terça-feira, 14 de maio de 2013

ACABOU PRO PALMEIRAS


Duas falhas, uma do goleiro Bruno e outra do zagueiro Henrique foram cruciais para o Palmeiras ser eliminado na Copa Libertadores da América esta noite. Jogando no Pacaembu o Palmeiras perdeu por dois a um para o Tijuana do México depois de empatar a primeira partida em zero a zero. O time brasileiro começou atacando e criando chances até que aos 26 minutos o Tijuana com a colaboração do goleiro Bruno abriu o placar com Riscos. No primeiro tempo o árbitro permitiu muitas jogadas violentas dos mexicanos e fez uma lambança ao expulsar jogador do Tijuana. Voltou atrás ao ser informado que o cartão amarelo era o primeiro. Na fase final Arce fez o segundo gol azteca aos 6 minutos em falha de Henrique. O Palmeiras descontou aos 16 minutos com Souza marcando de pênalti. Depois do gol o Palmeiras colocou o “coração na ponta da chuteira” com muita garra e determinação, mas errou demais nas conclusões. E o jogo terminou mesmo com a vitória do Tijuana por dois a um eliminando o Palmeiras da competição. O Tijuana pegará o Atlético Mineiro nas quartas-de-final.

Súmula
Com péssimo desempenho dirigiu o jogo o venezuelano Juan Soto  queexpulsou o zagueiro Aguillar aos 40 minutos do segundo tempo. Renda: R$ 1.898.377 com 34.896 pagantes, 36.452 público total. Jogou o Palmeiras com Bruno; Airton. Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira (Juninho); Márcio Araújo, Charles (Maikon Leite), Tiago Real e Wesley (Souza); Vinícius e Kleber. Os mexicanos colocaram em campo Saucedo; Nunez, Gandolfi (Ortiz), Aguillar e Castillo; Arce, Pellerano, Corona (Madueña) e Ruiz; Martinez (Tahuilán) e Riascos.

SELEÇÃO CONVOCADA


A Seleção Brasileira foi convocada por Luiz Felipe Scolari para amistosos e a Copa das Confederações que será realizada no Brasil de 15 a 30 de Junho. O selecionador brasileiro como já se esperava deixou de fora Ronaldinho Gaúcho e Kaká, jogadores experientes e de qualidade.

Convocados
Foram chamados Júlio César, Diego Cavalieri e Jefferson (goleiros), Daniel Alves, Jean, Marcelo e Filipe Luís (laterais), Thiago Silva, David Luiz, Rever, Dante (zagueiros), Fernando, Paulinho, Luiz Gustavo e Hernanes (meio campo), Jadson, Oscar, Lucas, Bernard, Hulk, Leandro Damião, Fred e Neymar (meias e atacantes). Das convocações feitas à presença de Jean como lateral direito é uma invenção que o treinador faz até porque não temos jogadores de qualidade para a posição no momento. Bernard uma revelação do Atlético Mineiro foi a surpresa da relação, pois na verdade ainda não foi testado adequadamente. De qualquer forma a responsabilidade é do treinador pela convocação feita. A propósito, com exceção de Kaká e Ronaldinho Gaúcho a relação de Luiz Felipe Scolari baseia-se no que o nosso futebol dispõe no momento.

RADIAIS, TELEVISIVAS E ESPORTIVAS


Logo mais às 11 horas no Rio de Janeiro será anunciada a lista de jogadores para representar o Brasil na Copa das Confederações. Luiz Felipe Scolari deverá relacionar 23 atletas, dos quais três goleiros. Os treinamentos começarão no dia 27 no Rio de Janeiro passando depois por Goiânia. No dia 2 de Junho a Seleção fará um amistoso contra a Inglaterra no Estádio do Maracanã. O auxiliar Carlos Alberto Parreira teria declarado ao jornal Extra do Rio de Janeiro que Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Daniel Alves, Fred e Neymar estarão na relação para a Copa do Mundo. Será que Luiz Felipe Scolari autorizou essa informação. Ela está publicada inclusive no site da Conmebol.

Muito importante às declarações do Ministro Paulo Bernardo a respeito das comunicações em nosso país. Confirmou que nenhum dos sistemas digitais testados no Brasil será utilizado, pois não solucionarão os problemas do rádio AM. O que chamou a atenção foi sua opinião a respeito das “outorgas” que favoreceram e continuam favorecendo os políticos brasileiros. Ele é totalmente contra. Ele é favorável que as rádios sejam obrigadas a ter programas locais. O Ministro Paulo Bernardo também declarou que a Internet vai superar em pouco tempo todas as demais mídias (televisão, rádio e jornal).  
Nos dias de hoje integrar em redes com as emissoras de outros estados é uma grande fria. No caso das transmissões esportivas poucas emissoras enviam narradores, comentaristas e repórteres para cobrir jogos fora de suas cidades e fora do pais. Quando muito, repórteres. Fazer tubo (off-tube) por questões econômicas é a solução momentânea para o rádio esportivo brasileiro. Tem rádio grande que na atual Copa Libertadores da América não envia absolutamente ninguém para acompanhar os clubes brasileiros. Outras enviam repórteres (poucas) e de vez em quando uma ou no máximo duas deslocam seus narradores para transmitir no Exterior. Essa é a realidade brasileira do rádio esportivo.

O Palmeiras jogará esta noite às 22 horas no Estádio Paulo Machado de Carvalho sua continuidade na Copa Libertadores da América. Vencendo por qualquer placar ao Tijuana do México passará as quartas-de-final para jogar contra o Atlético Mineiro. Se empatar com gols estará eliminado. Se houver empate em zero a decisão será por penalidades máximas. Gilson Kleina deverá colocar em campo Bruno; Airton, Maurício Ramos, Henrique e Marcelo Oliveira; Márcio Araujo, Charles, Souza e Wesley; Vinícius e Cleber. O venezuelano Juan Soto vai apitar. Todos os 35 mil ingressos foram vendidos.
O exemplo do que aconteceu na venda antecipada para o jogo desta noite entre Palmeiras e Tijuana, também foram comercializados antecipadamente todos os ingressos para a partida de amanhã entre Corinthians e Boca Juniors no Pacaembu. O time argentino deverá ter como principal novidade a volta de Riquelme. Por ter vencido o primeiro jogo por um a zero o Boca Juniors virá retrancado num 4-5-1 armado por Carlos Bianchi. O Corinthians não deverá fugir da formação dos últimos jogos. O paraguaio Carlos Amarilla vai apitar o jogo.
As informações sobre o momento da Rádio Guaíba de Porto Alegre, uma das mais importantes do país mostram a cada dia que a situação não é boa. Ontem recebi novas informações agora sobre a ausência de jornalistas na redação da emissora a partir das 22 horas. Nenhum repórter, nenhum redator permanece na emissora após esse horário. O departamento de jornalismo da emissora do Grupo Record fica totalmente parado das 22 às 6 horas da manhã seguinte.

A última foi publicada hoje pelo conceituado jornalista Flávio Ricco especializado em rádio e televisão. Ele escreveu em sua coluna no site UOL: “No Brasil não há nada que chegue próximo, mas a anunciada aquisição da TV Corinthians pelo Grupo Bandeirantes, se vier a se confirmar, acabará em uma perigosa proximidade com o clube. É como vestir a camisa. As consequências ruins, para quem sempre levantou a bandeira de um jornalismo independente, serão inevitáveis”.