quarta-feira, 30 de julho de 2008

CRUZEIRO ASSUME A LIDERANÇA

A décima sexta rodada do Campeonato Brasileiro foi aberta nesta quarta-feira. Duas partidas iniciadas às 19h30 já estão encerradas e o campeonato tem um novo time na liderança pelo menos até amanhã.

Os jogos
No Mineiro o Cruzeiro venceu o Náutico por quatro a dois e assumiu a liderança provisória do campeonato com 30 pontos. Os gols foram marcados por Guilherme (2) Wagner e Henrique para os mineiros, Wellington e Geraldo (penalty) descontaram para os pernambucanos. rENDA: r$ 264.832 com 19.209 pagantes. Dirigiu o jogo o gaúcho Carlos Eugênio Simon. Ganhou o Cruzeiro alinhando Fábio; Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Espinoza e Jadilson; Henrique, Elicarlos (Camilo), Charles e Wagner (Gerson Magrão): Rômulo e Guilherme. O Náutico que vai de mal a pior perdeu com Eduardo; Eduardo Eré, Vagner, Negretti, Everaldo e Piauí (Geraldo); Alceu,Ticão e Paulo Santos (Reinaldo); Gilmar e Wellington (Kuki). ***** Em Salvador no Estádio Manoel Barradas o Vitória derrotou o Atlético Paranaense de virada por dois a um e deixou o time paranaense com 17 pontos. Nei abriu a contagem para o Atlético fazendo um gol olímpico aos 38 minutos do primeiro tempo. Marquinhos empatou aos 7 e Ramon marcou o gol da vitória aos 43 da fase final. Renda: 182.739 com 10.456 pagantes e 13.492 o público total. William Marcelo de Souza Nery do Rio de Janeiro apitou o jogo. Jogou o Vitória com Ney; Rafael, Leonardo Silva, Anderson Martins e Marcelo; Vanderson (Marco Antonio), Renan, Willians (Ricardinho) e Ramon: Adriano (Muriqui) e Marquinhos. O Atlético Paranaense formou com Galatto; Nei, Danilo, Rodolpho, Antonio Carlos e Chico; Alan Bahia, Renan e Ferreira: Pedro Oldoni (Gabriel Pimba) e Anderson Aquino (Thiago Henrique).

DERROTA POR SER FATAL PARA TREINADOR

O brasileiro Luiz Felipe Scolari que dirige o Chelsea da Inglaterra em entrevista ao site Terra disse que seu clube tem vários jogadores africanos ao estilo Robinho e Kaká e que não sabe do interesse pelos brasileiros. O Chelsea realiza pré-temporada na Ásia onde já disputou dois amistosos. Perguntado sobre a interferência do dono do clube o milionário russo Roman Abramovich na escalação da equipe. A imprensa inglesa cita que ele vai ao vestiário nos dias de jogos para dar opiniões, além de escalar o time. Ele teria mandado o português José Mourinho embora, no início da temporada passada, porque o time não estava jogando bonito. A esse respeito Felipão declarou: “Não me contrataram para jogar bonito, mas para que o Chelsea ganhe campeonatos. Se der para jogar bonito e ganhar campeonato, ótimo. Essa é a filosofia que todos os técnicos querem. Não foi uma situação que o Roman dissesse a mim: tem que jogar bonito. Ele disse: faça melhor para o Chelsea. Só isso. Tem que desmistificar essa idéia fantasiosa. Encontrei com ele duas vezes e falamos de futebol como duas pessoas comuns, não como dono de clube e técnico. Ele é muito simples, calmo, tranqüilo, e espero que tenha cada vez mais dinheiro”.

Dunga
Sobre o treinador Dunga que está no comando da Seleção Brasileira, Felipão afirmou que classificar o Brasil entre os quatro para disputar a Copa do Mundo é o mais importante, independentemente da colocação que não dá nenhum bônus por terminar em primeiro o quarto. Sobre a formação da seleção olímpica disse que a presença de jogadores acima de 23 anos é que trouxe problemas para Dunga e os demais treinadores. Seria muito mais fácil formar uma seleção sub-21 para disputar.

