quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DEBAIXO DE VAIAS BRASIL DÁ VEXAME

Uma das piores apresentações de uma seleção brasileira de futebol dos últimos anos aconteceu esta noite. Contra a Bolívia o time brasileiro simplesmente não jogou nada. Faltou garra, determinação, esquema de jogo, jogadas ensaiadas, ou melhor, faltou tudo a seleção. Uma vergonha.

1º. Tempo
O Brasil dominou o primeiro período do jogo, porém não mostrou objetividade. Na verdade a fase inicial mais pareceu uma “pelada” do time da rua de cima contra o time da rua de baixo. Os bolivianos tentando marcar sob pressão todas as jogadas da seleção brasileira. Nossa seleção entrou no jogo do adversário e o que se viu foi uma correria com muitas faltas e pouco futebol. Tão pouco que o pequeno público presente ao Engenhão vaiou durante grande parte da etapa. O zero a zero foi justo neste período.

2º. Tempo
Na fase final a esperança é de que o time mostrasse a garra e a determinação que foram fatores predominantes na vitória sobre o Chile. Puro engano. Mesmo jogando contra 10 bolivianos já que Ignácio Flores foi expulso logo aos 9 minutos, a seleção foi um desastre. Ronaldinho Gaúcho jogando só pelo lado esquerdo e andando em campo, Diego ciscando e querendo resolver sozinho, Robinho driblando, driblando sem chutar a gol, Maicon apoiando pouco, Juan péssimo nos cruzamentos e a bola não chegando a Luis Fabiano e o meio de campo perdido. Não poderia dar outra, empatamos em zero a zero com a Bolívia. Foi de uma mediocridade a toda prova a Seleção Brasileira, se é que se pode chamar o que se viu esta noite de Seleção Brasileira.

Ficha técnica
Apitou o jogo o equatoriano Alfredo Intriago. O Brasil formou com Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Juan; Lucas (Júlio Baptista), Josué, Diego (Elano) e Ronaldinho Gaúcho (Nilmar); Robinho e Luis Fabiano.
A Bolívia teve Árias; Hoyos, Raldes, Ignácio Garcia e Flores; Rivero, Ronald Garcia, Robles e Vaca (Cabrera); Jaime Moreno (Gutierrez) e Marcelo Moreno (Pablo Escobar) .

Vaias
Enquanto os Bolivianos comemoram o empate como se fosse à conquista da Copa do mundo, a torcida brasileira vaiou a seleção e especialmente o treinador Dunga. As vaias começaram no primeiro tempo e se estenderam na fase final com gritos de “burro! burro! burro!” e “fora Dunga, fora Dunga”. Esta foi uma noite muito triste para o futebol cinco vezes campeão do mundo.

CHILE GOLEIA COLOMBIA

O Chile reabilitou-se esta noite nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo ao golear a Colômbia no Estádio Nacional em Santiago. Com dois gols em cada tempo os chilenos venceram por quatro a zero.

Detalhes
Marcelo Bielsa conseguiu consertar a seleção chilena após o revéz sofrido no domingo para o Brasil. Hoje o selecionado andino goleou a Colômbia por quatro gols a zero e subiu para 13 pontos ganhos. Os gols foram marcados por Jará aos 22 e Suazo aos 39 do primeiro tempo, Fuentes aos 3 e Fernandez aos 25 da fase final. Jorge Larrionda do Uruguai foi o árbitro do jogo.

Os times
Venceu o Chile com Bravo; Medel, Jara, Fuentes e Vidal; Estrada, Cereceda (Contreras), Fernandez e Sanchez (Fierro); Suazo e Mark Gonzáles. A Colombiua perdeu com Augustin; Perea, Portocarrero, Mosquera e Armero; Amaya, Guarín, Sanchez e Hernandes (Dario Moreno); Tressor Moreneo e Rodallega (Rodriguez).

