segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BRASIL PROCLAMA INDEPENDÊNCIA NO CHILE

Determinação, garra e vergonha na cara tiveram os jogadores brasileiros ontem à noite para derrotar o Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Devolvemos os três a zero que o Chile nos impôs no dia 15 de Agosto de 2000. Os jogadores se conscientizaram que estava na hora de mostrar serviço ou arriar a bandeira.

O jogo
A vitória brasileira foi conquistada porque os jogadores resolveram jogar o futebol que a seleção não apresentou nos seis jogos iniciais das Eliminatórias e muito menos em recentes amistosos. A zaga bem postada ainda assim, permitiu que o Chile criasse e desperdiçasse especialmente com Suazo em ambos os tempos da partida boas chances. O meio de campo marcou bem e finalmente Gilberto Silva, Josué e Diego voltaram a justificar a condição de titulares. Na frente as jogadas infantis de Robinho impediram que o placar fosse maior. A grande figura foi Luis Fabiano que além de marcar dois gols perdeu mais uns dois ou três. A vitória brasileira foi justa e reacende a esperança de dias melhores, não por causa do comando técnico, mas por iniciativa dos jogadores como o excelente Júlio César que vibrou como nunca pelo triunfo. Os jogadores que vestem a camisa da seleção brasileira precisam colocar o “coração na ponta da chuteira” quando representam o país. Neste momento devem esquecer os “milhões de dólares” que ganham no exterior e se expor em benefício da pátria.

Decepção
A grande decepção mais uma vez foi Ronaldinho Gaúcho. Não pelo pênalti mal batido que permitiu a defesa do goleiro chileno. Parece que Dunga dorme no banco ou não enxerga que Ronaldinho Gaúcho não pode se limitar a ficar no lado esquerdo do gramado entre a defesa e o meio campo tentando driblar todo mundo. O futebol de Ronaldinho sumiu e já não representa mais nenhuma supresa para os adversários. Outro que quer jogar pra si e que precisa pegar uma reserva é Robinho. Tem pouca potência nos chutes e os seus arremates acabaram virando verdadeiros “traques”. Atacante que se preza não perde gols como ele perde. E levar as mãos à cabeça em cada chance desperdiçada não resolve nada. Ele precisa aprender a chutar e a ter mais potência nos seus arremates. Aliás, isso eu já dizia dele quando apareceu pela primeira vez jogando no time titular do Santos.

Ficha Técnica
Luis Fabiano (2) e Robinho marcaram os gols da vitória brasileira que leva nossa seleção a segunda colocação das Eliminatórias Sul-Americanas, dois pontos atrás do Paraguai que lidera. Apitou o jogo o paraguaio Carlos Torres que expulsou de campo o lateral Kleber logo ao primeiro minuto do segundo tempo e o falante Valdívia do Chile. Venceu o Brasil de Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e Kléber; Gilberto Silva, Josué, Diego (Elano) e Ronaldinho Gaúcho (Juan); Robinho e Luís Fabiano (Jô). O Chile do treinador argentino Marcelo Bielsa perdeu com Bravo; Medel, Jara, Estrada e Vidal (Cereceda); Carmona, Droguett (Valdivia) e Matias Fernández; Sánchez, Suazo e Gonzalez (Beausejour).

Classificação
Completada a sétima rodada do primeiro turno eis como está a classificação: 1) – Paraguai 13 pontos; 2) – Brasil 12 pontos saldo de 7 gols; 3) – Argentina 12 pontos, saldo de seis gols; 4) – Uruguai 11; 5)- Colômbia 10; 6) – Chile 10; 7) – Equador 8; 8) – Venezuela 7; 9) – Peru 6; 10) – Bolívia 4.

Próximos jogos
Amanhã (09) o Paraguai receberá em Assunção a Venezuela em jogo a ser apitado por Hector Baldassi da Argentina. Na quarta-feira (10) o Brasil jogará no Estádio Olímpico João Havelange no Rio de Janeiro contra a Bolívia às 21h50 com arbitragem do equatoriano Alfredo Intriago. Em Lima no Estádio Monumental teremos Peru e Argentina jogo que será apitado por Carlos Amarilla do Paraguai. Em Montevidéu no Estádio Centenário o Uruguai jogará contra o Equador. No apito estará o colombiano Oscar Ruiz. Fechando a rodada teremos Chile e Colômbia em Santiago, partida que será dirigida por Jorge Larrionda do Uruguai.

Folga
Os jogadores desembarcaram hoje cedo no Rio de Janeiro e estão de folga nesta segunda-feira. Amanhã a seleção treinará no Estádio João Havelange às 16h30 como apronto para a partida de quarta-feira contra a Bolivia. Neste jogo Kléber expulso deverá ser substituído pelo lateral Juan do Flamengo que já participou da partida de ontem. Já o quarto zagueiro Juan da Roma que cumpriu suspensão estará à disposição para este jogo.