Demissão
Uma eventual derrota brasileira, a eliminação precoce ou má participação nos Jogos Olímpicos poderá ser fatal para o treinador Dunga. “Tomara que ganhe pra poder ter esse título, que não temos. Mas pode ser uma situação de conflito para o Dunga no futuro. Vejo boas possibilidades (de vitória), pelo trabalho, jogadores que tem. Mas não vai ser fácil”. Essa é a opinião de Luiz Felipe Scolari que conhece e muito bem os bastidores da Confederação Brasileira de Futebol e as pressões exercidas.

ROBERTO CARLOS MARCA NA VITÓRIA DO FENERBAHÇE

Estreando na CHAMPIONS LEAGUE que teve abertura de sua segunda fase – pré-preliminar - o Fenerbahçe dos brasileiros Alex, Deivid, Edu Dracena e Roberto Carlos venceu hoje o MTK Budapest.
Detalhes
No jogo realizado no Estádio Şükrü Saracoğlu em Istambul, o Fenerbahçe venceu por dois a zero, gols de Roberto Carlos aos 15 do primeiro tempo e Selçuk aos 14 da fase final. 55 mil torcedores presenciaram a partida apitada por Serge Gumienny da Bélgica. Venceu o Fernerbahçe com: Volkan Demirel; Gökhan Gönül , Lugano , Edu e Roberto Carlos; Kazım (Burak), Uğur (Gürhan), Selçuk e Alex; Semih (Emre Belözoğlu), Güiza. Perdeu o MTK Budapest de: Vegh; Horvath , Lambuliç , Pollak , Pinter e Zsidai; Patkai (Szabo), Nagy e Balogm; Urban (Pal) e Bori (Hrepka).
Outros resultados
Tampere United (Finlândia) 1 X 3 FC Armedia Petrzalka (Eslováquia), Anorthosis Famigista (Chipre) 3 X 0 SK Rapid de Viena (Áustria), NK Domzale (Eslovênia) 0 X 3 Dínamo de Zagreb (Croácia), Panathinaikos (Grécia) 3 X 0 Dinamno Tbilisi (Geórgia), IFK Göteborg (Suécia) 1 X 1 FC Basel (Suiça), FC Sheriff (Moldávia) 0 X 1 Sparta Praga (Checolosváquia), Anderlecht (Bélgica) 1 X 2 FC Bate Borisov (Bielorússia), Beitar Jerusalém (Israel) 2 X 1 Wisla Krakóvia (Polônia), Aalborg BK (Dinamarca) 5 X 0 FK Modrica (Bósnia-Herzegovina) e Rangers (Escócia) 0 x 0 Kaunas (Lituânia).

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA

A segunda classificatória da CHAMPIONS LEAGUE - a Liga dos Campeões da Europa – começou ontem com a participação de 28 equipes em partidas que terão a volta nos dias 5 e 6 de Agosto. Nesta quarta-feira teremos os jogos, Tampere United (Finlândia) vs. FC Armedia Petrzalka (Eslováquia), Anorthosis Famigista (Chipre) vs. SK Rapid de Viena (Áustria), NK Domzale (Eslovênia) vs. Dínamo de Zagreb (Croácia), Panathinaikos (Grécia) vs. Dinamno Tbilisi (Geórgia), IFK Göteborg (Suécia) vs. FC Basel (Suiça), FC Sheriff (Moldávia) vs. Sparta Praga (Checolosváquia), Anderlecht (Bélgica) vs. FC Bate Borisov (Bielorússia), Beitar Jerusalém (Israel) vs. Wisla Krakóvia (Polônia), Aalborg BK (Dinamarca) vs. FK Modrica (Bósnia-Herzegovina) e Fernerbahçe (Turquia) vs. MTK Budapest (Hungria).

