segunda-feira, 21 de abril de 2008

Clássico na final em Minas


Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro vão decidir mais uma vez o Campeonato Mineiro. No sábado o Atlético venceu o Tupi por um a zero e ontem o Cruzeiro de virada passou pelo Ituiutaba por três a um. Assim os mais tradicionais rivais do futebol das Alterosas vão decidir mais um campeonato estadual. A decisão mineira será iniciada no próximo domingo (27) no Estádio do Mineirão. O regulamento do campeonato determina: Art. 9º - A Fase Final será disputada pelas 02(duas) associações vencedoras da fase anterior no sistema de ida e volta na forma de “mata – mata”.Art. 10 - Ao término das partidas previstas para a Fase Final, se as 02(duas) associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para se apurar a associação campeã da temporada, serão obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate, levando em consideração a Fase correspondente:a) - maior saldo de gols na Fase Final;b) - persistindo o empate, será considerada Campeã da temporada a associação melhor classificada na 1ª (primeira) Fase (Preliminar).

Final do carioca

O Botafogo FR derrotou o Fluminense FC ontem à tarde no Maracanã por um a zero conquistando o bicampeonato da Copa Rio, segundo turno do Campeonato Carioca deste ano. Renato Silva aos 39 minutos do segundo tempo marcou o gol que deu a vitória e o título ao time dirigido pelo paranaense Cuca. O Fluminense perdeu um pênalti com Washington aos 23 do primeiro tempo com a bola chocando-se na trave. Agora o time da Estrela Solitária vai encarar o CR Flamengo em duas partidas para decidir o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro deste ano. O primeiro jogo será domingo dia 27 e o segundo no dia 4 de Maio. O campeão será definido pelo maior número de pontos, e se houver empate o critério desempate é saldo de gols. Em nova igualdade, o título será decidido em cobranças de pênalti.

Palmeiras e Ponte Preta decidem

A SE Palmeiras enfrentará a AA Ponte Preta na grande final do Campeonato Paulista de Futebol deste ano. No sábado a macaca campineira derrotou o Guaratinguetá por dois a um e garantiu a vaga. Ontem no Estádio Palestra Itália a SE Palmeiras derrotou o São Paulo por dois a zero e ganhou o direito de decidir. O jogo de ontem teve de tudo até gás injetado no vestiário do São Paulo no intervalo da partida. O verdão subiu de produção na hora certa no campeonato e o São Paulo mostrou uma queda bastante acentuada em relação ao time do ano passado. No jogo de ontem o Palmeiras teve a expulsão de Martinez que não poderá jogar a primeira finalíssima. Serão duas partidas para ser conhecido o Campeão Paulista deste ano. O primeiro jogo será domingo dia 27 e o segundo no dia 4 de Maio. Os locais serão definidos provavelmente hoje pela Federação Paulista de Futebol. O Palmeiras joga com a vantagem de dois empates para ganhar o título. Sua última conquista aconteceu em 1996. Naquele ano o Palmeiras derrotou o Santos por dois a zero, gols de Luizão e Cléber no dia 2 de Junho alinhando Veloso, Cafu, Sandro, Cléber e Junior; Galeano, Amaral, Rivaldo e Djalminha; Mueller e Luizão. O treinador também era Wanderlei Luxemburgo o mesmo da decisão deste ano. Já a Ponte Preta decidiu um título pela última vez em 1981 quando foi derrotada pelo São Paulo por dois a zero. O time de Campinas nunca foi campeão paulista da divisão principal ele que vai completar 108 anos de fundação no dia 11 de Agosto.

Atletiba decide o paranaense

Dono das melhores campanhas ao longo do campeonato, Atlético e Coritiba eliminaram seus adversários nas semifinais e vão decidir o Campeonato Paranaense de Futebol deste ano. O Atlético que jogava por dois resultados iguais acabou perdendo ontem para o Toledo por um a zero, mas por ter vencido o primeiro jogo pelo mesmo placar garantir sua ida a final. Já o Coritiba venceu o Paraná nas duas partidas. No primeiro jogo por um a zero e ontem à tarde no Estádio Durival Brito e Silva por dois a zero. Keirrison (foto) marcou o gol do primeiro jogo e os dois da vitória de ontem. A decisão começará no domingo (27) no Estádio Major Antonio Couto Pereira e a partida final será no dia 4 de Maio no Estádio Joaquim Américo a Arena da Baixada. O Atlético jogará a segunda partida em casa por ter somado o maior numero de pontos (56) ao longo do campeonato contra 50 do Coritiba. Pelo regulamento do Paranaense, se ocorrer igualdade na soma de pontos ganhos e saldo de gols ao término da partida de volta da final, haverá prorrogação de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15 minutos, persistindo o empate da pontuação, a decisão vai para os pênaltis. Um detalhe importante para o torcedor: os jogos finais não serão transmitidos pela televisão. O Atlético não assinou o contrato para televisionamento de seus jogos no campeonato deste ano por achar muito baixa a proposta da RPC afiliada da TV Globo. O quadro só poderá mudar se houver um acerto de última hora.

Figueirense vs. Criciúma

Ao empatar ontem na Ressacada em Florianópolis em um a um com o Avai FC o Criciúma EC conquistou o returno e garantiu o direito de decidir o Campeonato Catarinense deste ano. Jael (foto) abriu o placar para o Tigre e Vandinho empatou para a equipe azurra. A decisão do titulo acontecerá em duas partidas entre Figueirense FC campeão do primeiro turno e Criciúma EC campeão do returno. O primeiro jogo será no Orlando Scarpelli e o segundo no Heriberto Huelse em Criciúma. O regulamento do campeonato confirma que campeã será a equipe que somar maior número de pontos nos dois jogos finais. Ocorrendo empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos após o segundo jogo. Mantendo-se a igualdade o campeão será conhecido na cobrança de penalidades máximas. Em Santa Catarina foram rebaixados este ano Juventus de Jaraguá do Sul, Guarani de Palhoça e Brusque.

Internacional e Juventude a final gaúcha

SC Internacional e EC Juventude vão repetir a final gaúcha dez anos depois. Em 1998 o EC Juventude levou a melhor conquistando seu único titulo estadual. Ontem nas partidas de volta das semifinais Internacional de Porto Alegre e Juventude de Caxias do Sul ganharam o direito de decidir o estadual. Na Beira-Rio com dois de Alex o Internacional derrotou o Caxias por dois a um diante de 36 mil torcedores. Em Santa Maria no Estádio Presidente Vargas o Internacional local sucumbiu diante do Juventude perdendo por quatro a dois. O primeiro jogo da decisão do Gauchão deve ser realizado no próximo domingo (27), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O segundo jogo deve ocorrer no dia 4 de maio, na Beira-Rio. A Federação Gaúcha de Futebol deverá oficializar as datas nas próximas horas.