sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

UM FATO EM FOCO

Completando neste mês de Janeiro dois anos de colaboração com o site Caros Ouvintes, o site dos homens de rádio do Brasil (brilhantemente comandado por Antunes Severo, Ricardo Medeiros e Alexandre Cerri) tenho abordado com frequencia o rádio brasileiro, especialmente em Ondas Médias e Curtas. Rebaixado pelos fabricantes de receptores o rádio em Ondas Médias e Curtas está superando a todas as expectativas e continua sendo o grande veículo de comunicação deste país. Que o digam os brasileiros que moram nas regiões mais distantes das grandes capitais, dos motoristas que cortam as estradas brasileiras. Aliás isso me faz lembrar dois dos maiores comunicadores do rádio brasileiro: Zé Béttio e Gil Gomes meus companheiros a partir deste ano na Rádio Record. Lá por 1987 eu estava retornando a São Paulo depois de transmitir um jogo do Campeonato Paulista na noite de quarta-feira em São José do Rio Preto. Saindo do hotel observei na praça defronte um gruipo de uns 10 motoristas de táxi ouvindo em alto e bom som Gil Gomes. E tomei conhecimento conversando com um desses profissionais que era assim todos os dias da semana. Todos paravam para ouvir Gil Gomes o maior repórter policial do país. A exemplo de Gil Gomes também Zé Béttio está "mandando ver" na Rádio Record todos os dias. E o povo brasileiro acorda as 5 da manhã com a marca registrada: "Acorda véio; dona de casa acorda o véio, joga agua no véio". E a partir das 7 horas quem não se liga nas frases:"Ennnttttãããããoooo o bbbaaaanddddiiiiiiddddddo se deeeeuuuu mmmaaaaalllllll...mmmmuuuuuiiiiittttto mmmmaaaaalllll". É o rádio em Ondas Médias (AM) e Ondas Curtas (OC) informando, educando, orientando e divertindo o povo brasileiro, como diria Joseval Peixoto: "Dos pampas aos seringais".

Novidades
A recente mudança de opinião do Ministro das Comunicações Hélio Costa não me surpreendeu. Muito se especulou sobre o Rádio Digital, hoje ainda sem solução. A televisão está no mesmo patamar. Reclamações de todos os lados desde que o sistema digital foi implantado. Já ouvi e li muito sobre o sistema digital para o rádio no Brasil. Em 2002 um engenheiro me confidenciou ter participado de uma demonstração do sistema europeu. Falou maravilhas do que viu. Afirmou que esse sistema permitiria as emissoras operar com quatro programações diferenciadas na mesma freqüência. Fiquei esperançoso que isso ocorresse. Levou algum tempo até que o Ministro das Comunicações desse a palavra final. O padrão escolhido pelo governo brasileiro foi o americano "In Band On Channel" (Iboc, na sigla em inglês), abrindo mão da opção européia de “Digital Radio Mondiale” (DRM). Entendeu-se na época que por não permitir a transmissão simultânea da programação em analógico e digital, o sistema europeu, deixaria todo mundo fora do ar. O Brasil foi o quarto país do mundo a adotar rádio digital, atrás dos Estados Unidos, Canadá e México. Mas esse sistema acabou mostrando-se inviável para nosso país. Nem bem implantado já foi abandonado pelo Ministro das Comunicações Hélio Costa. Hoje vivemos uma incógnita sobre o assunto.

Rádio Online
Enquanto isso surge a informação de que teremos rádio online (foto) para automóveis. Transcrevo a seguir o que foi publicado pelo Info Blogs da Editora Abril, por Marco Aurélio Zanni a respeito: “A ideia do rádio pela web é velha, o duro era conectar o som à internet estando no lugar onde mais se ouve rádio: no carro. Agora que o 3G deu um jeito nisso, a Blaupunkt desenhou essa coisa linda aí em cima e vai mostrar o aparelho pronto na CES. Por esse equipamento, você consegue sintonizar as rádios AM e FM, além de acessar milhares de estações do mundo pela internet. O legal é que não é preciso pagar um plano só para isso, pois o equipamento pode usar a conexão do seu celular, via Bluetooth. O lance é uma parceria da Blaupunkt (a marca multimídia da Bosch) com a miRoamer, responsável por fazer a transmissão. Poucos detalhes foram revelados, mas, pelo que dá para ver na imagem, será possível ligar um player de MP3 pela porta USB e fazer ligações pelo celular, usando o Bluetooth e a própria tela do rádio”. Quem sabe em 2009 o rádio possa ser olhado com mais respeito.

É isso aí.