quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CURTAS DO ESPORTE

... O brasileiro Julio Baptista está mesmo fora do Real Madrid. O assunto já vinha recebendo destaque desde a reinício de atividade dos clubes, após a Eurocopa. Hoje na verdade os jogadores ficam muito pouco tempo em cada time. Tudo mudou.

... Depois de três derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro da Série “B” o Grêmio Barueri demitiu o treinador Heriberto da Cunha e o coordenador de futebol, jornalista José Calil. O novo treinador é Márcio Araújo que levou o time a sexta posição no Campeonato Paulista.

... Marcelinho Paraíba é mais um jogador brasileiro resgatado do exterior. Passou alguns anos no futebol da Alemanha e vem como reforço para o campeonato em andamento. Agora virou moda resgatar jogadores que já não estão mais em alta no mercado internacional. Oxalá o clube tenha acertado.

... Mário Sérgio Pontes de Paiva e Moraci Santana já estão em plena atividade no Atlético Paranaense. O novo treinador já viu que o time rubro-negro carece de atacantes. Os que estão à sua disposição não atendem as necessidades.

... O treinador Vanderlei Luxemburgo teria - segundo as agências noticiosas - aconselhado o jogador Valdívia a sair do Palmeiras. E ele tem razão. Depois do campeonato paulista o chileno nunca mais foi o mesmo. Ou se superou na época ou a transferência para o exterior está falando mais alto.

... Dos vinte clubes que disputam o Campeonato Brasileiro da Série “A” treze já trocaram de treinador. E alguns até mais do que uma vez como Atlético Paranaense, Botafogo, Figueirense, Náutico e Santos.

PUNIÇÃO PARA AS DROGAS

A droga no esporte vai se tornando cada dia mais freqüente. Em todos os esportes casos são registrados. Esse é um assunto sério, delicado, mas que merece ser colocado em pauta diariamente. Os anabolizantes também fazem parte de todas essas “porcarias” que os atletas utilizam para ganhar massa muscular. Quem está acompanhando os Jogos Olímpicos deve se assustar ou quem sabe esteja acostumado com os “monstros” que aparecem na natação, no atletismo e sem tanta notoriedade física nos esportes coletivos. É por isso que vejo os Jogos Olímpicos de hoje com muita reserva. Entendo que deveria haver maior rigor, analisando-se a forma de cada atleta como ele foi preparado desde a iniciação esportiva. Os Jogos Olímpicos já perderam sua essência de serem uma competição exclusivamente para amadores. A famosa frase do Barão de Coubertin “O importante no esporte é competir, não vencer” já foi aposentada há décadas. Acho que deveria haver mais rigor e punições aos que se envolvem diretamente com as drogas.

Exemplo
Vejam o que o site da RBS – Clibs – publicou hoje sobre um conhecido caso de doping envolvendo um jogador de futebol. Leiam. “A Câmara de Resolução de Litígios da Fifa decidiu que o atacante romeno Adrian Mutu deverá pagar aproximadamente € 17 milhões ao Chelsea, compensando a rescisão de contrato do clube inglês com o jogador quando seu exame antidoping deu positivo para cocaína, em 2004. Após ser pego no antidoping, a Federação Inglesa suspendeu o atacante por sete meses e a entidade que organiza o Campeonato Inglês declarou que a má conduta de Mutu representou uma ruptura unilateral do contrato sem causa justificada. O jogador apelou ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, na sigla em francês), argumentando que foi o clube londrino quem rompeu o contrato ao despedi-lo. Entretanto, o tribunal, em dezembro de 2005, decidiu que a má conduta de um jogador deve ser considerada como um descumprimento de contrato unilateral. Em maio de 2007, o TAS sentenciou que a Fifa teria de estabelecer a quantia a ser paga por Mutu ao Chelsea. Mutu defende a Fiorentina, da Itália”.
NR: Se todos os casos de doping fossem punidos com multas como essa com certeza os atletas pensariam duas vezes antes de ingerir produtos, que só prejudicam a saúde.