quinta-feira, 2 de junho de 2011

SANTOS E PEÑAROL, 49 ANOS DEPOIS

Santos FC e Club Atlético Peñarol farão a final da Copa Libertadores da América de 2011. Mesmo perdendo esta noite em Buenos Aires por dois a um para o Velez Sarsfield o Club Atlético Peñarol ganhou o direito de decidir porque havia vencido o primeiro jogo por um a zero. Santos e Peñarol já decidiram uma Libertadores em 1962 contra Pelé e Cia. Na primeira o Santos venceu por dois a um, perdeu a segunda por três a dois e ganhou a terceira por três a zero tornando-se campeão.

Detalhes
O Peñarol que havia vencido o jogo inicial em Montevidéu não se intimidou com o Estádio José Amalfitani lotado em Buenos Aires e tentou impor seu futebol. A partida estava equilibrada até que aos 33 minutos Mier abriu o placar para o time uruguaio. O Velez chegou ao empate aos 46 com Tobio. Na fase final o Peñarol perdeu uma chance incrível para desempatar e no contragolpe o Velez fez o segundo gol com Silva aos 21 minutos. Dois minutos depois o zagueiro Ortiz do Velez Sarsfield foi expulso de campo. O Velez perdeu a chance de chegar a final aos 30 minutos quando o atacante Silva que é uruguaio chutou para fora uma penalidade máxima. Ele escorregou na hora da cobrança. Mesmo com pressão total o Velez não conseguiu mudar o resultado e foi eliminado mesmo vencendo o jogo por dois a um.

Ficha
Apitou o chileno Enrique Osses. Formou o Velez Sarsfield com Barovero; Cubero (Tobio), Dominguez, Ortiz e Papa; Canteros, Fernández, Moralez (Alvarez) e Zapata (Ramirez); Martinez e Silva. O Penãrol teve Sosa; González, Guillermo Rodríguez, Darío Rodríguez e Valdez; Aguiar, Corujo, Freitas e Martiniccio (Albin); Mier (Estoyanoff) e Oliveira.

Decisão
O Santos FC foi bicampeão da Libertadores em 1962/63 e o Peñarol conquistou o caneco em cinco oportunidades (1960/61/66/82/87). A primeira partida da decisão será dia 15 em Montevidéu no Estádio Centenário. A partida de volta dia 22 em São Paulo em local ainda a ser definido.