ele estréia contra o Atlético Mineiro no Estádio Orlando Scarpelli. Este é o terceiro técnico do Figueirense no atual campeonato. O clube começou com Alexandre Galo que saiu para o Atlético Mineiro, contratou Guilherme Macuglia e agora contratou PC Gusmão. Foto: Gentileza Diário Catarinense

CORINTHIANS JOGA ESTA NOITE

O Corinthians apesar de liderar a Série “B” e estar invicto com 19 pontos em 7 jogos, com seis vitórias e um empate vive ameaçado pela sua torcida depois de perder a Copa do Brasil. O ex-presidente Alberto Dualib e o goleiro Felipe continuam sendo os alvos preferidos das manifestações das organizadas. Hoje o timão volta a campo para jogar em Ribeirão Preto contra o Bragantino em jogo antecipado de sábado pela oitava rodada. A partida será disputada no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto às 21h50 com transmissão do vivo da Tevê Globo para São Paulo, o que surpreendeu a muita gente. O mando do jogo é do time de Bragança Paulista. Mano Menezes manterá Júlio César no gol, e terá a volta de William na zaga e as ausências de Alessandro por contusão e Fabinho por suspensão do STJD. No Bragantino estarão não jogarão Cris, César Gaúcho, Marcelo Godri e Sérgio Manoel por suspensão e Cadu entregue ao departamento médico. Vai dirigir o jogo Claudinei Forati Silva. Os times prováveis. Corinthians - Júlio César; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Nilton, Eduardo Ramos, Elias e Douglas; Dentinho e Herrera. Bragantino: Gilvan; Vanderlei, Da Silva e Gustavo (Marcinho); Nego, Moradei, Somália, Danilo Bueno e Pará; Davi e Nunes.

EURO-2008: HOJE TEM FINALISTA

Logo mais às 15h45 os olhos do mundo do futebol estarão voltados para a cidade da Basiléia na Suiça onde Alemanha e Turquia jogarão a primeira partida das semifinais da Euro-2008 e que apontará o primeiro finalista. A Alemanha vem sendo apontada como a grande favorita para vencer o jogo e chegar a mais uma decisão da Eurocopa. Os germânicos são tricampeões mundiais e campeões continentais enquanto os turcos não tem nenhum título de expressão. Podolski (foto) é uma das grandes esperanças da Alemanha. O jogo será apitado por Mássimo Bussaca da Suíça. Os times prováveis. A Alemanha que terá de volta ao seu banco o treinador Joachim Löw poderá alinhar: Lehmann; Friedrich, Mertesacker, Metzelder e Lahm; Hitzlsperger (Frings), Rolfes; Schweinsteiger e Ballack; Podolski; Klose. A Turquia do treinador Fatih Terim com: Rüstü; Sabri, Gökhan Zan, Mehmet Topal e Hakan Balta; Kazim Kazim, Mehmet Aurélio, Emre, Hamit Altintop e Tümer; Sentürk.

AVAI SEGUE INVICTO, JUVENTUDE GOLEIA

Três partidas abriram ontem à noite a oitava rodada do primeiro turno da Série “B” do Campeonato Brasileiro. Em Florianópolis na Ressacada o Avai manteve a invencibilidade e vice-liderança derrotando o Ceará por dois a um. Abuda e Emerson marcaram para o time azurra e Vavá para os cearenses. Apitou Maurício de Siqueira. Renda: R$ 33.700 com 7.040 pagantes. O Avai dirigido por Silvas venceu de: Eduardo Martini; Ferdinando, Ozéia, Cássio e Zé Rodolpho; Marcus Winícius; Batista, Marquinhos (Wendell) e Valber (Juliano); Vandinho (Odair) e Abuda. O Ceará do treinador Lula Pereira foi derrotado alinhando: Marcelo Bonan; Dedé, Reginaldo (Amaral), Dezinho e Marcos Mendes; Michel, Chicão, André (Ederson) e Cleisson; Vavá e Ciel (Marcos Paraná). Em Caxias do Sul o Juventude goleou o Bahia por quatro a um e subiu para a terceira colocação com 15 pontos. Mendes e Ivo foram os goleadores da noite cada um marcando dois gols. Para o Bahia descontou Galvão. André Luiz de Freitas Castro apitou. Renda: R$ 30.362,50 com 4.258 torcedores presentes. Venceu o Juventude orientado por Zeti com: Michel Alves; Elvis, Marcio Alemão, Dirley e Murilo Ceará; Walker (Diego Padilha), Juan Perez, Bruno (Leandro Cruz) e Xuxa; Ivo e Mendes (Maycon). Perdeu o Bahia do treinador Arthurzinho de: Darci; Alison (Ananias), Marcone e Rogério; Fábio, Fausto, Emerson Cris (Rivaldo), Ávine e Adilson; Bruno Cazarine (Charles) e Galvão. Na cidade de Campinas no Estádio Moisés Lucarelli a Ponte Preta venceu o Santo André por dois a um, na segunda partida de Paulo Bonamigo no comando da macaca. Márcio Mixirica abriu o placar para o Santo André aos 7 da fase final. A Ponte Preta virou com dois gols de Wanderley aos 25 e 42 minutos. Dirigiu o jogo Luiz Flávio de Oliveira. A renda muito fraca somou R$ 14.36 com 2.013 pagantes. Venceu a Ponte Preta com: Aranha; Eduardo Arroz, Jean, João Paulo e Vicente; Deda, Ricardo Conceição, Leandrinho (Luís Ricardo) e Renato; Danilo Neco (Bilica) e Leandro (Wanderley). O Santo André do treinador Sérgio Soares perdeu de: Neneca; Cicinho (Élton), Thiago Matias, Douglas e Jaílson; Fernando, Pará, Willians (Fábio) e Jéferson (Humberto); Marcelinho Carioca e Márcio Mixirica.