terça-feira, 14 de julho de 2009

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL AFRICANO

FUTEBOL EM PORTUGAL - 1 -

UM FATO EM FOCO

De uma só vez caíram três treinadores no final de semana. E em 10 rodadas Carlos Alberto Parreira, Vagner Mancini, Márcio Bittencourt, Roberto Fernandes, Waldemar Lemos, Nelsinho Baptista, Geninho, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho entre outros foram demitidos.

Mal brasileiro
A contratação e demissão de treinadores é muito normal no futebol brasileiro. O que acontece é que o grande problema na maioria das vezes não reside no treinador. O grande problema detectado é a falta de qualidade dos jogadores. Vejam o exemplo do São Paulo. O clube errou ao demitir Muricy Ramalho. Aí vão dizer que ele ficou tempo demais - mais de três anos - no comando e estava desgastado. Isso é próprio do nosso futebol. Na Inglaterra Sir Alex Ferguson está há mais de uma década no comando do Manchester United. No caso específico do São Paulo o problema está no elenco. No São Paulo podem ser considerados jogadores com potencial Rogério Ceni, André Dias, Miranda, Jean, Hernandes, Jorge Vagner, Marlos, Oscar, Dagoberto e só. Os demais são meros coadjuvantes. Não são jogadores de primeira linha. Tenho escrito sobre isso e falado há muito tempo. Quem erra são os dirigentes.


Palmeiras
Na saída de Vanderlei Luxemburgo houve divergência de opiniões entre treinador e clube. Também não era hora de Luxemburgo sair. Jorginho - O Cantinflas - vai bem até aqui. Pode até ser efetivado. Aliás, acho que deveria ser efetivado, mas também o Palmeiras carece de jogadores para ser novamente o time de ponta que todos querem.


Santos
A queda de Vagner Mancini já vinha sendo anunciada. O presidente Marcelo Teixeira sempre deu “Braço forte” ao treinador até os seis a dois de domingo. O Santos também precisa de jogadores de melhor nível. É bom que eu diga que se os clubes, dirigentes, torcedores e imprensa querem ver o que está aí, está de bom tamanho. Quem entende um pouco de futebol - deixando de lado a paixão e vendo com a razão - nosso futebol está carente, e põe carente nisso, de qualidade. É isso aí.