sábado, 7 de junho de 2008

BONAMIGO DEIXA O PARANÁ CLUBE

Após o empate com o Ceará neste sábado em Curitiba, o treinador Paulo Afonso Bonamigo de comum acordo após o jogo deixou o comando técnico do tricolor paranaense. Com ele também deixaram o clube os auxiliares Alciney Miranda e Edson Gonzaga além do preparador físico Solivan Della Vale. O presidente do Paraná Clube Aurival Correia afirmou que o novo treinador deverá ser anunciado nas próximas horas. Bonamigo deixou o clube sem vencer no atual campeonato. Foram três empates e duas derrotas que deixam o Paraná na ultima colocação do Campeonato Brasileiro. Em Porto Alegre já surgiu a informação que Bonamigo poderá acertar seu ingresso no SC Internacional.

SÁBADO DE GOLEADAS NO BRASILEIRÃO

São Paulo e Flamengo golearam seus adversários na abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado. No Morumbi o São Paulo obteve sua primeira vitória vencendo por cinco a um o Atlético Mineiro. Na primeira fase o tricolor fez quatro a zero com Hernanes, Joílson, André Dias e Hugo. Na fase final o Atlético descontou com Coelho e o São Paulo fechou o marcador novamente com Hugo. Apitou Péricles Bassols Pegado Cortez do Rio. Renda: R$ 69.980,90 com 7.609 torcedores presentes. Venceu o São Paulo de: Rogério Ceni; Jancarlos, Miranda, Alex Silva e Jorge Vagner; André Dias, Hernanes, Joílson e Hugo (Júnior); Aloísio (Éder Luis) e Borges. O Atlético Mineiro perdeu com: Juninho; Coelho, Welton Felipe (Serginho), Leandro Almeida e Thiago Feltri (Beto); Vinícius, Renan, Rafael Miranda e Petkovic; Renan Oliveira e Almir (Gedeon). No Maracanã o Flamengo massacrou o Figueirense por cinco a zero assumindo momentaneamente a liderança isolada do campeonato. Marcinho (3) e Souza (2) foram os goleadores do jogo apitado por Leandro Pedro Vuaden do Rio Grande do Sul. Venceu o Flamengo com – Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas (Kleberson), Toró (Obina), Ibson e Marcinho; Maxi Biancucchi (Éder) e Souza. Figueirense – Wilson; Léo Matos (Anderson Luis), Bruno Aguiar, Vinícius e Asprilla; Magal, Diogo (Ramon), Cleiton Xavier, Marquinho e Rodrigo Fabri (Edu Sales); Wellington Amorim. Completando tivemos o empate em zero a zero entre Ipatinga e Náutico na cidade de Ipatinga. O jogo foi dirigido por Guilherme Cereta de Lima de São Paulo. Os times: Ipatinga - Fred, Mariano, Tiago Vieira, Gian e Edimar (Barone); Leandro Salino, Marcelo Costa (Luciano Mandi), Rodriguinho e Gerson Magrão; Neto Baiano e Adeílson (William). Náutico - Eduardo, Ruy, Vagner, Negrete e Itaqui (Helton); Everaldo, Ticão, Alceu e Geraldo; Felipe (Kuki) e Wellington (João Paulo). Amanhã a rodada será completada com mais sete partidas. Os jogos das 16 horas: Atlético Paranaense e Goiás em Curitiba com arbitragem de Paulo César de Oliveira, Grêmio e Fluminense em Porto Alegre com Evandro Rogério Roman, Portuguesa de Desportos e Internacional no Canindé com Wagner Tardelli Azevedo e Sport e Palmeiras na Ilha do Retiro com Jailson Macedo Freitas da Bahia. Às 18h10 teremos Botafogo e Coritiba no Engenhão com Alicio Pena Junior, Vitória e Santos no Barradão na estréia do treinador Cuca com Marcelo de Lima Henrique do Rio no apito e Cruzeiro e Vasco da Gama no Mineirão com Wilson de Souza Mendonça.

