quinta-feira, 8 de julho de 2010

A COPA DO MUNDO NO BRASIL

Nesta quinta-feira em Johanesburgo na África do Sul uma solenidade marcou a apresentação oficial da logomarca para a Copa do Mundo de 2014 a ser realizada no Brasil.
 
De volta
Foi ressaltada a volta da Copa do Mundo a América do Sul depois de 36 anos. Antes foi realizado em 1930 no Uruguai, 1950 no Brasil e 1978 na Argentina. O acontecimento teve a apresentação de cantores e ritmos brasileiros. O site da CBF registrou: “O passo primeiro de uma jornada que levará o mundo ao Brasil em 2014 foi dado nesta quinta-feira, no auditório do Centro de Convenções de Sandton, em Johanesburgo, com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o presidente do Comitê Organizador Brasil 2014 e membro da Comissão Executiva da FIFA, Ricardo Teixeira, e o presidente da FIFA Joseph Blatter, que fizeram discursos exaltando o sucesso da Copa da África da Sul e manifestando a absoluta confiança do Brasil em promover uma grande Copa do Mundo”.

As estrelas
Os capitães do tricampeonato mundial em 1970, Carlos Alberto Torres, do pentacampeonato em 2002, Cafu, e os tetracampeões em 1994, Bebeto, Romário e Carlos Alberto Parreira estavam também presentes, assim como o alemão Franz Beckenbauer e o francês Michel Platini. Com apresentação dos atores Rodrigo Hilbert e Fernando Lima, o evento teve shows e apresentações do grupo Bossa Cuca Nova, do grupo Barbatuques e da cantora Vanessa da Matta.

O emblema
A Copa do Mundo, a partir do segundo que começa até os dramáticos momentos finais, é marcada por uma identidade específica, uma única imagem que se projeta em todo o mundo - e o componente essencial da imagem é o emblema oficial. Para todos aqueles envolvidos com o torneio nos anos que antecederam seu lançamento é também um ponto de referência único.
A FIFA e o COL Brasil convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014. A tarefa de escolher o vencedor foi atribuída a um escalão de alto nível, de sete julgadores, que incluiu nosso maior arquiteto, Oscar Niemeyer, o designer Hans Donner, a modelo Gisele Bundchen, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, bem como o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA. O projeto vencedor foi criado pela agência brasileira África. A inspiração para este projeto vem da fotografia icônica de três mãos vitoriosas, juntas levantando o troféu mais famoso do mundo. Além da noção humanitária da interligação das mãos, essa representação em verde e amarelo é o simbolismo das mãos calorosas brasileiras dando as boas-vindas ao mundo ao seu país.