domingo, 15 de maio de 2011

SANTOS É BICAMPEÃO PAULISTA

Eles marcaram os gols do título
O Santos FC repetiu a conquista de 2010  do Campeonato Paulista ao derrotar o Corinthians esta tarde na Vila Belmiro. Foi um jogo de pegada de começo ao final. Esta é a décima nona vez que o time praiano ganha o título estadual.

Detalhes
Por dois a um o Santos bateu o Corinthians e está comemorando mais um brilhante feito em seu história de 99 anos. A decisão foi de muita pegada debaixo de muita chuva no segundo tempo. Na fase inicial foram poucos chutes a gol com muita marcação e apenas um gol. Arouca abriu a contagem para o time alvinegro aos 16 minutos. Na fase final o Corinthians voltou com tudo forçando bastante, mas, concluindo pouco. Aos 38 depois do sufoco corinthiano, Neymar marcou o segundo gol peixeiro numa falha gritante do goleiro Júlio César. O Corinthians ainda descontou com Morais aos 41 minutos. E foi só. Renda: R$ 745.610 com 14.322 pagantes (ridículo para uma decisão). Apitou Luiz Paulo de Oliveira. Venceu o Santos com Rafael; Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Adriano, Elano e Alan Patrick (Rodrigo Possebom); Zé Eduardo e Neymar. O Corinthians foi derrotado de Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho (Ramires), Bruno César (Morais); Liedson e Dentinho (Willian).

AS REDES CONTINUAM BALANÇANDO, BALANÇANDO

O paranaense Alex foi o destaque da penúltima rodada do Campeonato Turco deixando sua equipe a um passo da conquista do título.

Detalhes
O Fenerbahçe jogou em casa, no Saraçoglu, pela penúltima rodada da Liga Turca. Goleou o Ankaraguçu por seis a zero com cinco gols do capitão Alex. O Fenerbahçe chegou a 79 pontos e se mantém na liderança ao lado do Trabzonspor que também venceu na rodada. Além de maior número de vitórias e saldo de gols, leva vantagem na disputa pelo título pelo do confronto direto. Na última rodada, no próximo domingo, as duas equipes jogam fora de casa no mesmo horário. O Fenerbahçe vai a Sivas enfrentar o Sivasspor. "Temos que manter os pés no chão e a concentração. Já perdemos dois campeonatos na última rodada. Por isso é necessário atenção" afirmou com experiência o capitão Alex.

Segunda
Esta é a 2a vez na carreira que Alex marca cinco gols numa partida. A outra foi em 14 de dezembro de 2003 pelo Cruzeiro contra o Bahia. O Cruzeiro conquistou o título Brasileiro daquela temporada e venceu o Bahia por 7x0 na última rodada da competição. "Quando entrei no vestiário, me perguntarem se eu havia feito cinco gols num jogo. Aí me lembrei deste jogo contra o Bahia. A diferença que naquela oportunidade foram quatro pênaltis. Agora foram três contou Alex que afirmou que o último gol da goleada, no último minuto, foi um golaço: “realmente foi muito bonito”. Recebi nas costas do zagueiro, quando dominei, a bola quicou e percebi a saída do goleiro e toquei por cobertura. A torcida veio abaixo".

Mais gols
Alex é o artilheiro isolado da competição com 27 gols em 32 jogos. Esta é sua segunda melhor temporada no futebol turco. Em 2004/2005, Alex marcou 30 gols em 48 jogos. Nesta, Alex já fez 28 gols em 41 jogos. Porém sua média é melhor. Atualmente são 0,68 contra 0,62 na primeira temporada no futebol turco. "Neste ano não disputamos a competição europeia. E quase não joguei a Copa da Turquia. Por isso tenho menos jogos e a média subiu" explicou Alex.

Números
Os gols de Alex: em sete Ligas Turcas, 206 Jogos, 121 gols. Pelo Fenerbahçe em 324 Jogos, 163 gols e na carreira 895 jogos, 362 gols.

DOMINGO DE DECISÕES

Em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco o domingo será de decisões estaduais. Os campeonatos chegam ao final uma semana antes do início dos Campeonatos Brasileiros das Séries “A” e “B”. E se em outros tempos decisões de São Paulo e Minas Gerais lotavam os estádios do Morumbi e do Mineirão, hoje a situação mudou. A decisão paulista entre Santos e Corinthians será na Vila Belmiro que não comporta mais de 17 a 18 mil torcedores. Lá em Minas com o Atlético Mineiro tentando desbancar o Cruzeiro o jogo será em Sete Lagoas onde não há espaço para mais de 25 mil torcedores. As únicas finais que mantém a tradição de serem realizadas em estádios com boa capacidade são as do Rio Grande do Sul (Estádio Olímpico, 50 mil lugares e Arrudão, 60 mil). Só uma decisão tem uma explicação clara para não ser realizada num grande estádio: é a de Minas, onde o Mineirão passa por reformas para a Copa do Mundo. A decisão paulista levada para a Vila Belmiro mostra a falta de visibilidade dos dirigentes. E vou além: essa de construírem novos estádios como capacidade máxima para 45 ou 50 mil lugares mostra a falta de visão dos atuais dirigentes do futebol. Só tem uma explicação para isso: eles (os dirigentes) não acreditam mais no potencial do futebol brasileiro e por extensão estariam jogando a toalha, rendendo-se definitivamente a televisão. Sinal dos tempos ou amadorismo no trato com o futebol. É isso aí.