CORINTHIANS GOLEIA E LIDERA

Por quatro a um o Corinthians com uma equipe mista goleou neste sábado o Grêmio Barueri dentro da Arena Barueri e manteve-se na liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série “B”. Acosta, Ávalos contra, Lima e Douglas marcaram para o Corinthians, Márcio Caréca descontou. Apitou Rodrigo Martins Cintra. Venceu o Corinthians de: Felipe; Alessandro (William), Fábio Ferreira, Carlão e Wellington Saci; Nilton, Elias, André Santos (Éverton Ribeiro) e Douglas; Acosta (Marcel) e Lima. Grêmio Barueri - Renê; Max Carrasco, Ávalos, Duílio e Márcio Careca; Goeber, Rodrigo Pontes, Flávio (Márcio Senna) e Guaru (Flavinho); Fernando e Thiago Humberto (Alberto). Em Curitiba no Estádio Durival Brito e Silva o Paraná voltou a empatar mantendo-se na lanterna do campeonato. Dois a dois o placar final contra o Ceará. Gols de Marcelinho e Ewerton para os paranaenses e Luis Carlos e Willian César para os cearenses. Apitou o gaúcho Fabrício Neves Correa que expulsou João Paulo do Paraná e Rones do Ceará. Renda: R$ 75.120 com 4.906 pagantes. Equipes: Paraná: Gabriel; Ângelo, Daniel Marques, João Paulo e Thyago Fernandes; Vágner, Naves (Gilson), Giuliano e Éwerton (Élvis); Joélson (Clênio) e Marcelinho. Ceará - Marcelo Bonan; Michel, Zé Adriano (Rones), Dezinho e Alex Braz; Chicão, André, Cleisson e William César (Michel); Ciel e Luiz Carlos (Luciano). Em Criciúma, o Bahia na estréia do treinador Arthurzinho venceu o Criciúma por dois a um. Galvão e Bruno Cazarine marcaram para o Bahia, o goleiro Zé Carlos cobrando pênalti descontou. Apitou Edílson Ramos da Mata. Equipes: Criciúma - Zé Carlos; Patrick (Luciano Bebê), Sílvio Criciúma, Cláudio Luiz e Cláudio; Basílio (Leomir), Luís André, Coutinho e Valdeir; Jael (Jean Coral) e Zulu. Bahia - Darci; Luciano Baiano, Cléber Carioca, Rogério e Adilson; Fausto, Emerson Cris, Ávine e Elias (Padovani); Bruno Cazarine (Rivaldo) e Galvão (Juca).

PORTUGAL E REP.CHECA VENCEM

Duas partidas marcaram neste sábado o início da 13ª EUROCOPA organizada pela UEFA. O primeiro jogo aconteceu em Basiléia na Suíça no St. Jakob Park onde a República Checa venceu a Suiça por um a zero. Svérkos (foto) aos 26 do segundo tempo marcou o único gol da partida. Dirigiu o jogo o italiano Roberto Rosetti. Venceu a República Checa com: Chech: Grygera, Polak, Galasek e Jankulowski: Sionko (Kovac), Plasil, Rozenhal e Jarolim (Svérkos); Koller (Vicek) e Ujfalushi. Perdeu a Suíça com – Benaglio: Magnin, Senderos, Lichtsteiner (Vonlanthen) e Inler; Fernandes, Barnetta, Frei (Hakan Yakin) e Streller: Behrami (Derdyiok) e Mueller. Em Genebra, Portugal estreou com triunfo sobre a Turquia por dois a zero gols de Pepe (foto) e Raul Meireles no segundo tempo. Apitou o alemão Herbert Fandel. Venceu Portugal dirigido pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari com – Ricardo; Bosungwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira: Petit, João Moutinho, Deco (Raul Meireles) e Simão (Fernando Meira); Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes (Nani). A Turquia perdeu de: Demirel: Cetin, Hakan Balta, Mehmet Aurélio, Gökhan Zan (Emre Asik) e Velözoglu: Kahveci, Sanli e Kazim Kazim; Meylüt Erdinç (Sentürk) e Hamit Altinton (Sarioglü). Os jogos disputados foram válidos pelo Grupo “A”. Na segunda rodada teremos na quarta-feira (11) em Genebra às 13 horas, República Checa e Portugal e às 15h35 na Basiléia, Suíça e Turquia.