COPA 2010: PORTUGAL PERDE EM CASA

Nesta quarta-feira as Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010 na África do Sul tiveram seqüência com vários jogos. Portugal de virada perdeu em casa para a Dinamarca. Espanha, Inglaterra e Bósnia-Herzegóvina golearam. A França se reabilitou e a Alemanha não passou de empate com a Finlândia.

Zona Européia - Primeira fase -
Grupo 1
Suécia 2 x 1 Hungria; Albânia 3 x 0 Malta; Portugal 2 x 3 Dinamarca.
Classificação: 1) – Albânia; 2) - Dinamarca; 3) - Suécia 4; 4) – Portugal 3; 5) – Hungria 1; 6) – Malta zero.

Grupo 2
Moldova 1 x 2 Israel; Letônia 0 x 2 Grécia; Suíça 1 x 2 Luxemburgo.
Classificação: 1) – Grécia 6; 2) – Israel 4; 3) – Letônia 3; 4) – Luxemburgo 3; 5) – Suíça 1; 56) – Moldavia zero.

Grupo 3
San Marino 0 x 2 Polônia; Eslovênia 2 x 1 Eslováquia; Irlanda do Norte 0 x 0 Rep. Tcheca.
Classificação: 1) – Polonia 4; 2) – Eslovenia 4; 3) – Eslováquia 3; 4) – República Tcheca 1; Irlanda do Norte 1; 6) – San Marino zero.

Grupo 4
Rússia 2 x 1 País de Gales; Azerbaijão 0 x 0 Liechtenstein; Finlândia 3 x 3 Alemanha.
Classificação: 1) - Alemanha 4; 2) – Rússia 3; 3) – Pais de Gales 3; 4) – Finlândia 1; 5) – Azerbaijão 1; 6) – Liechtenstein zero.

Grupo 5
Turquia 1 x 1 Bélgica; Bósnia-Herzegóvina 7 x 0 Estônia; Espanha 4 x 0 Armênia.
Classificação: 1) – Espanha; 2) – Turquia 4; 3) – Bélgica 4; 4) – Bósnia-Herzegóvina 3; 5) – Armenia zero; 6) – Estônia zero.

Grupo 6
Andorra 1 x 3 Bielorussia; Cazaquistão 1 x 3 Ucrânia; Croácia 1 x 4 Inglaterra.
Classificação: Inglaterra 6; 2) – Ucrânia 6; 3) – Bielorussia 3; 4) – Croácia 3; 5) – Cazaquistão 3; 6) – Andorra zero.

Grupo 7
Ilhas Faroe 0 x 1 Romênia; Lituânia 2 x 0 Áustria; França 2 x 1 Sérvia.
Classificação: 1) – Lituânia 6; 2) – Sérvia 3; 3) – Áustria 3; 4) – França 3; 5) – Romênia 3; 6) – Ilhas Faroe zero.

Grupo 8
Montenegro 0 x 0 Irlanda; Itália 2 x 0 Geórgia.
Classificação: 1) – Itália 6; 2) – Irlanda 4; 3) – Montenegro 2; 5) – Bulgária 1; 5) – Chipre zero; 6) – Geórgia.

Grupo 9
Macedônia 1 x 2 Holanda; Islândia 1 x 2 Escócia.
Classificação: 1) – Holanda 3; 2) – Macedônia 3; 3) – Escócia 3; 4) – Noruega 1; 5) – Islândia 1.

Zona da Concacaf - Terceira fase -
Grupo 3
Suriname 0 x 2 El Salvador; Haiti 1 x 2 Costa Rica
Classificação: 1) – Costa Rica 9; 2) – El Salvador 6; 3) – Haiti 1; 4) – Suriname 1.

Zona Asiática - Quarta fase -
Grupo 1- Qatar 1 x 1 Bahrein; Uzbequistão 0 x 1 Austrália.
Classificação: 1) – Qatar 4; 2) – Japão 3; 3) – Austrália 3; Bahrein 1; 4) – Uzbequistão zero.

Grupo 2
Emirados Árabes Unidos 1 x 2 Arábia Saudita; Coréia do Norte 1 x 1 Coréia do Sul.
Classificação: 1) – Arábia Saudita 4; 2) – Coréia do Norte 4: 3) – Coréia do Sul 1; 4) – Emirados Árabes zero.

