quarta-feira, 2 de julho de 2008

TÉCNICOS: EM ALTA E BAIXA

Enquanto na Alemanha Jürgen Klinsmann deu sua primeira entrevista como novo treinador do Bayern de Munique afirmando que quer os títulos de campeão da Alemanha, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, na primeira temporada, aqui no Brasil tem técnico ameaçado. A informação publicada no site do Jornal dos Sports dá conta que Geninho já estaria ameaçado no Botafogo. Embora admirado pelos jogadores ele não conseguiu motivar o elenco depois dos insucessos recentes na Copa do Brasil e Campeonato Carioca. Com isso já estariam sendo consultados alguns treinadores como Dorival Junior e Vagner Benazzi. Geninho vai completar um mês no comando do time alvinegro amanhã e só uma vitória no domingo contra o Grêmio no Engenhão poderá mudar a história.

DINAMITE SE APRESENTA

Esta manhã quando treinavam em São Januário os jogadores do Vasco da Gama receberam uma visita bastante agradável e surpreendente. O novo presidente do clube Carlos Roberto de Oliveira, 54 anos ou simplesmente Roberto Dinamite um dos maiores ídolos da história cruzmaltina. Ele desceu até o gramado para se apresentar aos jogadores do clube. Apertou a mão de um por um sendo ciceroneado por Edmundo. Falou que sabe como será difícil administrar o clube, mas prometeu todo empenho para que o Vasco da Gama esteja sempre entre os primeiros. Roberto Dinamite ao contrário do que se noticiou, manteve Antonio Lopes no comando da equipe. Recebeu também um telefonema de Romário que passa férias no exterior cumprimentando-o e colocando-se a diposição para colaborar. Romário pediu também que o Vasco reutilize a camisa 11 que havia sido aposentada por Eurico Miranda.

BRASIL DESPENCA NO RANKING DA FIFA

A FIFA acaba de divulgar o Ranking do mês de Julho e o Brasil caiu para o quarto lugar. A surpresa foi à Espanha que pela primeira vez aparece em primeiro lugar. A conquista invicta da Eurocopa teve reflexo imediato. Vejam os números: Em primeiro Espanha com 1557 pontos, segundo - Itália com 1404, em terceiro Alemanha 1364, quarto Brasil 1344, quinto Holanda 1299, sexto Argentina 1298, sétimo Croácia 1282, oitavo República Checa 1146, nono Portugal 1104 e em décimo a França com 1053 pontos.

FUTEBOL PARANAENSE: BAGUNÇA VAI ACABAR

Estou apostando na administração Hélio Cury à frente da Federação Paranaense de Futebol. Seu comportamento sério me leva a crer que o futebol paranaense vai trilhar por novos caminhos a partir de agora. Uma medida exemplar a entidade acaba de adotar para acabar com os “clubes de fachada” que proliferam no futebol. São essas agremiações criadas sem ter endereço certo, estádio e que de repente somem do mapa deixando para trás muito prejuízo. Com o título “Manutenção do município sede das entidades para a prática desportiva”, a FPF baixou ato que segue: “O Presidente da Federação Paranaense de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade”,
CONSIDERANDO a necessidade de valorizar os campeonatos estaduais; CONSIDERANDO a necessidade de respeito aos torcedores e demais envolvidos com o desporto profissional; CONSIDERANDO a necessidade de haver um mínimo de identificação da entidade de prática desportiva com o município de origem e a população da região, para garantia de um público mínimo durante as competições,
RESOLVE
1- Fica vedada alteração da sede da entidade de prática desportiva profissional para outro município, dentro da jurisdição da Federação Paranaense de Futebol.
2- A mudança de sede de entidades de prática desportiva profissional para outro município será tida como irregularidade cadastral, impedindo a entidade de disputar qualquer campeonato.
3- O mando de campo das entidades de prática desportiva profissionais deve ocorrer em praça de desporto de seu município sede, ou em estádio previamente aprovado pela Federação Paranaense de Futebol, desde que solicitado com antecedência mínima de 10 (dez) dias.
4- Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
NR: Parabéns presidente Hélio Cury, vamos moralizar o futebol do Paraná e que sirva de exemplo para os demais estados brasileiros.

LIBERTADORES: DECISÃO É HOJE NO RIO

Esta noite será conhecido o campeão da 49ª edição da Copa Libertadores da América quando Fluminense FC e Liga Deportiva Universitária (LDU) do Equador jogarão no Maracanã. Pela primeira vez uma final da competição será no Maracanã com certeza com a presença de 80 mil torcedores. O Fluminense perdeu o primeiro jogo na última quarta-feira em Quito por quatro a dois. Vencendo por dois gols de diferença levará a decisão para uma prorrogação de 30 minutos. Se vencer por três gols conquistará o título. O jogo será iniciado às 21h50 com arbitragem do argentino Hector Baldassi. Os prováveis times para o jogo desta noite. Fluminense - Fernando Henrique; Gabriel, Thiago Silva, Luis Alberto e Junior César; Ygor, Arouca, Dario Conca e Thiago Neves; Washington (Dodô) e Cícero. A equipe equatoriana terá: Cevallos; Calle, Araújo e Campos; Guerrón, Vera, Urrutia, Bolaños e Ambrossi; Manso e Bieler.

FENÔMENO SEM CLUBE

Terminou na segunda-feira o contrato de Ronaldo, o fenômeno com o AC Milan da Itália. E as informações de Milão dão conta que ele não foi procurado para renovar com o clube. Ronaldo, 31 anos, eleito em três ocasiões como o melhor do mundo está em fase final de recuperação da última contusão que o levou a mais uma cirurgia. O Flamengo pretende conversar com o jogador quando ele estiver recuperado disse o vice de futebol Kleber Leite. Ontem surgiu uma outra especulação a respeito do destino de Ronaldo. O São Paulo FC poderia vir a investir no jogador assim como fez recentemente com Adriano. Ouvido a respeito o treinador Muricy Ramalho mostrou-se favorável à presença do fenômeno.

O SUBSTITUTO DE FELIPÃO

A Federação Portuguesa de Futebol cogitou José Mourinho, que recentemente assumiu o comando técnico da Internazionale de Milão para substituir Luiz Felipe Scolari. O treinador português teria declinado. Agora as atenções voltam-se para Carlos Queiroz. O Jornal Record de Portugal cita em seu site no dia de hoje: “O professor, o técnico do discurso alinhado, da organização, do detalhe. O potencial sucessor de Scolari é... o oposto de Scolari. Queiroz não vai motivar jogadores citando frases históricas. Não é o seu perfil, sempre se agarrou a algo de substancial para tomar decisões, sempre foi mais cerebral do que impulsivo. Scolari teve o seu sucesso, Queiroz reúne condições para traçar o próprio mas a Federação deverá analisar a pertinência da aposta no português, que só será bem sucedida se forem reunidas todas as condições de trabalho. Muito provavelmente, o país não estará preparado para acolher um nome que não seja estrangeiro. Muito provavelmente, um português será sempre sujeito a maior pressão. E mais susceptível às pressões dos clubes”. Carlos Queiroz, nascido em Moçambique, assistente técnico de Alex Ferguson no Manchester United desde 2001 foi apontado como nome ideal para assumir o comando da seleção de Portugal por Silva Resende, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Queiroz treinou o Real Madrid na temporada 2003-04 e era o técnico da seleção portuguesa que conquistou o Mundial Sub-20 em 1991. Resende disse não saber se o auxiliar de Ferguson estaria disponível para o cargo, mas que ele possui prestígio internacional e títulos no currículo. Carlos Queiroz já comandou a seleção principal de Portugal entre 1991 e 1993, mas não conseguiu levar a equipe à Copa do Mundo de 1994.

A FORÇA DOS GRANDES CLUBES

Os clubes de futebol do Brasil continuam utilizando os métodos aplicados em nosso país nos tempos dos coronéis. De acordo com os dirigentes do Coritiba FC a SE Palmeiras fez uma “lavagem cerebral” para tirar o zagueiro Jéci. O diretor de futebol do clube paranaense Homero Halila concordou com as afirmações do presidente Jair Cirino. “O problema é que lavagem cerebral no jogador foi bem feita. O Luxemburgo devia fazer uma proposta para treinar o Coritiba. Ele quer levar tudo mundo daqui. Seria mais fácil treinar o nosso time", disse o dirigente. O verdão coxa-branca tentou de todas as formas manter o jogador. O Coordenador de futebol o ex-jogador Paulo Jamelli reuniu-se com representantes do Guaratinguetá dono do passe de Jéci para evitar a transferência. Consta que a saída do zagueiro não foi por questões financeiras, mas uma decisão pessoal de Jéci que entende ser mais interessante jogar no futebol paulista. Jéci, 28 anos foi contratado para o lugar de Henrique também ex-jogador do Coritiba e que o Palmeiras negociou com o Barcelona da Espanha.