segunda-feira, 15 de junho de 2015

LIA COMANDULLI TRINTA ANOS DE CARREIRA


LIA COMANDULLI completa 30 anos de carreira artística. Uma carreira maravilhosa da bailarina, atriz, coreógrafa, diretora de produção e assistente de direção em eventos nacionais e internacionais. A paranaense de Curitiba é filha do grande e saudoso jornalista Clemente Comadulli. Nesta quarta-feira (17) no Espaço Saint Michel, Rua Nardy Mueller da Costa, 70, próximo ao Shopping Center Barigui, às 19 horas, em comemoração aos 30 anos de LIA COMANDULLI será realizado o evento denominado "Eu Fico com As Artes". 
LIA COMANDULLI
Bailarina, atriz, coreógrafa, diretora de produção e assistente de direção.
Comemora seus 30 anos de brilhante carreira artística no Brasil e exterior.         
Nasceu em Curitiba, e, como BAILARINA, começou seus estudos de Ballet (clássico e moderno) na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, onde se formou. Fez cursos de aperfeiçoamento com: Desmond Doyle, Yurek Shabelwski, Victor Ullate, Ema Sintani, com um dos maîtres do Kirov, entre outros, e em Nova York, no Joffrey Ballet School of the American Dance Center.

Ingressou no Corpo de Ballet do Teatro Guaíra, aos 17 anos e dançou todo o repertório desta companhia de ballet no clássico e contemporâneo como solista e corpo de baile, em principais cidades do Brasil e do exterior e trabalhou com diversos coreógrafos de várias nacionalidades de 1980 a 2008. Alguns dos bailados: ”Giselle”, “Petrushka”, “O Lago dos Cisnes”, “Suite Quebra Nozes”, “Dom Quixote”, “A Sagração da Primavera”, “Ópera Carmen”, “Ópera Rigoleto”, “Ópera Fausto”, “ A Vida de Maria Bueno”, “O Trono”, “Sinfonia 3”, “O Grande Circo Místico”, “Pastoral”, “Os Sete Pecados Capitais”, Treze Gestos de um Corpo”, dentre vários outros.

Dançou nos espetáculos de inauguração da Renault do Brasil, na Fábrica Ayrton Senna e da Tafisa, em Curitiba.

É COREÓGRAFA responsável por 17 ballets de sua autoria, criados e apresentados nos Ateliers Coreográficos do Ballet Teatro Guaíra. Coreografou o espetáculo da Escola de Dança do Teatro Guaíra “A Noite da Pequena Luz” em 2011. Coreografou a peça teatral da Escola de Dança do Teatro Guaíra 2012. Coreografou para a Mostra de Dança Teatro Guaíra em 2014.

Como ATRIZ, trabalhou em programas publicitários, e com diretores premiados como nos espetáculos: “Um Dia Fora do Tempo” (direção de Maurício Vogue), “Como Assim...” (direção de Humberto Gomes), ganhando indicação para melhor atriz coadjuvante da Academia de Artes Cênicas Cenahum. Atriz da peça “Entre Lágrimas e Cutículas” (direção e roteiro de  George Sada) e na  peça “Flash Back” (direção e roteiro de  Flavio de Souza). Atriz do bailado “Da Vida e da Morte de uma Mulher Só...”(Direção Carlos Trincheiras), atriz do espetáculo de teatro físico “Ao Redor... (direção de Pedro Pires). 

Como DIRETORA DE PRODUÇÃO, realizou produções artísticas no Brasil e em Portugal.No Atelier Coreográfico/98 do Ballet Teatro Guaíra, foi responsável pela produção e Direção de Cena.Foi produtora dos Concertos Didáticos da Orquestra Sinfônica do Paraná. 

ASSISTENTE DE DIREÇÃO

Diretora artística da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Paranádo jantar comemorativo dos 20 anos da CCBPP.
Diretora artística de um espetáculo do Projeto Improvisando Eu Crio da Escola de Dança do Teatro Guaíra intitulado "CristaIS" (2010).
Ministra aulas de dança contemporrânea e de produção no Curso de Formação e no Curso Técnico da Escola de Dança do Teatro Guaíra.

Diretoria geral dos Festivais de Danças do Rotary Clube Curitiba Rebouças (2011 e 2012). Diretora Artística da XXVII Conferência do Distrito 4730 Diretora Artística da XXVIII  Conferência do Distrito 4730  do Rotary Internacional(2013), assistente de direção da peça "AO REDOR".

CURSOS 

Fez vários cursos de capacitação , oficinas e master class em várias áreas. Dentre eles:
VI Congresso de direito de autor e interesse público da Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Cultura (2012).
Curso de nivelamento para as Oficinas Presenciais do Programa de Capacitação em Projetos Culturais da FGV(2012).
Oficina para atores com artistas do Théâtre Du Soleil :Eve Doe Bruce, Serge Nicolai e Vincent Mangado e com o músico Jean Jaques Lemêtre (2011).
Formada em inglês pelo Centro Cultural Brasil-EUA .
Formada em italiano pelo Centro de Cultura Italiana.
Pós-Graduada em Marketing Empresarial pela UFPR.
Licenciada em Letras, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).
Curso de 1 ano de preparação vocal com Babaya e inicia 2009 com Denise Sartori.
Master class de técnica de expressão vocal de teatro musical-Belting contemporâneo com Maestro Marconi. 

PORTUGAL

Trabalhou como bailarina em musicais de televisão da produtora holandesa de Tv, Endemol Entertainment ,nas emissoras RTP, RTPI e SIC.
Como atriz, trabalhou em programas cômicos da RTPI (Direção de Manolo Bello).
Em Lisboa, no Teatro Trindade, foi responsável pela produção executiva, iluminação, cenário e direção de cena do musical infantil “Chichichi...Chiado!”. Em Estoril, fez a direção, produção e coreografia do desfile de lançamento de uma grife, a Profex, Organizou eventos musicais no Tamariz do Cassino do Estoril.

Ingresso só com convite para o evento de quarta-feira (17).