quinta-feira, 19 de junho de 2008

CHILE DERROTOU A VENEZUELA

O Chile conseguiu esta noite sua segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2010 ao vencer a Venezuela no Estádio General José Antonio Anozátegui em Puerto La Cruz. Três a dois foi o placar final do jogo. Todos os gols aconteceram no segundo tempo. Maldonado abriu o placar para a Venezuela aos 13 minutos. Suazo cobrando pênalti aos 19 empatou, Jara virou para o Chile aos 27, Arango empatou aos 34 minutos e Suazo (foto) definiu a vitória chiela aos 46 minutos. Apitou o jogo o uruguaio Roberto Silvera. Equipes. Venceu o Chile com: Bravo: Fuentes, Medel, Jará e Carmona; Estrada, Cereceda, Morales (Gonzáles) e Sanchez; Suazo e Beausejour (Gazale). A Venezuela foi derrotada com: Vega; Chacon, Vielma, Rey e Hernandez; Vitali, Rondon (Arismedi), Vargas (Rincón) e Rojas: Arango e Maldonado. Venceu o Chile com: Bravo: Fuentes, Medel, Jará e Carmona; Estrada, Cereceda, Morales (Gonzáles) e Sanchez; Suazo e Beausejour (Gazale). Com esse resultado o Paraguai segue liderando com 13, Argentina em segundo com 11, Colômbia, 10, Chile, 10, Brasil em quinto com 9, Uruguai 8, Venezuela 7, Equador 5, Bolívia 4 e Peru com 3 pontos. A sétima rodada será jogada dias 6 e 7 de Setembro com Chile vs. Brasil, Colômbia vs. Uruguai, Equador vs. Bolívia, Argentina e Paraguai e Peru contra a Venezuela. Nos dias 9 e 10 teremos a oitava rodada com Brasil vs. Bolívia, Paraguai vs. Venezuela, Chile contra a Colômbia, Uruguai e Equador e Peru vs. Argentina.

FUTEBOL DE ARQUIBANCADA

O péssimo futebol que brasileiros e argentinos mostraram ontem (18) em Belo Horizonte deve ser analisado pelo jogo e pelo que ocorreu após. Durante a partida a torcida – 70 mil torcedores – vaiaram o jogo, as substituições, jogadores e especialmente o treinador brasileiro. Dunga errou mais uma vez. E o torcedor que acompanha tudo tratou de cantar “Adeus Dunga” durante o segundo tempo. O jogo foi um arremedo dos grandes jogos que brasileiros e argentinos já realizaram ao longo de 92 partidas (36 vitórias do Brasil, 33 derrotas e 23 empates). A imprensa clama pela substituição do treinador. A CBF faz de conta que está tudo normal, mas sabe que não está. É claro que estamos longe do encerramento das Eliminatórias, e o Brasil tem amplas chances de se reabilitar e classificar. Após o jogo a entrevista coletiva de Dunga foi hilária querendo justificar o injustificável, querendo comparar o incomparável. O que não se pode aceitar é a forma arrogante como Dunga se expressou. "Sou um cara bem resolvido na vida. Quando entramos aqui, falamos que a seleção é do povo. Estamos num trabalho de renovação. Talvez algumas pessoas não estejam contentes, porque agora existem regras aqui. Mas estou tranqüilo". Essas declarações já foram feitas por Evaristo de Macedo quando comandava a Seleção Brasileira em 1985 antes das Eliminatórias para o Mundial do México. Evaristo afirmou numa coletiva que não precisava do futebol pois estava resolvido na vida, tinha muitos dólares. Acabou sendo substituído por Telê Santana. O fato se repete com Dunga e como perguntar não ofende: “Dunga, porque você não pede para sair e dá lugar a quem realmente tem objetivo e precisa resolver sua vida”. A chance é agora. A Seleção Brasileira precisa de um treinador de futebol. Lugar de Aprendiz é no programa do Roberto Justus, na TV Record. É isso aí.

ALEMÃES NÃO PERDOAM ATITUDE

Foi muito grave o que a televisão suíça SRG provocou na segunda-feira na hora da execução do Hino Nacional da Alemanha. A empresa já pediu desculpas publicamente por ter legendado o hino com versão nazista antes da partida entre Áustria e Alemanha. As letras da versão nazista e do hino alemão atual são utilizadas na mesma canção, "das Deutschlandlied", composta por August Heinrich Hoffmann em 1841, com música do austríaco Joseph Haydn. Utilizada na íntegra como hino nacional a partir de 1922, a versão atual apenas utiliza a terceira estrofe, enquanto o hino nazista limita-se à primeira. Esta estrofe, proclamando a "Alemanha sobre todos", foi a que os telespectadores incrédulos viram nos seus ecrãs na segunda-feira. Os jornais consideraram “imperdoável” a atitude da tevê da Suíça.

