Ainda bem que as festas terminaram. Se você é magro e pretende engordar é só esperar o Natal e o Ano Novo. Garanto que você engorda sem muita cerimônia. Não é o meu caso, pois já nasci robusto (rsrsrsrsrsrs). Que este ano de 2009 seja de ricas bênçãos para todos os que lêem este blog.2009
O ano esportivo para nós começa com a Copa São Paulo neste sábado dia 3 de Janeiro e vai terminar só no dia 6 de Dezembro com o Campeonato da Série “A”. Os campeonatos estaduais marcados em seu início para este mês abrem a temporada oficial do futebol profissional. O Paulista será iniciado no dia 21, Carioca e Paranaense (24), Mineiro (25), Gaúcho (20) e Catarinense (17). Isso aqui no Sudeste e no Sul. A bola vai rolar pelo país inteiro. Paralelamente aos estaduais teremos dia 29 à estréia do Palmeiras na Copa Libertadores da América. Em Fevereiro no dia 18 começará a Copa do Brasil. Em Fevereiro a Seleção jogará amistosamente preparando-se para a seqüência das Eliminatórias da Copa do Mundo. Em Agosto teremos Copa Sul-Americana a partir do dia 12, e por aí vai. Estava eu dando uma olhada nas tabelas de jogos e verifiquei que teremos semanas com partidas de terça-feira a domingo. E o torcedor o que pensa disso?
Até três décadas tínhamos os Estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. As Eliminatórias eram disputadas com outro sistema. As competições nacionais com datas mais flexíveis e os clubes até excursionavam. Agora a CBF tomou conta dos eventos Internacionais. Quem viaja e realiza amistoso é a Seleção Brasileira. Os clubes lá um ou outra vez tem a oportunidade de participar de torneios. Nas décadas de 50, 60 e 70 as agremiações buscavam sustento financeiro nos torneios e nas excursões especialmente à Europa. Com os cofres vazios, dívidas até o pescoço o nosso futebol se supera com o surgimento de novos astros a cada ano. Pena que ficam pouco entre nós pela necessidade que os clubes tem de fazer caixa. Será que isso um dia vai mudar.
É isso aí.
Da arquibancada já na primeira semana do novo ano poderemos assistir a 40ª. Copa São Paulo de Futebol Junior. O torneio surgiu pelas mãos do Professor Fábio Lazzari (foto) para comemorar o 415º. aniversário da Cidade de São Paulo em 1969. O Corinthians foi o primeiro campeão. Repetiu o feito em 1970. A partir de 1971 a competição passou a ser de Âmbito nacional. A Copa São Paulo chegou ao estágio internacional em 1993 com a presença do Boca Juniors da Argentina, Peñarol do Uruguai, Cerro Porteño do Paraguai, Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy do Japão, além de contar com a presença de seleções sub-20 do Japão e da China. A internacionalização terminou em 1997. Em 1985 o torneio já contou com a presença do Bayern de Munique.