quinta-feira, 13 de maio de 2010

VITÓRIA DIFÍCIL DO INTERNACIONAL

O Internacional derrotou o Estudiantes de La Plata esta noite pela Copa Libertadores da América em Porto Alegre. Vitória magra, mas importante para seguir sonhando com as semifinais.

O jogo
Começou lento e com forte marcação de ambos os lados. Aos poucos o Internacional começou a criar a desperdiçar oportunidades. O Estudiantes retrucava quase na mesma moeda. O triunfo colorado de um a zero em cima dos argentinos foi alcançado aos 42 minutos do segundo tempo. Sorondo o quarto zagueiro escorou de cabeça a cobrança de falta executada por Andrezinho fazendo explodir a torcida presente ao Beira Rio.

Súmula
Dirigiu o jogo o uruguaio Roberto Silvera. Renda: R$ 809.090,00 com 35.691 pagantes com 40.115 torcedores presentes. Venceu o Internacional alinhando Abbondanzieri; Nei (Glaydson), Bolívar, Sorondo e Kléber; Sandro, Andrezinho, Guiñazu e D´Alessandro (Giuliano); Walter (Taison) e Alecsandro. Jogou o Estudiantes com Orión; Cellay, Fernandez, Desábato; Rodriguez, Sanchez, Perez (Stefanato), Verón, Sosa (Benitez) e Ré; Boselli.

NR: Foto extraída do site http://www.internacional.com.br/

FALTA DE VISÃO: PREJUÍZO À VISTA

O Campeonato Brasileiro de Futebol da Série “B” deste ano não tem nenhum atrativo financeiro reservado aos clubes. As quotas mal dão para pagar as despesas de viagem. Já teve até time como o América de Minas que no primeiro jogo contra o Guaratinguetá (com Mineirão as moscas) deixou de pagar a arbitragem. O que os clubes pleiteiam mesmo é ganhar o direito a disputar em 2011 a Série “A”. 2010, como dizem aos quatro ventos os jornalistas e dirigentes de clubes, é mais um ano atípico para o futebol. Pois em 2011 teremos também no meio do ano a Copa América que deverá paralisar as competições nacionais de 3 a 24 de Julho. Os 20 participantes da Série “B” de 2010 vão sofrer um prejuízo ainda maior com a paralisação da competição de 4 de Junho a 16 de Julho por conta da Copa do Mundo. São 40 dias sem jogar, sem arrecadar e tendo que pagar as mesmas contas de sempre. Não havia nenhuma necessidade de se interromper a Série “B” que tem jogos as terças e sextas-feiras à noite e poderia programar os jogos de sábado também para o período noturno. O interesse pela competição mesmo durante a Copa do Mundo seria o mesmo. Porque escrevo isso. Porque nenhum time da Série “B” cederá jogadores a Seleção. E mais, os jogos brasileiros na primeira fase serão nos dias 15 (terça-feira), 20 (domingo) às 15h30 e o último dia 25 (sexta-feira) às 11 horas, sempre horário de Brasília. Está na hora dos “gênios” do futebol brasileiro acordarem para a realidade financeira que vive o futebol. Parem de sonhar acordado!

UM FATO EM FOCO

A divulgação dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo na África do Sul foi motivo de comentários até no exterior. Na África do Sul, país que promoverá a Copa teve gente reclamando da não convocação de Ronaldinho Gaúcho. Por aqui muitos jornalistas travestidos de torcedores também apelaram com opiniões que foram completamente ignoradas pelo treinador Dunga. O nosso selecionador pode até ter errado, porém, foi coerente com o trabalho que vem desenvolvendo desde o início, exceto na convocação de Grafite. É que ele jogou menos de uma partida contra a Irlanda e entrou para substituir Adriano. O flamenguista também convenhamos não merecia ser chamado por tudo que não está fazendo, ou por tudo que faz. De qualquer forma, Dunga foi coerente. Ele chamou quem com ele trabalha na seleção quase desde o início. E se errou, se a seleção não conquistar o hexacampeonato esse é um problema pelo qual ele terá que responder. Uma coisa ficou clara nessa convocação; ninguém foi chamado no “grito” pelo apelo de dirigentes, clubes e imprensa. Isso é um ótimo sinal. Quem sabe onde o “calo aperta” é o treinador, e ele vai ter que arcar com as conseqüências. E como diz o meu amigo Mazi Rosini “Seja o que DEUS quiser”. É isso aí.

SÃO PAULO GANHA A PRIMEIRA

Jogando um futebol aplicado e associativo, o São Paulo FC derrotou o Cruzeiro EC no primeiro jogo pelas quartas-de-final da Copa Libertadores da América.

O jogo
Fernandão foi uma das grandes expressões na vitória do São Paulo sobre o Cruzeiro por dois a zero no Mineirão. O tricolor fez um a zero na fase inicial com Dagoberto aos 23 minutos. No segundo tempo aos 20 Hernanes liquidou a fatura. O jogo foi dirigido pelo colombiano Oscar Ruiz. Renda: R$ 1.482.000,00 com 48.602 pagantes. O São Paulo venceu com Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Xandão e Junior César (Jorge Vagner); Rodrigo Souto, Hernanes, Richarlyson e Marlos; Dagoberto e Fernandão. Jogou e perdeu o Cruzeiro de Fábio; Jonathan, Gil, Thiago Heleno e Diego Renan (Guerron); Fabrício (Fábio Santos), Henrique, Marquinhos Paraná e Gilberto (Roger); Kleber e Thiago Ribeiro.