terça-feira, 15 de dezembro de 2009

III PRÊMIO DE JORNALISMO EM SC

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) lança nesta quinta-feira (17) na Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista, em Florianópolis, a 3ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, que vai distribuir R$ 15 mil aos vencedores. O prêmio, dividido nas categorias jornal impresso, rádio e televisão, tem o patrocínio da Tractebel Energia e apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC).
Também serão premiados com troféus os vencedores, por categoria, em cada uma das 14 coordenadorias regionais da Fatma. Os candidatos devem se inscrever de 15 de dezembro até 15 de maio em uma das 14 coordenadorias regionais da Fatma ou na própria sede, em Florianópolis. Poderão concorrer as matérias veiculadas no período de 1º de julho de 2009 a 30 de maio de 2010 no estado de Santa Catarina.
A premiação visa o reconhecimento das contribuições dos jornalistas e de veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes à preservação e ao desenvolvimento sustentável. “Pretendemos jogar uma semente de responsabilidade sustentável para a sociedade e nada melhor que a imprensa apresentar esses casos em Santa Catarina”, conclui o presidente da Fatma, Murilo Flores.
A divulgação dos vencedores acontecerá no Dia do Meio Ambiente, 05 de junho de 2010, em evento promovido pela Fundação. Mais informações e regulamento no site http://www.fatma.sc.gov.br/

Regulamento
Art. 1º - DO OBJETIVO – O Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental é uma promoção da Fundação do Meio Ambiente, com patrocínio da Tractebel Energia e com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, que visa o reconhecimento das contribuições de jornalistas e veículos de comunicação social na divulgação de assuntos referentes à preservação e ao desenvolvimento sustentável.
Parágrafo único – Esta premiação será entregue em solenidade alusiva ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho de 2010).

Art. 2º - DAS CATEGORIAS – Serão premiados trabalhos de reportagem veiculados entre 01 de julho de 2009 a 30 de maio de 2010, individual ou coletivamente, por jornalistas ou radialistas profissionais registrados no Ministério do Trabalho, nas seguintes categorias:
-Jornalismo Impresso/ Jornal; Radiojornalismo,Telejornalismo.
Parágrafo 1º - As inscrições serão abertas em 15 de dezembro de 2009 e encerradas em 15 de maio de 2010.
Parágrafo 2º - À Comissão Julgadora reserva-se o direito de fundir uma ou mais categorias no caso de baixa incidência no número de inscritos para determinada categoria. Desta maneira, os concorrentes escritos no grupo que recebeu poucas inscrições passarão automaticamente a disputar o prêmio na categoria que a Comissão Julgadora indicar. O prêmio em dinheiro destinado à premiação da categoria que foi suprimida será aplicado em projetos de Educação Ambiental, que serão apresentados oportunamente pela comissão organizadora do Prêmio.
Parágrafo 3º - Às decisões da Comissão Julgadora, que deliberará com um mínimo de quatro integrantes e também avaliará os casos omissos, não cabe recurso. A formalização da inscrição implica a aceitação dos termos do presente regulamento.

Art. 3º - DA COMISSÃO JULGADORA – Será coordenada por representante da FATMA, sem direito a voto, e integrada por representantes das entidades parceiras.

Art. 4º - DA PREMIAÇÃO – A premiação constará de troféus (regionais), prêmios em dinheiro e troféus para os vencedores em nível estadual, nas três categorias. Vencedor: R$ 5 mil por categoria.

Art. 5º - DAS INSCRIÇÕES – As inscrições serão feitas regionalmente, nas 14 coordenadorias regionais da FATMA ou em sua sede, na assessoria de comunicação social, em Florianópolis. Em cada regional haverá um trabalho classificado por categoria que, caso não seja o vencedor geral, será premiado com um troféu.
Parágrafo único – Para trabalhos postados pelo Correio, valerá como comprovação do prazo de carimbo postal.