segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PRIMEIRO CAMPEÃO É TRICOLOR

O São Paulo FC conquistou pela terceira vez o título da Copa São Paulo de Futebol Junior. Jogando hoje a partida decisiva como parte das comemorações do aniversário da cidade, o tricolor do Morumbi conquistou o primeiro título disputado em 2010.
 
Empate
No tempo regulamentar o jogo terminou empatado em um a um. O Santos fez um a zero no primeiro tempo aos 18 minutos com Renato Mota. Na fase final o São Paulo massacrou o Santos mas só conseguiu empatar com um golaço de Ronieli aos 40 minutos. Pelas oportunidades o São Paulo poderia ter decidido o jogo no tempo normal.
 
Penalidades
A decisão da 41a. Copa São Paulo de Futebol Junior terminou na cobrança de pênaltis. O São Paulo venceu por três a zero graças aos gols marcados por Jeferson, Dener e Marcelinho. E foram só três cobranças. O Santos cobrou com Alan Patrick, Alemão e Renan. E aí consagrou-se o goleiro Richard do São Paulo que defendeu os três pênaltis cobrados pelo Santos.
 
Ficha do jogo
O São Paulo ganhou a Copa São Paulo com Richard; Filipe Aguai (Willian), Fabiano, Bruno e Felipe (Paulo Henrique); Casemiro, Zé Vitor, Jeferson e Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener). O Santos ficou em segundo lugar alinhando: Rafael; Crystian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael); Elivelton, Alan Santos, Alan Patrick e Nicão (Kassio); Renan Mota e Dimba (Tindurim). Renda: R$ 247.025,00 com 23.143 torcedores no estádio.
 
Outros tempos
Trabalhei na Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esportes (SEME) ao tempo do Deputado Caio Pompeu de Toledo, Sérgio Barbour, Caio Luis de Carvalho, Roberto Roth , Nelson Guerra entre outros. Naquela época a SEME organizava e dirigia a competição pelas mãos do Professor Fábio Lazzari, o idealizador do evento. Nunca em momento algum a SEME cobrou ingresso nos jogos da competição. Atualmente além das publicidades estáticas em todos os jogos(que deve render um bom dinheiro) cobra-se ingresso. Isso comprova mais uma vez o momento atual: “o futebol deixou de ser um esporte e se tornou num grande negócio”.

O COADJUVANTE

Nesta segunda-feira em que a cidade de São Paulo comemora 456 anos, o Santos FC poderá confirmar a volta de Robinho. O jogador viria por empréstimo até o final do ano. Robinho caiu em descrédito no Manchester City que lhe paga aproximadamente 450 mil euros de salário, cerca de um milhão de reais. O Santos não tem condições para pagar esse salário, todo mundo sabe. Talvez com parcerias isso possa ser possível. Especula-se que o Manchester City poderá bancar a maior parte desse salário para emprestar o jogador como tem ocorrido com outros jogadores.
 
Opinião
A primeira vista para quem torce pelo time peixeiro à vinda de Robinho poderá ser um grande negócio. Eu disse, poderá. Acontece que o jogador atravessa uma má fase ou ele estaria fazendo jogo de cena para poder deixar o clube inglês onde aliás, nunca se adaptou. São conjecturas. Deixemos isso de lado. Quero colocar mais uma vez minha opinião que vem desde 2002 quando ele estreou no time principal do Santos, passando depois pelo Real Madrid e chegando a Seleção Brasileira. Robinho continua sendo um bom coadjuvante, não um jogador solo como a mídia brasileira o qualificou desde a estréia. Robinho nunca foi e nunca será um segundo Pelé como tentaram mostrá-lo. Oxalá um dia possa me desmentir e provar que não passa de um mero coadjuvante. É isso aí.