quinta-feira, 6 de maio de 2010

UM FATO EM FOCO

A falta de respeito não é de hoje. No futebol vai aumentando diariamente e fazendo que antes amigos ou companheiros, se tornem em inimigos declarados. Todos os dias se ouve provocações. Essas deveriam não passar disso, mas, estão ultrapassando todos os limites que a educação permite. E hoje não se respeita mais ninguém. É dirigente desrespeitando dirigente, jogador a jogador e agora jogadores a dirigentes, técnicos e outros. No domingo na comemoração do título na Vila Belmiro, comandados por Robinho, os santistas tiveram uma atitude anti-desportiva para com Vanderlei Luxemburgo. Isso ultrapassou fronteiras e feriu os brios de um treinador que já comandou grande parte desses mesmos jogadores. Ontem essas provocações tomaram uma dimensão exagerada. E o pior é ouvir jogadores como Léo dizer “Foi tudo por causa de uma bobagem, mas, não adiantou nada, afinal ganhamos o jogo respeitando o Atlético”. Para Robinho teria sido uma brincadeira mal interpretada e que o treinador Luxemburgo teria apelado na resposta. Essa polêmica, essa falta de respeito ao ex-comandante, levou-o a declarar: “ Minha história no Santos acabou. Só boto meus pés de novo aqui como adversário". E finalizou: “Estou decepcionado com Robinho, que antes humilde hoje se acha o supra-sumo”. Registro o fato pois acho profundamente lamentável que um jogador que deverá ser um dos nossos representantes na Copa do Mundo da África do Sul, tenha atitudes impensadas, infantis, demagógicas, como essa. Acorda Robinho. Você não passa de um simples “coadjuvante” no Santos e pelos times pelos quais você passou ou ainda passará. Você não é o Pelé que você acha ser. Sua súbita ascensão no futebol o fez arrogante e desrespeitoso. Normalmente a queda é mais rápida que a ascensão. Respeite as pessoas para ser respeitado. É isso aí.

CORINTHIANS ELIMINADO NA LIBERTADORES

Mesmo vencendo o Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores da América e o sonho no ano do centenário acabou. No Uruguai o Cruzeiro voltou a vencer e garantiu sua classificação as quartas-de-final.
 
O jogo
No Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho o Corinthians derrotou o Flamengo por dois a um, mas acabou sendo eliminado da competição. O Flamengo havia vencido o jogo inicial por um a zero e como fez um gol no jogo de hoje acabou classificado. No primeiro tempo o Corinthians deu a impressão de que se classificaria. Fez dois a zero com um gol contra de David aos 27 minutos e Ronaldo marcando de cabeça aos 39. Na fase final aos 4 minutos Vagner Love marcou para o Flamengo garantindo mesmo com a derrota sua continuidade. Renda: R$ 2.949.424,00 com 35.561 pagantes, com 37,021 torcedores presentes. Dirigiu a partida o uruguaio Roberto Silveira. Jogou o Corinthians de Felipe: Alessandro (Paulinho), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Jucilei), Jorge Henrique (Iarley) e Danilo; Ronaldo e Dentinho. O Flamengo teve Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians e Vinícius Pacheco (Kleberson); Vagner Love (Fierro) e Adriano.
 
Policiamento
A rivalidade entre corinthianos e flamenguistas obrigou a Polícia Militar a reforçar seu efetivo dentro e fora do Estádio Municipal do Pacaembu. Foram escalados 600 policiais do lado externo com 150 viaturas. Do lado interno mais 300 policiais do Batalhão de Choque. Para este jogo foram envolvidos cerca de 2 mil policiais reforçando também a segurança no Metrô bem como escolta aos torcedores do Flamengo. Na madrugada de hoje por volta das 2 horas e às 2h45 pela segunda vez torcedores provocaram um verdadeiro “bombardeio” defronte o Hotel Intercontinental na Alameda Jaú, região dos Jardins onde estava hospedado o Flamengo. Do prédio onde moro presenciei o que mais parecia o início de uma “guerra” tal o volume do foguetório provocado. Acordei assustado pensando tratar-se de tiros de “metralhadora” tal a potência dos fogos disparados. Uma verdadeira loucura. A Polícia foi chamada e não teria encontrado ninguém que provocou o "bombardeio". O segundo ato teve a mesma potência. Moradores dos prédios vizinhos gritavam alto e sem saber exatamente o que estava ocorrendo. Será que a Polícia ou os seguranças do Hotel não viram nada antes dos fatos serem consumados? Alguém precisa dar uma explicação sobre este lamentável acontecimento provocado por vândalos que assolam nosso futebol.

Cruzeiro
Em Montevidéu no Parque Central o Cruzeiro derrotou o Nacional do Uruguai por três a zero e segue na Copa Libertadores. Thiago Ribeiro cobrando falta abriu o placar aos 29 do primeiro tempo. Na fase final logo aos 3 minutos Diego Renan e Gilberto aos 35 definiram a vitória cruzeirense. Dirigiu a partida o argentino Federico Beligoy que expulsou Coates e Varela do Nacional e Leonardo Silva do Cruzeiro. Venceu o Cruzeiro alinhando Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício (Pedro Ken), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto; Kleber (Thiago Heleno) e Thiago Ribeiro (Wellington Paulista).
 
Classificados
Na terça-feira o Chivas Guadalajara classificou-se mesmo perdendo para o Velez Sarsfield em Buenos Aires por dois a zero. Havia vencido o primeiro jogo por três a zero. **** O Estudiantes de La Plata voltou a ganhar do San Luis de Potosí, nesta quarta-feira por três a um e avança a próxima fase.
 
Hoje
As Oitavas-de-final da Copa Libertadores da América encerram-se hoje com três jogos. Em Porto Alegre o Internacional receberá o Banfield. No jogo inicial os argentinos venceram por três a um. ***** Universidad do Chile e Alianza Lima jogarão em Santiago. O time chileno venceu o primeiro jogo por um a zero em Lima. ***** Libertad e Once Caldas se enfrentarão em Assunção. Na primeira partida ocorreu empate sem gols.

Próxima fase
As quartas-de-final da 51a Copa Libertadores da América já tem classificados Chivas, Estudiantes, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo.