sexta-feira, 3 de maio de 2013

RADIAIS E ESPORTIVAS

As transmissões em off-tube ainda vão derrubar muitos locutores obrigados pelas emissoras a transmitir jogos de futebol. Ainda na quarta-feira durante a partida Boca Juniors e Corinthians um conhecido narrador depois de trocar um papo e alguns risos com o comentarista voltou desatento ao jogo e começou a narrar um lance que estava sendo reprisado. Quanto à imagem voltou ao vivo enrolou e aproveitou para ler um comercial. Numa transmissão off-tube não dá pra se distrair por nenhum segundo que “a casa cai”.  
 
Aliás, esse fato lembra outros como o que me contaram em Curitiba. Alfredo Ribeiro conhecido locutor das araucárias com passagem pela Rádio Clube Paranaense foi enganado pelas imagens. Após a leitura de um texto comercial voltou os olhos para a telinha e começou a narrar um lance que redundou em gol. Só que o lance era replay de um gol que já tinha acontecido. Dele também se registra a leitura de um recado deixado na sua pasta de textos para enviar um abraço ao Prefeito da cidade. Sem ter revisado a pasta antes do jogo foi direito e em alto e bom som falou: “Sempre que possível mandar um abraço ao Prefeito Saul Raiz”.
São Paulo e Corinthians iniciarão neste domingo a decisão do Campeonato Paulista desse ano. Os dois times vem de derrotas em jogos importantes da Copa Libertadores da América. Para Ney Franco e Tite restam poucas horas para acalmar seus comandados e colocar ordem na casa. Tite ficou irritado com perguntas feitas após o jogo de Buenos Aires e Ney Franco precisa saber do departamento médico com quem poderá contar.
A falta de qualidade no rádio esportivo brasileiro e a falta de conhecimento da geografia brasileira também aumentam a cada dia. Ainda no meio de semana o Atlético Paranaense fez um jogo-treino em Osasco contra o time local. Ouvi pela internet um repórter relatar detalhes desse acontecimento citando que o “Atlético jogou contra o time de Osasco no interior de São Paulo”. Incrível, hein!
Antes da Copa do Mundo de 1990 a Seleção Brasileira realizou um amistoso em Madrid vencendo um combinado espanhol por um a zero, gol do lateral Branco e depois foi a Gúbio na Itália para a fase final de preparação. A imprensa brasileira invadiu a simpática cidade. Após o primeiro treino no Estádio do San Marino foi solicitada uma entrevista com Sebastião Lazaroni. O treinador determinou uma das salas da sede do clube para tal. Chegando ao local deparei que não havia nada preparado para a entrevista. Como Gata Mansa o assessor de imprensa estava envolvido em outros afazeres tomei a iniciativa de juntar as mesas e dar condições para a primeira coletiva de Lazaroni. Naquela época os anunciantes ainda não tinham o Merchant nas entrevistas.
A medieval Gubio, comuna italiana hoje com 30 mil habitantes da região da Umbria e que faz parte da província de Perugia. Gubio faz fronteira com Cagli (PU), Cantiano (PU), Costacciaro, Fossato di Vico, Gualdo Tadino, Perugia, Pietralunga, Scheggia e Pascelupo, Sigillo, Umbertide, Valfabbrica. É uma cidade muito antiga que conta a história de suas colinas ocupadas na “idade do bronze”. Cidade que acolheu maravilhosamente a Seleção Brasileira e a sua imprensa. Na foto estou ao lado de Capitão Hidalgo e do jornalista Sérgio Carvalho então editor do Popular da Tarde de São Paulo ao lado do teleférico de Gubio. No encerramento da preparação em Gubio a seleção deu vexame jogando contra um combinado amador da Umbria e perdendo por um a zero.