CAMPEONATO BRASILEIRO: TRÊS JOGOS HOJE

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da divisão principal – Série “A” – será aberta no final da tarde deste sábado com três jogos. No Morumbi em busca de melhores dias São Paulo e Atlético Mineiro se enfrentarão às 18h20. Muricy Ramalho que ganhou “mão forte” do presidente Juvenal Juvêncio terá que improvisar o time tricolor por problemas de contusão e cartões. Péricles Basssols Pegado Cortez do Rio vai apitar o tradicional jogo que em 1977 decidiu o Campeonato Brasileiro a favor do São Paulo. As equipes prováveis: São Paulo – Rogério Ceni; Joilson, Alex Silva, Juninho, Miranda e Jorge Vagner: André Dias, Hernanes e Hugo; Borges e Aloísio. Atlético Mineiro - Juninho; Coelho, Leandro Almeida, Vinícius, e Thiago Feltri; Welton Felipe, Rafael Miranda, Renan e Petkovic; Almir e Renan Oliveira. No Maracanã o Flamengo sob o comando de Caio Junior receberá o Figueirense que leva grande vantagem no confronto com o Flamengo. Em 12 partidas realizadas o time catarinense venceu 6 jogos, perdeu três e empatou três. Apitará Leandro Pedro Vuaden do Rio Grande do Sul. perdeu três e empatou três. Quadros prováveis: Flamengo – Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Ibson e Marcinho; Maxi Biancucchi e Souza. Figueirense –Wilson; Vinicius, Bruno Aguiar e Asprilla; Léo Matos, Magal, Diogo, Cleiton Xavier, Rodrigo Fabri e William Mathias; Wellington Amorim. No Ipatingão o Ipatinga enfrentará o Náutico Capibaribe buscando sua segunda vitória. O jogo será dirigido por Guilherme Cereta de Lima de São Paulo. Os times eventuais: Ipatinga - Fred; Mariano, Thiago Vieira, Gian e Rodriguinho; Leandro Salino, Mateus, Marcelo Costa e Gérson Magrão; Ricardinho e Neto Baiano. Náutico Capibaribe - Eduardo; Ruy, Negretti, Vagner, Everaldo e Itaqui; Alceu, Ticão e Geraldo; Felipe e Wellington.

CORINTHIANS JOGA COM TIME MISTO

A quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série “B” será encerrada hoje com quatro partidas. Destaque para o jogo do Corinthians contra o Grêmio Barueri na Arena Barueri às 16h10. Preservando o elenco para a final da Copa do Brasil o treinador Mano Menezes vai poupar diversos titulares do time alvinegro para o jogo desta tarde. O Corinthians deverá colocar em campo: Felipe: Alessandro, Fábio Ferreira, Carlão e Wellington Saci: Nilton, Elias, Douglas e André Santos; Lima e Acosta. O Grêmio Barueri terá – Renê; Duílio, Ávalos e Diego; Leyrielton, Rodrigo Pontes, Flávio, Guaru e Márcio Careca; Thiago Humberto e Marquinhos. Apitará Rodrigo Martins Cintra. Em Curitiba o Paraná Clube tentará sua primeira vitória enfrentando o Ceará em partida que será apitada por Fabrício Neves Correa do Rio Grande do Sul. Equipes: Paraná – Gabriel; Ângelo, Daniel Marques, João Paulo e Thyago Fernandes; Vágner, Naves, Giuliano e Éverton; Joélson e Marcelinho. Ceará - Marcelo Bonan; Michel, Zé Adriano, Dezinho e Alex Brás; André, Chicão, Cleisson e Willian César; Ciel e Luiz Carlos. No Estádio Heriberto Huelse o Criciúma receberá o Bahia agora dirigido por Arthurzinho. A partida será apitada por Edílson Ramos da Mata do Mato Grosso. Criciúma – Zé Carlos; Patrick, Sílvio Criciúma, Cláudio Luiz e Cláudio; Basílio, Luís André, Coutinho e Valdeir; Zulu e Jael. Bahia - Darci; Marcone, Cléber Carioca e Padovani; Luciano Baiano, Émerson Cris, Fausto, Elias e Ávine; Bruno Cazarine e Galvão. Completando jogarão às 20h30 no Serra Dourada em Goiânia, Vila Nova e América de Natal. Caberá a Rogério Lima da Rocha do Sergipe a arbitragem. Times: Vila Nova - Max; Osmar, Luís Carlos, André Leone e Marcel; Heleno, Guilherme, Reinaldo e Caíco; Wando e Túlio Maravilha. América - Fabiano; Maizena, Anderson Bill, Robson e Raí; Emerson, Jéferson, Daniel e Fábio Neves; Paulo Matos e Nicácio.

