quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

MORREU OLDEMAR KRAMER

Ao meio dia deste 24 de Dezembro, o Brasil perdeu seu mais antigo Plantão Esportivo. Faleceu Oldemar Kramer que durante 50 anos trouxe através do rádio a informação do esporte, dos jogos e seus resultados. Oldemar Kramer estava internado desde 11 de Novembro na Santa Casa de Curitiba, vítima de infarto, seguido de várias complicações inclusive renais. Seu corpo começa a ser velado esta tarde na Capela 2 do Cemitério Agua Verde, em Curitiba. O sepultamento está marcado para amanhã (25 de Dezembro) às 11 horas. Os sentimentos mais fraternos a familia Kramer.

QUEM FOI
Oldemar Kramer, paranaense, nascido em Curitiba em 5 de Maio de 1935, com certeza é o Plantão Esportivo mais antigo da história do rádio brasileiro em atividade. Kramer a quem apelidei de Professor (na Rádio Clube Paranaense em 1995) completou 50 anos de atividades como Plantão Esportivo no dia 1o. de Novembro deste ano. Quando o cumprimentei nesse dia foi logo dizendo: "Vamos fazer um jnatar na próxima segunda-feira". E alguns dias depois me ligou: "Olha achei melhor fazer um churrasco na sede da ACEP (Associação dos Cronistas Esportivos) tem aviso a data, ok!". Infelizmente a festa não aconteceu. Oldemar Kramer estava muito triste segundo sua esposa, tudo por causa do termino da equipe esportiva da Rádio Clube Paranaense. Ele caíu em depressão e mesmo voltando ao rádio através da Rádio Difusora, não foi o suficiente para apagar o que havia ocorrido.

CARREIRA
Oldemar Kramer sempre foi Plantão Esportivo. Começou em 1º. De Novembro de 1958 na Rádio Marumby de Curitiba, ao lado de Willy Gonser, Cury Saliba, e Rinoldo Cunha. Em 1962 foi contratado pela Rádio Clube, a B-2 para trabalhar também com Willy Gonser (o maior locutor da história do rádio esportivo paranaense), Airton Cordeiro, outro fenômeno da época, Boris Musialowski, Osmar de Queirós e grandes nomes da época. Entrou na Clube para substituir Alfredo Otto Flatau, que se transferira para a Rádio Nereu Ramos de Blumenau. Em 1967 Oldemar Kramer teve uma passagem de três meses pela Rádio Independência, sempre com Willy Gonser como locutor principal. Na cobertura do Robertão (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), a Independência marcou 90% da audiência em Curitiba, acompanhando o CA Paranaense. Em 1968 o Professor Oldemar Kramer retornou a Rádio Clube Paranaense, onde está até hoje comandando o Plantão Esportivo. Neste período passaram pela Clube, Lombardi Jr, Capitão Hidalgo, Sidnei Campos, Mário Henrique, Raul Mazza do Nascimento, Lourival Barão, Edemar Annuseck, Sicupira, Ulisses Costa, entre outros.


INTERNACIONAL
Oldemar Kramer esteve presente “in loco” nos campeonatos mundiais da Itália em 90 e dos EUA em 94. Também – e sempre como Plantão Esportivo – cobriu a Copa América de 91 no Chile, 93 no Equador, 95 no Uruguai, 97 na Bolívia e 99 no Paraguai.


EMOÇÕES
Uma das grandes emoções vividas em sua carreira - que comemorou 50 anos como Plantão Esportivo no dia 1º de Novembro deste ano - ocorreu durante uma visita do Presidente da República, Gal. Emilio Garrastazu Médici, a Cidade Industrial de Curitiba. Ligando do Hotel em que o Presidente estava hospedado, o chefe de imprensa anunciou o interesse de Médici conversar com Oldemar Kramer. E foi o que ocorreu. O Presidente Médici quando chegou a Curitiba saindo do Aeroporto Afonso Pena para a Cidade Industrial estava ouvindo a B-2 para saber do resultado de jogos. Eram 23h30 quando o Presidente Médici conversou ao telefone com Oldemar Kramer para tomar conhecimento dos resultados das partidas que envolveram seus times do coração, Grêmio Portoalegrense e CR Flamengo. A outra grande emoção de Kramer foi trabalhar ao lado de Fiori Giglioti em 1999 na Copa América do Paraguai. Como o futebol tinha parado na Rádio Record, Fiori atendeu um convite da B-2 e participou da cobertura da Copa América como narrador e comentarista.


OUTRAS ATIVIDADES
Oldemar Kramer por 29 anos participou da Administração Municipal de Curitiba como Diretor de Rendas Imobiliárias e na Secretaria da Fazenda do Departamento de Patrimônio da cidade. Hoje como sócio de seus filhos Fernando e Fabiano, dirige a TERCOPAVI – Construtora e Pavimentadora Ltda.


FAMILIA
Oldemar Kramer casado com dona Maria de Lourdes, teve três filhos; Siumara, formada em Ciências Contábeis, Fernando, engenheiro e Fabiano, administrador de empresas, e 5 netos e 3 bisnetos.