sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FRIAS E QUENTES DO FUTEBOL

A semana esportiva que termina hoje teve “Frias e quentes” no futebol brasileiro, prá variar. Erros repetidos nas arbitragens, seleção convocando jogadores a última hora, lobby pela volta de outros profissionais e hoje o São Paulo buscando se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro que está chegando ao fim. Na Série "B" o Vasco da Gama é o campeão, e a Portuguesa vai ficar mais um ano tentando voltar.

Fria - I -
A Seleção que joga neste sábado teve que convocar jogadores como Fábio Simplício e Cris que jamais estiveram nos planos de Dunga. Tudo porque o excesso de jogos levou muitos atletas a se contundirem. Enfrentar a Inglaterra sempre é importante, mas, neste final de ano com jogos de repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo e os campeonatos europeus à todo vapor seria muito querer todas as principais estrelas à disposição de Dunga. Então vamos enfrentar os Ingleses. Oxalá sejamos práticos neste jogo.

Quente - I -
A volta de Lúcio a seleção. Muitos são contrários à sua presença entendendo que ele não terá condições na Copa. Penso diferente. É um atleta determinado que se cuida e tem muito a dar a seleção na África do Sul. O amistoso de hoje entre Brasil e Inglaterra em Doha no Qatar será iniciado às 15 horas, horário de Brasilia. A nossa seleção deverá alinhar Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Lucas, Elano e Kaká; Luís Fabiano e Nilmar. A Inglaterra dirigida pelo italiano Fábio Capello terá Foster; Bridge, Terry, Brown e Glen Johnson; Barry, Carrick, Jenas e Wright-Phillips; Rooney e Jermain Defoe.

Fria - II -
Robinho voltou. Sorriu muito, contou novas piadas velhas, treinou, mas ainda está longe das suas melhores condições. A transferência para o Barcelona deve estar mexendo com sua cabeça. Não é por nada que um jornal europeu não o poupou recentemente apelidando-o de mercenário. Fez lobby junto ao treinador Dunga pela volta de Ronaldinho Gaúcho. O treinador fez de conta que não ouviu desconversando.


Quente - II -
Para a Federação Paulista de Futebol que reuniu o Conselho Técnico e definiu todos os detalhes inclusive publicando a tabela do Campeonato Paulista de 2010. Pena que a competição até pelo calendário do futebol tenha apenas um turno com 20 clubes, e na seqüência as semifinais e as finais. Rio Branco de Americana e Sertãozinho estão de volta. As outras novidades são Monte Azul (campeão da A2) pela primeira vez na Série "A1" e Rio Claro.


Fria - III -
A punição imposta ao São Paulo com a perda do mando de campo exatamente no jogo final do Campeonato Brasileiro diante do Sport no dia 6 de Dezembro, tem muito para ser analisado. A partida poderá ser a que decidirá o título e o Morumbi seria o melhor local para isso. O que fez o “pilantra” que invadiu o gramado merece uma posição mais severa por parte das autoridades esportivas. Imaginem se isso ocorrer numa partida da Copa do Mundo que o Brasil patrocinará em 2014.
 

Quente - III -
O Corinthians continua correndo atrás de reforços para o ano do Centenário. Além de Yarlei, Tcheco, Riquelme e Roberto Carlos, outros nomes surgem no roteiro alvinegro. Fala-se na presença de Carlito Tevez que já anunciou que pretende encerrar a carreira após a Copa do Mundo da África do Sul. O Corinthians está no caminho certo reforçando seu time com muita antecedência pois o desejo é conquistar todas as competições possíveis em 2010, pelo menos foi isso que Mano Menezes disse outro dia.
 
Fria - IV -
A suspensão de mais um árbitro essa semana. Depois de Carlos Eugênio Simon, também Elmo Alves Resende Cunha foi afastado até o final do campeonato. Já escrevi aqui: “Isso não resolve nada”. Essa de anular o jogo Palmeiras e Sport é outra informação que jamais se confirmará. Os árbitros são seres humanos, passíveis de erros, mas, ultimamente os erros cometidos ultrapassam a lógica se é que existe lógica no futebol. As arbitragens no futebol precisam ser repensadas.


Quente - IV -
Estarei neste sábado no Morumbi ao lado de Juarez Soares, Eduardo de Menezes e Felipe Facincani para a transmissão de São Paulo e Vitória pela Rádio Record no AM1000, nas Ondas Curtas de 31 e 49 metros e no http://www.radiorecord.com.br/. O São Paulo não pense que vai ser moleza. Vai encontrar uma parada indigesta diante do rubro-negro baiano. O São Paulo deverá formar de Rogério Ceni: Ádrian Gonzales, Renato Silva, André Dias, Mirnada e Junior César; Arouca, Hernanes e Jorge Vagner; Washington e Hugo. Vai apitar Leandro Pedro Vuaden. Vou estar de olhos bem abertos no seu comportamento. O Vitória de Vagner Mancini terá Viáfara; Jackson, Anderson Martins, Fábio Ferreira e Leandro; Vanderson, Magal ou Ueliton, Carlos Alberto e Ramon; Leandrão e Gláucio.


Fria - V -
A Portuguesa de Desportos deve ficar mesmo na Série "B" do Campeonato Brasileiro para 2010. Ontem à noite jogando no Canindé só empatou em um a um com o Duque de Caxias e está cada vez mais distante do seu objetivo de retornar a elite do futebol. O Paraná Clube venceu o Campinense por três a zero em Curitiba. Com o resultado o time paraibano está rebaixado para a Série "C" ao lado do ABC de Natal. Está na hora de uma definição da Portuguesa de Desportos em relação ao seu futuro. Chega de sobe e desce.


Quente - V -
O CR Vasco da Gama tornou-se à noite passada campeão brasileiro da Série "B" ao vencer no Maracanã o América de Natal de virada por dois a um. O Maracanã recebeu outra vez um bom público: 50.237 (pagantes) e 52.985 (presentes) para uma renda de 746.330,00. Parabéns ao clube da Cruz de Malta que havia caído em 2008 e estará de volta a Série "A" em 2010 e como campeão da Série "B" deste ano.