EUROCOPA-2008 COMEÇA HOJE

A Décima Terceira Eurocopa inicia-se hoje em Basiléia na Suíça e vai terminar dia 29 em Viena na Áustria. Dezesseis países vão disputar 31 partidas para ser conhecido o campeão deste ano. Na primeirta fase de hoje até o dia 18 teremos os 16 países divididos em quatro grupos. Grupo “A” – Portugal, República Checa, Suíça e Turquia; Grupo “B”- Alemanha, Áustria, Croácia e Polônia; Grupo “C” - França, Holanda, Itália e Romênia e Grupo “D” – Espanha, Grécia, Rússia e Suécia. Grandes países como Inglaterra, Bélgica, Noruega e a Dinamarca não conseguiram classificação. Até aqui a Alemanha é a maior vencedora com três títulos, seguida da França com dois, Dinamarca, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Republica Checa e Rússia com um título. De 1960 (primeira competição) até 1976 o torneio contou com quatro países participantes. De 1980 a 1992 elevou-se para oito o número e desde 1996 tem a presença de 16 países. Os jogos serão realizados nas cidades de Basiléia, Berna, Genebra e Zurique na Suíça, Innsbrusck, Klagenfurt, Salzburg e Viena na Áustria. Michel Platiní atual presidente da UEFA entidade organizadora da Eurocopa é o maior artilheiro da competição com 9 gols, em cinco jogos na Euro de 1984 na França. Alemanha (15), Holanda e França (14) foram os países que mais venceram jogos na Eurocopa que a exemplo da Copa do Mundo define os finalistas através de jogos eliminatórios. Hoje na abertura teremos duas partidas pelo Grupo “A”. Em Basiléia às (12h45) horário de Brasília a Suíça enfrentará a República Checa, no Saint Jakob Park. Caberá ao italiano Roberto Rosetti a arbitragem do jogo. Às 15h45 em Genebra no Stade de Genève acontecerá a estréia de Portugal contra a Turquia. Apitará o alemão Herbert Fandel. A seleção lusitana dirigida pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari deverá alinhar: Ricardo: Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, Deco, Moutinho e Simão; Cristiano Ronaldo e Nuno Gomes. Na última edição da Eurocopa disputada em Portugal em 2004 a Grécia foi a campeã vencendo na final a seleção da casa por um a zero.

BOLA DA EURO É CRITICADA

Apesar de toda a tecnologia usada pela empresa a bola fabricada para a Eurocopa-2008 já levantou reclamações. Os goleiros que a partir de hoje estarão participando da competição já emitiram sua opinião sobre a EUROPASS a bola oficial do evento organizado pela UEFA. “A bola muda de direção a toda hora, parece que está em todo lugar, principalmente nos chutes de longe", falou Stipe Pleitkosa, goleiro da Croácia. “Essas bolas não são feitas para os goleiros", afirmou o experiente Edwin van der Sar, da Holanda” . “Você nunca sabe para onde ela vai”, criticou Petr Cech, da República Tcheca. O goleiro Ricardo da Seleção de Portugal disse: “Todas as novidades tecnológicas do futebol atual são feitas para o prejuízo dos goleiros. Nada é feito a nosso favor”. Vejamos como a bola se comportará e que tipo de análise os goleiros farão após a Euro-2008.

SELEÇÃO DÁ VEXAME HISTÓRICO

Perder faz parte do futebol, mas perder do jeito que perdeu ontem à noite a Seleção Brasileira é lamentável. Pela primeira vez na história fomos derrotados pela Venezuela. Dois a zero o placar final do amistoso realizado no Gillette Stadium em Boston. O venezuelanos passaram a “gillette” no Brasil e fizeram barba, cabelo e bigode. Foi simplesmente inacreditável o comportamento da seleção brasileira. Não adianta a estatística do jogo mostrar que tivemos 70% da posse de bola. O que interessa é o placar final. E em Boston ficou registrada a primeira vitória da Venezuela sobre o Brasil em 39 anos de confronto. Até então o Brasil havia vencido os 17 jogos realizados, marcado 78 gols e sofrido apenas quatro. Ontem o selecionado brasileiro ciscou, ciscou e não teve nenhuma objetividade. Maldonado aos 5 e Vargas aos 43 no primeiro tempo fizeram os gols. Apitou Jair Marrufo dos Estados Unidos. 54.045 torcedores (milhares de brasileiros inclusive) vaiaram a seleção brasileira ao final do primeiro tempo e foram embora bem antes do jogo terminar. O Brasil perdeu de: Doni: Daniel Alves (Maicon), Luisão, Henrique e Gilberto; Gilberto Silva (Josué), Anderson (Rafael Sobis), e Elano (Mineiro); Robinho, Alexandre Pato (Diego) e Adriano (Luis Fabiano). A Venezuela orientada por César Farias conseguiu uma vitória histórica com: Vega; Chacón, Boada, Rey e Hernandéz (Fuenmayor); Vitalli, Rincón (Evélio Hernandez), Arango (César Gonzáles) e Rojas (Lucena); Vargas (Rondon) e Maldonado (Arismende). Como diria o comentarista esportivo Paulo Roberto Martins: “O Brasil foi péssimo dos péssimos”. Uma vergonha o comportamento da nossa seleção. Se repetirmos contra Paraguai e Argentina o futebol desta sexta-feira com certeza ficaremos de fora pela primeira vez na história de uma Copa do Mundo. É cedo para esse tipo de análise, mas é melhor prevenir do que remediar. Dunga não tem condições para ser o treinador da seleção principal do Brasil. A CBF ainda tem tempo de se conscientizar disso.