Zona da Oceania - Fase ùnica - 6ª rodada -
Vanuatu 2 x 1 Fiji; Nova Zelândia 3 x 0 Nova Caledônia
Classificação: 1) – Nova Zelândia 15; 2) – Nova Caledônia 8; 3) – Fiji 4; 4) – Vanuatu 4.

Zona Africana - Primeira fase -
Grupo 10 – Chad 1 x 3 Sudão
Classificação: 1) – Mali 9; Congo 9; 3) – Sudão 6; 4) – Chad 6.

Grupo 11 - Zâmbia 1 x 0 Togo
Classificação: 1) – Zâmbia 7; 2) – Suazilândia 4; 3) – Togo 3.

EQUADOR SEGURA URUGUAI NO CENTENÁRIO

Na seqüência das Eliminatórias Sul-Americanas terminou a pouco no Estádio Centenário em Montevidéu o jogo entre Uruguai e Equador. Os equatorianos não permitiram que a Celeste Olímpica continuasse sua caminhada vitoriosa iniciada a 14 de Junho.

O jogo
Zero a zero foi o placar final da partida realizada no Estádio centenário em Montevidéu pela oitava rodada das Eliminatórias a Copa de 2010. Oscar Ruiz da Colômbia que dirigiu a partida distribuiu quatro cartões amarelos para os equatorianos Isaac Mina, Valência e Mendes e Eguren do Uruguai. O Uruguai do treinador Oscar Tabárez entrou com um 4-3-1-2, mas pouco conseguiu. Os equatorianos do treinador Sixto Vicente jogaram fechados impedindo a subida dos laterais e bloqueando qualquer iniciativa de Ignácio Gonzáles, Cristian Rodriguez e Diego Forlan pelo meio. E em contra-golpes criaram algumas situações perigosas. O empate em casa foi considerado um resultado ruim pela imprensa uruguaia.

Os times
Formou o Uruguai que agora tem 12 pontos ganhos com Castillo; Bruno Silva, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres; Eguren, Gargano (Pereira), Cristian Rodríguez e Ignacio González (Suarez); Carlos Bueno (Abreu) e Diego Forlán. O Equador que sobe para 9 pontos ganhos jogou de Cevallos; Jesús, Espinoza, Iván Hurtado e Isaac Mina; Walter Ayoví, Segundo Castillo, Antonio Valencia e Edison Méndez; Guerrón (Cortez) e Caicedo (Borja).

BRASIL EM BUSCA DA AFIRMAÇÃO

Depois do triunfo em Santiago a Seleção Brasileira volta a campo esta noite contra a Bolívia. Poderá ser o jogo de afirmação contra uma seleção que está em último lugar na Eliminatórias. Todos falam em goleada para que de uma vez por todas se dê crédito ao trabalho que vem sendo feito. Teremos outras três partidas fechando a oitava rodada do primeiro turno.

Brasil x Bolivia
O jogo desta noite começará às 21h50 no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão no Rio de Janeiro com capacidade para 45 mil torcedores. Foram colocados à venda 29 mil ingressos ao público e destinados 1.000 para os profissionais de rádio, tevê e jornais, 6.000 corporativos, 4.000 gratuidade, e 5.000 para contratos, parceiros e patrocinadores. Como se vê uma verdadeira festa já anunciada antes da bola rolar. Os gratuitos são destinados a pessoas com idade superior a 65 anos e menores de 12 anos acompanhados e com identidade. Esses serão distribuídos no dia de hoje. Agora convenhamos, há exagero em relação aos ingressos destinados a corporativos, parceiros, patrocinadores e contratos.

Os times
O Brasil deverá começar com Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Juan; Lucas, Josué, Diego e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Luis Fabiano. A Bolívia terá Arias; Hoyos, Raldes, Rivero e Ignacio García; Jesús Gómez, Ronald García, Robles e Vaca; Moreno e Botero. O árbitro será o equatoriano Alfredo Intriago.