O craque da camisa 10
O Fenerbahçe do brasileiro Alex, revelado pelo Coritiba, como vice-campeão turco disputa esta fase. Joga hoje em casa, no estádio Saraçoglu contra o MTK da Hungria. Esta é a terceira vez que Alex disputa uma classificatória para a Liga dos Campeões. No ano passado, eliminou o Anderlecht da Bélgica. "Não gosto de fazer comparações. Nosso treinador nos passou várias informações a respeito do adversário. A gente sabe que o futebol húngaro teve seu auge muito tempo atrás, e que hoje em dia perdeu muito daquela força. Mas temos que ter consciência que do outro lado há bons jogadores. Vamos imprimir nosso ritmo e buscar uma vantagem para o segundo jogo. Mesmo que ela seja pequena", comentou Alex direto de Istambul.

Nova temporada
Após pré-temporada realizada na Áustria, o Fenerbahçe realizou 3 amistosos. Venceu o Swindon Town da Inglaterra por 1 a 0, empatou em 0 a 0 com Sparta Praga e venceu o Schaktar Donestk da Ucrânia por 2x1. É o início do trabalho do técnico Luis Aragones. "Estamos preparados para este primeiro jogo oficial da temporada. Vamos enfrentar dificuldades normais em função de ser início de temporada. Mas vamos fazer a vantagem em casa para o segundo jogo na Hungria" falou com Alex. Nestes 6 jogos classificatórios que ele participou pela Liga dos Campeões em 2006/07 e 2007/08, marcou dois gols e fez duas assistências. O Fenerbahçe vendeu antecipadamente para a temporada 28.106 carn~es para os seus jogos em casa batendo o recorde do ano passado que chegou à 24.013. No elenco atual estão os brasileiros Edu Dracena, Roberto Carlos, Alex e Deivid. O treinador espanhol Luis Aragones que assumiu a equipe no lugar de Zico comemorou (foto) 70 anos na segunda-feira.

A BOLA ROLA NO BRASILEIRÃO

Sete jogos serão disputados hoje abrindo a décima sexta rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série “A”. O líder Grêmio estará em campo amanhã contra o Coritiba no Couto Pereira. O Flamengo vice-líder terá um confronto de seis pontos contra o Palmeiras no Palestras Itália.

Os jogos
Dois jogos serão realizados às 19h30, Vitória e Atlético Paranaense no Barradão com arbitragem de William Marcelo de Souza Nery do Rio e Cruzeiro e Náutico no Mineirão com Carlos Eugênio Simon no apito. ***** Às 20h30 teremos mais duas partidas. Botafogo versus Goiás no Estádio Engenhão com Luiz Flávio de Oliveira apitando e Portuguesa de Desportos e Fluminense no Canindé com Alicio Pena Junior no comando. ***** Às 21h50 Palmeiras e Flamengo jogarão no Estádio Palestra Itália em jogo importante demais para os dois times. Leonardo Gaciba da Silva vai apitar. ***** No Orlando Scarpelli o Figueirense receberá o São Paulo que luta para subir na colocação. O jogo será apitado por Evandro Rogério Roman. ***** No Beira-Rio em Porto Alegre o Internacional jogará com o Santos que neste momento está na zona de rebaixamento. A partida será dirigida por Djalma José Beltrami Teixeira.

Classificação
Antes dos jogos de hoje veja como está à classificação do seu time. O Grêmio é o primeiro com 29 pontos ganhos, seguido do Flamengo com 28, Cruzeiro 27, Vitória e São Paulo 26, Palmeiras 25, Coritiba 23, Internacional 22, Sport 21, Figueirense 20, Botafogo 19, Náutico e Atlético Mineiro 18, Atlético Paranaense e Goiás 17, Vasco da Gama e Portuguesa de Desportos 16, Santos 14, Fluminense e Ipatinga 13.