segunda-feira, 5 de maio de 2008

UM FATO EM FOCO

O futebol brasileiro precisa encontrar uma solução urgente. Este ano repete-se um calendário completamente prejudicial. Não gosto de comparar nosso com o calendário europeu, mas acho que ele pode ser a salvação do futebol brasileiro. Vejam o que ocorre aqui. Ontem terminaram os estaduais e já no sábado se inicia o Campeonato Brasileiro. E não só isso. Estamos com as quartas-de-final da Copa do Brasil e as oitavas-de-final da Libertadores da América em andamento. Dez das vinte equipes que vão participar do Campeonato Brasileiro da Série “A” estão envolvidas nessas competições. A CBF já teve que remanejar a tabela antes de iniciar-se o Brasileirão. E talvez tenha que fazer outras alterações. Isso tudo é muito desgastante para os clubes, jogadores e para o bolso do torcedor. Não sou favorável copiar-se o calendário europeu, que talvez fosse a melhor idéia, mas entendo que os jogadores deveriam ter pelo menos uns 20 dias de férias. Seria um descanso para os jogadores e também para os torcedores. Ambos voltariam com maior motivação para a seqüência da temporada. É isso aí.

CAMPEONATO BRASILEIRO TERÁ SEMINÁRIO

Acontecerá amanhã em São Paulo no Hotel Transamérica o Seminário de Abertura do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008. Veja o que prevê a programação deste encontro: 10h30 - Abertura do evento com video do Campeonato Brasileiro da Série A; 10h35 - Pronunciamento do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.; 10h45 - Discurso do presidente da CBF, Ricardo Terra Teixeira; 10h55 - Apresentação do Seminário, feita pelo diretor de Competições da CBF, Virgílio Elisio da Costa Neto; 11h - Regulamento é para ser Lido e Cumprido - Virgílio Elísio da Costa Neto; 12h30 - Intervalo para almoço; 14h - Registro de Contratos sem Traumas - Luiz Gustavo Vieira de Castro (diretor de Registro e Transferências da CBF); 14h30 - Lembretes a Árbitros e Recomendações a Atletas - Sérgio Correa da Silva (presidente da Comissão de Arbitragem da CBF); 15h10 - Receita para Evitar o Doping Involuntário - Tanus Jorge Nagem (presidente da Comissão Nacional de Controle de Dopagem); 15h30 - Intervalo para Café; 15h45 - O CBJD ao Alcance de Todos - Rubens Approbato (presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva); 16h15 - Clubes, Competitividade e Competência - Fábio Koff (presidente do Clube dos Treze); 16h45 - Perguntas e Respostas; 17h15 – Encerramento. O profissionalismo que o futebol exige começa a ser colocado em prática pela CBF à partir deste seminário. Será ótimo para que o profissionalismo seja cumprido a risca em nosso futebol.

FLAMENGO JÁ TEM NOVO TREINADOR

Após o jogo de quarta-feira contra o América do México pela Copa Libertadores da América no Maracanã, Joel Santana se desligará oficialmente do CR Flamengo para assumir o comando técnico da Seleção da África do Sul no lugar de Carlos Alberto Parreira. Seu substituto será Luis Carlos Saroli, o Caio Junior que dirigiu até ontem o Goiás derrotado na final pelo Itumbiara no Campeonato Goiano. Caio Junior já teve seu nome especulado recentemente. É a grande chance de Caio Junior que fez excelente trabalho na SE Palmeiras no ano passado o que o credenciou para ser contratado. Sua apresentação será amanhã na Gávea onde ao lado de Joel Santana acompanhará o treino-apronto para a partida contra o América. Durante a última semana foi muita comentada a contratação de Geninho atualmente no Atlético Mineiro e também de Abel Braga. Houve várias manifestações contrárias à contratação de Geninho, muitas delas estampadas nos sites das torcidas organizadas do clube carioca. No sábado, Geninho confirmou sua permanência no comando do Galo, mesmo sendo derrotado na final do Mineiro pelo Cruzeiro. Abel Braga disse preferir continuar no SC Internacional.