terça-feira, 18 de setembro de 2012

MORREU EDSON LUIZ

Luiz Perroni Pereira iniciou sua longa atuação na comunicação social em 10 de março de 1953, na Rádio Charrua de Uruguaiana. Nessa emissora, até o ano de 1964, exerceu as funções de repórter esportivo, narrador esportivo, chefe da equipe esportiva, redator e apresentador de radiojornalismo. Simultaneamente, neste mesmo período, manteve colunas esportivas nos jornais A Vanguarda e A Fronteira de Uruguaiana, e A Plateia de Livramento. De 1964 a 1965 teve a passagem de um ano na Rádio Nereu Ramos de Blumenau, como repórter e narrador esportivo. No período de 1966 a 1968 foi narrador esportivo, redator e apresentador de notícias na Rádio São Miguel de Uruguaiana. De 1971 a 1976, dedicou-se com tempo integral ao INPS, onde era funcionário do quadro desde 1960. E, com isto, galgou os postos de Agente do INPS em São Sebastião do Caí (RS) e na maior agência da previdência social do interior, em Rio Grande (RS). Nesta cidade, recebeu no ano de 1975, o título de cidadão honorário da Câmara de Vereadores.

Em 1976, quando concluiu o curso de Direito na FURG, recebeu e aceitou convite para trabalhar no grupo RBS. É que, como funcionário público, não poderia advogar nem voltar à comunicação, suas duas paixões. Inicialmente pediu licença por dois anos e, após, pediu demissão do serviço público. Curiosidade: nestes dois anos bem que tentou, mas não conseguiu tempo suficiente para advogar. Dedicou-se à televisão com tempo integral.
Permaneceu na RBS de 1976 a 1986, período em que selecionou pessoal, instalou, dirigiu e foi apresentador da TV Rio Grande e TV Umbu, de Passo Fundo. Em 1983 assumiu a direção da RBSTV de Chapecó, recém-adquirida do grupo Petrelli. Em 1986 aceitou o último desafio: auxiliar na consolidação de outra rede de TV – a Rede Cultura Eldorado. Em 1987 passou a dedicar-se exclusivamente à coluna de análises políticas em jornal diário. Inicialmente no Jornal Sul Brasil e, após dois anos, transferiu-se para o Diário do Iguaçu, onde permaneceu até esta data”.
Na foto de 1965 Rubens Olbrisch,
Edson Luiz, Celso Goulart, Braulino Mello,
 Edemar  e Israel Correia junto a Kombi
de FM da Rádio Nereu Ramos
Luiz Perroni Pereira morreu hoje (17) em Chapecó, aos 78 anos, vitima de parada cardiorespiratória. Perroni tinha 78 anos de idade, nasceu em 13 de abril de 1934 em Santiago (RS) e foi criado em Uruguaiana (RS). Era casado com dona Dilma e tinha quatro filhos e cinco netos. Graduou-se em Direito pela FURG de Rio Grande (RS) e durante sua vida exerceu as profissões de radialista, jornalista, funcionário público federal e advogado.
Transcrito do site Caros Ouvintes
Edson Luiz como era conhecido no rádio trabalhou ao meu lado na Rádio Nereu Ramos entre 1964 e 1965. Fez parte da grande cobertura que realizamos no Campeonato Catarinense de 1964, que terminou em 1965 e conquistado pelo Grêmio Esportivo Olímpico de Blumenau. Estivemos juntos pela última vez em 1992 na cidade de Chapecó onde ele residia e exercia sua função de jornalista. Meus sentimentos a família enlutada.