quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CRONISTAS TEM NOVA ASSOCIAÇÃO

 

A crônica esportiva do Brasil vive um novo tempo. Depois de muitos anos sob o jugo da ABRACE (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos), foi criada uma nova Entidade, ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil), tendo como fundadoras oito associações estaduais que discordaram frontalmente das diretrizes da antiga entidade.

As associações do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rondônia e Rio Grande do Norte chegaram à constatação de que a ABRACE não atendia mais às aspirações da classe, tendo deixado de exercer o papel de defesa dos direitos dos cronistas esportivos, com atitude e transparência.
Assim, este grupo decidiu compor uma chapa para disputar a eleição contra o presidente Aderson Maia, que já estava havia 18 anos no cargo, como forma de salvar a ABRACE. A eleição de março de 2013, entretanto, mostrou que há uma rede de proteção ao presidente que pretende se perpetuar no poder e que venceu novamente. A derrota, entretanto, foi o pontapé inicial de uma nova revolução na classe e as oito associações estaduais decidiram fundar uma nova associação nacional. Depois de várias discussões, em reuniões que se prolongaram ao longo do ano de 2013, nasceu a ACEB para, de fato e de direito, representar os cronistas esportivos em nível nacional. O fato se materializou no dia 22 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, com a criação da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil. O presidente da ACERJ-RJ, Eraldo Leite, foi eleito presidente da nova entidade, tendo como 1º vice-presidente Márcio Martins (presidente da ABCD-BA) e como 2º vice-presidente Isaías Bessa (ACEP-PR). O registro da nova Entidade foi finalizado neste dia 18 de fevereiro de 2014, às 08h52, no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, no Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o número 19.737.108/0001-90.
Embora fundada por apenas oito associações estaduais, todas as demais associações estaduais de cronistas esportivos podem pedir filiação à ACEB, bastando encaminhar um documento oficial ao presidente (endereço eletrônico provisório é: eraldoleite@uol.com.br) ou à sede da ACERJ (Rua da Quitanda 45/4º andar, Centro, Rio de Janeiro, CEP: 20011-030), que será a sede da ACEB enquanto durar o atual mandato, de dois anos.
A partir de agora, os cronistas esportivos podem procurar sua associação estadual e requisitar a credencial ACEB 2014, válida em todo o território nacional. Assim também, podem ser solicitadas as credenciais internacionais AIPS. Quem já for associado e precisar apenas da renovação deve procurar sua entidade estadual para solicitar a credencial AIPS 2014/2015 e efetuar o pagamento. Quem ainda não for, deve acessar o site da AIPS para preencher o cadastro, fazer a solicitação e entregar na sua entidade estadual. Ela será enviada à ACEB e posteriormente à AIPS, com o devido pagamento. Informações adicionais podem ser obtidas nas associações estaduais de cronistas esportivos.
Primeira Diretoria
Presidente: Eraldo Luís Tinoco Barbosa Leite (ACERJ-RJ), 1º Vice-Presidente: Márcio Martins Barbosa (ABCD-BA) e 2º Vice-Presidente: Isaías Aparecido Bessa (ACEP-PR).
 
Conselho Especial
Lóris Baena Cunha (ACERJ-RJ), Luiz Ademar Campos Júnior (ACEESP-SP), Liszt Coutinho Madruga (ACERN-RN).
Conselho Fiscal - Membros Efetivos
Erick Castelhero (ACEESP-SP), Volner Neli Alonso de Aguiar, Carlos Augusto da Cruz (AMCE-MG).
Suplentes
Eduardo Vieira Gabardo (ACEG-RS), Rafael Correa Ribeiro Marques (ACERJ-RJ), Antonio Cláudio Perrout (ACERJ-RJ).