quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DE TUDO UM POUCO


Recebo diariamente e-mails perguntando o que estaria acontecendo por não ter mais postado matérias todos os dias. Gostaria de esclarecer aos amigos que os assuntos relacionados do futebol têm nos grandes sites Terra, IG, UOL e dos principais jornais as informações completas do esporte preferido dos brasileiros. E como o que faço é por amor ao jornalismo adotei a filosofia de escrever só sobre assuntos que julgo interessantes. Ok!

Estou feliz com a volta  ao rádio do amigo Bruno Mendonça, excelente repórter com o qual trabalhei em 2009 na Rádio Record e do qual guardo ótimas lembranças. É um dos repórteres da jovem guarda do jornalismo esportivo paulista e brasileiro que deveria estar atuante nas maiores emissoras de São Paulo. Está cobrindo férias do amigo Anderson Cheni na Rádio Capital. Sucesso Bruno e que o Chico Paes de Barros o efetive na emissora. Aliás um pedido ao amigo Chico Paes de Barros: "tire o escorpião do bolso".
Em Curitiba poderemos ter novidades sobre mudanças no rádio esportivo. Paulo Roberto Galo, Capitão Hidalgo e equipe receberam honroso convite para trocar de prefixo. Atualmente comandam o futebol na Rádio Difusora 590AM. O destino poderá ser a FM 95.7. Algumas reuniões a propósito da mudança já ocorreram.

O mais internacional dos repórteres esportivos do Paraná o grande Osires Nadal está chegando a São Paulo. Vai cobrir os amistosos da seleção brasileira aqui e no Recife. Osires Nadal me lembra um slogan adotado por muito tempo por uma emissora de rádio: "a que está em todas". Ele "está em todas", é imbatível. Parabéns velho amigo de grandes jornadas.
Vem aí a Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro. O consagrado Eurides Antunes Severo, escreveu no site Caros Ouvintes a esse respeito. “A Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 5 de setembro, em Fortaleza, durante a realização do XXXV Congresso da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A publicação tem a participação de oito pesquisadores do Estado que escreveram um capítulo sobre radialistas de Santa Catarina”.

O livro, organizado pelas jornalistas e professoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos, é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 84 pesquisadores e 37 estudantes de graduação da área de comunicação social. A partir do lançamento, a Enciclopédia estará disponível para venda pelo site da Editora Insular: www.insular.com.br. A obra apresenta as biografias – com fotos – de 231 radialistas de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
O caminho natural dos radialistas é de galgar patamares no mundo esportivo. Entram como operadores de mesa passam para a sonoplastia, viram locutores, repórteres, comentaristas e chegam ao posto de narradores. Por Santa Catarina, foram produzidos 13 perfis. Estão na lista Edemar Annuseck, Claudionir Miranda, J.B Telles, Léo César, Ney Botto Guimarães, Miguel Livramento, Roberto Alves, Sandro Fernandes e Zélio Prado.  Em uma homenagem póstuma constam: Aldo Pires de Godoy, Humberto Mendonça, Lourival Budal e Murilo José.

Os responsáveis pela pesquisa regional foram Antunes Severo, Bárbara Lino, Carlos Golembiewski, Eduardo Meditsch, Izani Mustafá, Paulo Brito, Ricardo Medeiros e Valci Zuculoto. Houve a colaboração dos acadêmicos de jornalismo da UFSC Caio Spechoto, Luís Inácio e Thomé Rosa.

Conforme o professor e jornalista Ricardo Medeiros, a ideia foi de selecionar nomes que pudessem de certa forma representar o universo de homens do rádio que nasceram em Santa Catarina ou que vieram para trabalhar e fizeram história no Estado. “Temos muitos profissionais deste meio de comunicação que possuem um trabalho espetacular, mas infelizmente não constam no livro”.  Ele explica que a quantidade restrita de nomes é devido à abrangência nacional da Enciclopédia. “Todas as unidades federativas obrigatoriamente deveriam receber espaço na obra, e, portanto, não tivemos a oportunidade de acrescentar outros radialistas”. Medeiros lembra que se houver um novo volume, outras pessoas serão homenageadas pelo lado catarinense.
Fiquei muito feliz pela lembrança em vida do meu nome. Neste país chamado Brasil normalmente as lembranças e homenagens são prestadas depois que as pessoas morrem. O lançamento ocorre hoje em Fortaleza e depois deverá passar por outras capitais brasileiras.

Estou seriamente preocupado com os paulistas no Campeonato Brasileiro da Série “B”. Tenho acompanhado muitos jogos como comentarista do SPORTV no Premiere FC e sinto que Guaratinguetá, Bragantino e Grêmio Barueri estão encontrando enormes dificuldades para sair da zona de rebaixamento. Ainda ontem à noite analisei a vitória do São Caetano sobre o Bragantino em Bragança Paulista por três a um. O jogo foi equilibrado, mas erros graves dos zagueiros do Massa Bruta permitiram que os comandados de Emerson Leão triunfassem. Já tem gente dizendo que o futebol paulista terá três equipes a menos na Série “B” em 2013. Vamos reagir gente, ainda há tempo.
Tomei conhecimento que poderá ser desativada uma equipe esportiva em em São Paulo no final do ano. Os elevados custos e sem retorno também de audiência seriam os principais motivos. Torço para que isso não ocorra. Muitos grandes profissionais poderiam ficar pelo meio do caminho. As pesquisas de audiência nem sempre são corretos. Aliás, há tempos um ex-coordenador de esportes de determinada emissora me disse que jamais acreditou nos índices divulgados sobre a emissora em que trabalhava.