sexta-feira, 28 de março de 2008

Atlético vence clássico

A primeira rodada do 2º turno da 2ª fase do Campeonato Paranaense teve dois jogos nesta quinta-feira (27) pelo Grupo “A”. À tarde no Estádio João Cavalcante de Menezes, Engenheiro Beltrão e Iraty empataram em três a três. O Engenheiro Beltrão com isso manteve-se na liderança agora com 7 pontos ganhos. À noite em Curitiba no Estádio Durival Brito e Silva o Atlético Paranaense derrotou o Paraná Clube por um a zero, gol de Alan Bahia aos 26 do segundo tempo. Léo Medeiros e Zé Antonio estrearam no Atlético que devolveu ao Corinthians o jogador Alisson por não ter conseguido sua inscrição para o estadual. O Furacão assumiu a vice-liderança com seis pontos e saldo zero. O Paraná também está com 6 pontos, porém, com saldo negativo de 1 gol. O Iraty é o quarto colocado com 4 pontos. O Atlético tem a vantagem nas duas rodadas finais de jogar em casa contra o Engenheiro Beltrão no domingo (30) e diante do Iraty, dia 6 de Abril. Classificam-se os dois primeiros para as semifinais.

Nada definido no Paulistão

O São Paulo assumiu a terceira colocação do Campeonato Paulista de Futebol ao derrotar ontem à noite o Sertãozinho por três a um, no Morumbi. Borges marcou dois gols e Adriano completou. Na outra partida o Guaratinguetá mesmo jogando fora de casa venceu o Mirassol por três a um e voltou à liderança. O time do Vale do Paraíba tem 34 pontos e 11 vitórias. O Palmeiras é o segundo também com 34 pontos e 10 vitórias. O São Paulo é o terceiro com 32 pontos. Em quarto a Ponte Preta com 31. O Corinthians é o quinto com 30 pontos. A duas rodadas do final da primeira fase que classificará quatro equipes para as semifinais, além dos cinco acima citados também Grêmio Barueri e Santos com 29, Mirassol e Noroeste com 26, Bragantino e Portuguesa de Desportos com 25, lutam por uma das quatro vagas.

Grêmio terá sua Arena

Uma reunião do Conselho Deliberativo do Grêmio Porto-alegrense definiu ontem à noite a construção da Arena tricolor. O atual estádio localizado no bairro da Azenha será demolido. Sobre o assunto o site clube registra. “A noite desta quinta-feira foi movimentada no estádio Olímpico. Mais de 200 conselheiros estiveram reunidos no salão nobre do Conselho Deliberativo para decidir a construção e o local da nova Arena. Momento histórico, os representantes dos torcedores gremistas escolheram por quase unanimidade a proposta número 2 encaminhada ao Clube pelo consórcio português encabeçado pela TBZ e o bairro Humaitá como o local de construção da nova arena Tricolor. O Grêmio contratou como empresa de consultoria a Amsterdam Arena, que juntamente com o clube, configurou um modelo de estádio. As propostas feitas foram baseadas nesse modelo. O estádio terá três anéis com capacidade para 50 mil lugares, todos com cadeira. A Arena terá cobertura completa, exceto a parte do campo. Um anel terá 150 camarotes, outro será de cadeiras vips e o restante terá capacidade para 40 mil torcedores".

Arenas de Futebol

Os estádios de futebol que estão sendo construídos nos últimos anos são definidos como Arenas. Estádio de futebol significa “campos de jogos esportivos” e Arena “área central coberta de areia ou terreno circular, fechado, para corridas de touros e outros espetáculos”. No futebol o nome Arena foi adotado a partir da construção de praças esportivas com lojas, academias, shoppings, restaurantes, lanchonetes e outros. Não são mais um amontoado de assentos ao redor do gramado. Hoje são definidas como plataformas multimídia. A Arena Kyocera do CA Paranaense, ainda não concluída, teve seu projeto inicial alterado para aumentar sua capacidade. E aí que eu quero chegar. Os antigos estádios de futebol comportavam até 180 mil torcedores como o Maracanã, 130 mil o Morumbi, 110 mil o Mineirão. Lotavam em grandes jogos e shows. Os estádios construídos em Fortaleza para 100 mil lugares, 70 mil em Goiânia, 70 mil em Manaus, 70 mil em Uberlândia, passaram a ser denominados “elefantes brancos”. Esses estádios foram projetados só para jogos de futebol e às vezes utilizados para espetáculos musicais. A maioria jamais teve suas obras concluídas. Até o Maracanã inaugurado em 1950 até hoje não está pronto. Quando se determinou a numeração dos estádios com assentos individuais a capacidade foi reduzida. Hoje o Maracanã não comporta mais que 100 mil,
o Morumbi 80 mil e assim por diante. E as Arenas que estão sendo construídas são de porte ainda menor. Como os clubes querem ter 50 ou 100 mil associados se as Arenas só podem receber 40 mil pessoas. Arena significa conforto, mas significa também espaço maior e melhor para todos. E não venham com essa de que o público diminuiu nos estádios. Diminuiu porque os estádios de hoje tem menor capacidade para absorver a demanda e a maioria são desconfortáveis e sujos.
Em Porto Alegre os gremistas já se manifestaram. Aceitam a construção de uma Arena para substituir o Olímpico, mas que o novo local tenha pelo menos capacidade para 100 mil torcedores.

Gramados de qualidade

As maravilhosas imagens dos gramados europeus começam a ganhar espaço no Brasil. Aqui ainda encontramos problemas sérios que acabam originando contusões e maus espetáculos. No começo da semana houve muita discussão sobre as condições do gramado do Estádio Palestra Itália da SE Palmeiras. A World Sports empresa líder no mercado nacional em serviços para gramados esportivos, e responsável pela obra explica. “O planejamento da obra de reforma iniciado em Agosto de 2007, visa a troca da grama existente (formada por diversas gramíneas textura mais grossa, que o tornavam muito pesado e com micro- nivelamento ruim) por uma grama de folha fina e alto poder de regeneração (grama Bermuda), hoje padrão em gramados profissionais. Com o tempo escasso para a reforma (60 dias) e pela dificuldade de acesso ao gramado suspenso, direcionamos o projeto definiu pela retirada da grama antiga, reforço no sistema de drenagem, incorporação de pequena quantidade areia no solo, novo nivelamento com equipamento laser, novo dimensionamento de irrigação automática e por final o plantio da grama bermuda certificada geneticamente com grandes rolos para maior rapidez no processo de plantio e liberando para início de jogos mais rapidamente”. Assim clubes como Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Pão de Açúcar EC e o Estádio do Pacaembu tornaram-se clientes da World Sports que garante mais qualidade aos gramados brasileiros.