FELIPÃO DESPEDE-SE COM DERROTA

Não foi a despedida que ele queria com certeza. Luiz Felipe Scolari que tem contrato até o final do mês com a Federação Portuguesa de Futebol despediu-se do comando da seleção nesta quinta-feira. Portugal foi derrotado pela Alemanha por três a dois e eliminado da EURO-2008. Os alemães foram mais objetivos e aproveitaram duas falhas de saída do goleiro Ricardo e de cobertura da zaga lusitana. Choveu forte no segundo tempo da partida prejudicando o gramado que foi trocado na última segunda-feira exatamente em decorrência das chuvas em partida anterior. Schweinsteiger abriu o placar aos 22, Klose ampliou aos 26 e Nuno Gómes descontou aos 40 no primeiro tempo. Na fase final aos 16 minutos Ballack fez três a um, aos 42 foi fechado o placar com o segundo gol português marcado por Postiga. Nos instantes finais Portugal pressionou sem sucesso. Agora a Alemanha aguarda o vencedor de Croácia e Turquia que jogam amanhã para conhecer seu adversário nas semifinais da competição. Dirigiu o jogo no St. Jakob Park em Basiléia na Suíça o sueco Peter Frojdfelt. Venceu a Alemanha de Joachim Löw que cumpriu suspensão com Lehmann: Friederich, Metzelder, Mertesacker e Lahm: Rolfes, Hiztzselperger (Borowski), Schweinsteiger (Fritz) e Ballack; Klose (Jansen) e Podolksi. Portugal de Luiz Felipe Scolari foi eliminado de: Ricardo: Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe e Paulo Ferreira: João Moutinho (Raul Meireles), Petit (Postiga), Deco e Simão;Nuno Gómez (Nani) e Cristiano Ronaldo.

CLUBES ITALIANOS MULTADOS


A Federação Italiana de Giocco de Cálcio melhorou o seu caixa no dia de ontem. Internazionale de Milão e o AC Milan foram multados em 90.000 euros e a Sampdoria em 36.000 por falsificarem os seus respectivos balanços fiscais entre os anos de 2003 e 2005.. O Genoa, a Udinese e a Reggina foram multados cada um em 400.000 euros por falsa contabilidade. Genoa e a Udinese foram acusadas de inflacionarem os valores de jogadores para possibilitar posteriores estipulações financeiras necessárias para registrar os clubes, em 2004/2005 e 2005/2006. Os presidentes dos três clubes foram também multados e suspensos de um a quatro meses.

ALEMANHA E PORTUGAL JOGAM HOJE

As quartas-de-final da EURO-2008 iniciam-se hoje com Alemanha e Portugal jogando às 15h45 – horário de Brasília – no St. Jakob Park (foto) em Basiléia na Suíça. O gramado que foi trocado em dois dias – custou 200 mil euros – tendo em vista as fortes chuvas que o deixaram em péssimas condições. Se fosse no Brasil tapariam os buracos e mandavam ver. Lá em 48 horas colocaram um novo gramado no estádio. Parabéns a UEFA pela organização.
O jogo
Alemanha e Portugal vão se enfrentar pela terceira vez na Eurocopa. Em 1984 aconteceu empate em zero a zero e em 2000 a seleção de Portugal venceu por três a zero. O vencedor da partida de hoje enfrentará nas semifinais na quarta-feira (25) o vencedor de Croácia e Turquia que jogarão amanhã em Viena. A partida de hoje será apitada por Peter Frojdfeldt (Suécia). A Alemanha não terá o treinador Joachim Löw suspenso por dois jogos pela expulsão no jogo contra a Áustria. Mas ele já escalou a Alemanha que terá: Lehmann: Friederic, Metzelder, Mertesacker e Lahm: Frings, Fritz, Schweinsteiger e Ballack; Klose e Podolksi. A seleção de Portugal do brasileiro Luiz Felipe Scolari deverá formar com: Ricardo: Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe e Paulo Ferreira: João Moutinho, Petit, Deco e Simão;Nuno Gómez e Cristiano Ronaldo.

BRASIL, ZERO, ARGENTINA, ZERO. MENOS, MENOS...

Brasil e Argentina decepcionaram inteiramente ontem à noite no Mineirão ao empatar em zero a zero pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Nem brasileiros e tampouco argentinos deram qualidade ao jogo aguardado com grande interesse. A nossa seleção veio modificada com as presenças iniciais de Anderson, Júlio Baptista e Adriano. Mas veio sem esquema de jogo, sem jogadas ensaiadas e com um treinador que além de escalar mal, mostrou que não sabe substituir. A Argentina participou da mediocridade que foi o jogo. Criou algumas boas oportunidades, mas as finalizações foram horríveis. O Brasil criou muito pouco, quase não dando trabalho ao goleiro Abbondanzieri. Muitas vaias durante e ao final do jogo para Dunga e pela falta de qualidade das duas seleções. O placar final foi de zero a zero até porque não há outro menor que se possa utilizar oficialmente no futebol. A torcida e tenho a certeza que todos os brasileiros de bom senso ficaram decepcionados com o que foi dado a presenciar. Apitou o colombiano Oscar Ruiz. Renda: R$ 6.205.150 para 52.527 pagantes. Equipes. Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto: Gilberto Silva, Mineiro, Anderson (Diego mais tarde Daniel Alves) e Júlio Baptista: Robinho e Adriano (Luis Fabiano). Argentina: Abbodanzieri: Zanetti, Burdisso, Coloccini e Heinze: Mascherano, Fernando Gago, Jonas Gutiérrez e Riquelme (Bataglia); Lionel Messi (Palácio) e Creuz (Argüero).