terça-feira, 31 de outubro de 2017

FUTEBOL: O MELHOR PRODUTO DA TV!

Além de deixar de ser um esporte e tornar num grande e lucrativo negócio o futebol brasileiro virou o maior entretenimento da Televisão. Antes era restrito a TV Aberta até o aparecimento da TV a Cabo que transmite os jogos pra quem compra os pacotes do “pay per view”. Com isso os jogos dos Campeonatos Brasileiros e Estaduais começaram a ser mostrados ao vivo.
A partir desse momento muitas mudanças aconteceram. Entre elas o pagamento aos clubes pelo Direito de transmissão. Com a TV Paga vieram os pacotes do “pay per view”. 

A tudo isso se juntou a publicidade nos uniformes dos clubes. Alguns conseguiram contratos milionários, outros nem tanto.
A impressão inicial era de que os clubes receberiam muito dinheiro para aumentar seus patrimônios, contratar grandes jogadores entre outras coisas. Mas o outro lado da moeda nos mostra que apesar de toda “dinheirama” que os clubes recebem, estão cada vez mais endividados.

Quando não se tinha publicidade nas camisas, televisão pagando direitos aos clubes o futebol tinha mais público nos estádios. Reduziram a capacidade dos estádios brasileiros e o torcedor teve que optar pela televisão paga.
Antes os clubes viviam das arrecadações dos jogos e do dinheiro das mensalidades dos associados. E não havia tantas dívidas como nos dias de hoje.

Acho que os clubes exageram nos gastos e recebem pouco pelo espetáculo (entretenimento) que proporcionam pela televisão. Como mudar isso? Alguém saberia responder? É isso aí.