Confrontos
Brasileiros e bolivianos já se enfrentaram 24 vezes. Ganhamos 18 jogos, empatamos 2 e perdemos quatro. Marcamos 86 gols e sofremos 23. Em Eliminatórias foram 11 partidas com 7 vitórias brasileiras, 2 empates e 2 derrotas. O primeiro jogo entre Brasil e Bolívia aconteceu no dia 22 de Julho de 1930 na primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai. Vencemos por quatro a zero, com gols de Preguinho (2) e Moderato (2). Apitou o jogo J. Ballway da França. O Brasil alinhou Veloso; Zé Luis e Itália; Hermógenes, Fausto e Fernando; Benedito, Russinho, Carvalho Leite, Preguinho e Moderato. A Bolívia perdeu com Bermudez; Durandal, Ciavarria e Sains; Lara, Valderrama, Ortiz, Bustamante e Mendez; Alborta e Fernandez. O último jogo ocorreu no dia 9 de Outubro de 2005 pelas Eliminatórias a Copa da Alemanha. Houve empate em um a um no Estádio Hernando Siles em La Paz que teve arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda. Juninho Pernambucano marcou para o Brasil aos 24 do primeiro tempo e Castillo empatou aos 49. O Brasil jogou de Júlio César; Cicinho, Luisão, Roque Junior e Gilberto (Gustavo Nery); Gilberto Silva, Renato (Alex), Juninho Pernambucano (Julio Baptista) e Ricardinho; Robinho e Adriano. O técnico brasileiro foi Carlos Alberto Parreira. A Bolívia alinhou Arias; Jáuregui, Vaca e Ronald Raldez; Miguel Angel Hoyos (Castillo), Angulo, Baldivieso e Galindo; Botero (Líder Paz) e Gutierrez (Pachi).

Peru x Argentina
Animado pela vitória de sábado sobre a Venezuela o Peru promete surpreender a Argentina esta noite no Estádio Monumental de Lima. Carlos Amarilla do Paraguai vai apitar e a Argentina não terá Abbondanzieri que se contundiu no sábado, Tevez que foi expulso e Mascherano que cumpre automática. Alfio Basile escalou o time com Carrizo; Zanetti, Coloccini, Demichelis e Daniel Díaz; Jonás Gutiérrez, D´Alessandro e Riquelme; Di Maria e Agüero. O Peru deverá jogar de Butrón; Prado, Zambrano, Rodríguez e Juan Vargas; Torres, La Haza, Solano e Alva; Chaves e Fano.

Chile x Colômbia
Depois da derrota para o Brasil a ordem no Chile é vencer a Colômbia esta noite no Estádio Nacional. Marcelo Bielsa não terá Valdívia expulso no jogo de domingo. O Chile iniciará o jogo de Claudio Bravo; Gary Medel, Gonzalo Jará e Ismael Fuentes; Arturo Vidal, Marco Estrada, Roberto Cereceda e Alexis Sánchez; Humberto Suazo Mark González. A Colômbia só será escalada momentos hoje à tarde pois tem pelo menos quatro desfalques em relação ao time que perdeu para o Uruguai. Vai dirigir a partida Jorge Larrionda do Uruguai.

Uruguai x Equador
A torcida uruguaia promete lotar o Estádio Centenário na partida de hoje contra o Equador. O triunfo no sábado em Bogotá deixou o Uruguai em quarto lugar e hoje estaria classificado para jogar a Copa na África do Sul. O Uruguai estará em campo com Castillo; Bruno Silva, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres; Eguren, Gargano, Cristian Rodríguez e Ignacio González; Carlos Bueno e Diego Forlán. O Equador deverá formar com Cevallos; Jesús, Espinoza, Iván Hurtado e Isaac Mina; Walter Ayoví, Segundo Castillo, Antonio Valencia e Edison Méndez; Joffre Guerrón e Felipe Caicedo. Oscar Ruiz da Colômbia será o árbitro do jogo.