segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

RÁDIO E TV NA COPA DA RÚSSIA

O Brasil ja teve 16 emissoras cobrindo a Copa do Mundo. Este ano se tem conhecimento de que apenas sete (7) emissoras compraram os direitos comercializados pela Globo pelo valor de 100 a 150 mil do￳lares. Ficou inviável para a maioria das rádios. O custo para uma cobertura com o envio de pelo menos meia dúzia de profissionais terá um custo de 400 a 500 mil d￳lares incluindo-se os direitos. Na Copa 2010 consta que uma emissora comprou os direitos e não enviou ninguém a África do Sul. Transmitiu tudo aqui do Brasil mesmo. 

Quantos profissionais de rádio estarão na Rússia?


Na verdade de uns tempos a essa parte a FIFA deu mostras claras que o que interessa mesmo é a televisão que paga verdadeiras fortunas pelos direitos de uma Copa do Mundo. Não sei como será este ano na Rússia, mas na Copa de 2014 as televis￵ões não puderam exibir as publicidades de seus anunciantes durante os jogos, tão somente antes, no intervalo e final das partidas.


Fico imaginando; os anunciantes pagam milhõ￵es e milõh￵es para anunciar na Copa do Mundo e na hora da bola rolar nem suas logomarcas aparecem. E as rádios também não poderão veicular suas publicidades durante as partidas, somente antes, no intervalo e final dos jogos.


E a transmissão via Internet não será permitida. Por isso não me canso de repetir: "O futebol deixou de ser um esporte para se tornar num grande e lucrativo negócio para a FIFA, CBF e as Televisões". É isso aí.