quarta-feira, 29 de julho de 2015

E A BOLA CONTINUA ROLANDO

Cento e cinquenta (150) partidas já foram disputadas no Campeonato Brasileiro da Série “A” neste ano de 2015. Marcados 328 gols com média de 2,18 por jogo.

O melhor público foi registrado na partida São Paulo 3 x 1 Coritiba, em 12 de Julho com 59.482 pagantes. O pior no jogo Goiás 0 x 1 Avaí, dia 7 de Junho com 1.461 pagantes. A melhor renda aconteceu no jogo Palmeiras 1 x 0 Santos em 19 de Julho com R$ 4.181.281,00.

Alguns jogos com bom público e boas rendas, mas ainda sem permitir que os clubes paguem salários e despesas mensais só das rendas o que na realidade vai ser difícil de um dia acontecer. Dependem ainda das verbas da televisão e da publicidade.

Ricardo Oliveira do Santos é o principal artilheiro com 8 gols seguido de Alexandre Pato do São Paulo, Leando Pereira do Palmeiras, Thiago Ribeiro do Atlético Mineiro e Jadson do Corinthians com 6.

O melhor ataque pertence ao Atlético Mineiro com 29 seguido de Sport e Palmeiras com 26. O pior é o do Joinville, último colocado, com apenas 7 gols marcados. A melhor defesa é a do Corinthians com 9 gols e a pior do Vasco da Gama com 26 sofridos.

Nas quinze rodadas já realizadas tivemos alguns bons jogos e outros sem muita qualidade. É o que se poderia mesmo esperar para o início da competição. Mesmo porque Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Fluminense, Atlético Paranaense, Chapecoense, Flamengo, Cruzeiro, Avaí, Santos, Goiás, Vasco da Gama, Coritiba e Joinville já trocaram de treinadores.

E os clubes por falta de uma melhor estrutura ainda estão contratando e demitindo jogadores. Esse tipo de comportamento é próprio do futebol brasileiro e revela o momento atual. Entendo que deveria ser estabelecido como prazo para compra e venda de jogadores no máximo até a quinta rodada ou até antes de começar o Campeonato.

O futebol brasileiro está em baixa antes mesmo da decepção da Copa do Mundo. E o pior de tudo é que são poucas as renovações. Os clubes para fugirem do rebaixamento estão repatriando atletas em sua maioria em fim de carreira e contratando estrangeiros de pouca qualidade.

Esse é o retrato do outrora melhor futebol do mundo. Do futebol brasileiro que liderou o ranking mundial por anos. Quando isso vai mudar só DEUS sabe. É isso aí.