domingo, 11 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ MUNDIAL DE 2010

A decisão da XIX Copa do Mundo mostrou quão baixa está a qualidade do futebol mundial nos dias de hoje. Espanha e Holanda fizeram uma partida de pouca qualidade com muitas faltas e pouco futebol. E mesmo decidindo a Copa do Mundo pela terceira vez a Holanda não venceu. Depois de 120 minutos, a Espanha fez um gol e tornou-se campeã pela primeira vez.
 
O jogo
Muito equilíbrio marcou o primeiro tempo da decisão da Copa. Os dois times ousaram pouco. Algumas faltas duras marcaram esta fase quando o árbitro Howard Webb da Inglaterra errou ao não expulsar De Jong da Holanda que atingiu violentamente com o pé o peito do jogador Xabi Alonso e só recebeu cartão amarelo. As jogadas violentas se sucederam com 5 cartões amarelos para a Holanda e 2 para a Espanha. Na fase final aos 17 minutos Robben perdeu uma chance incrível entrando livre e chutando para Casillas desviar com o pé. E apesar das chances criadas o tempo regulamentar terminou empatado em zero a zero.

Prorrogação
Nos primeiros 15 minutos da prorrogação também não houve gols. Aos 3 minutos do segundo tempo o zagueiro Heitinga da Holanda que já tinha cartão amarelo cometeu falta e acabou expulso. Aos 10 minutos Iniesta marcou o único gol do jogo que deu o título da XIX Copa do Mundo para a Espanha. Venceu a "Fúria" com Casillas; Sérgio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Fábregas), Xavi e Iniesta: Pedro (Jesus Navas) e David Villa (Fernando Torres). a Holanda ficou com seu terceiro vice-campeonato alinhando Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); De Jong (Van der Vaart), Van Bommel, Sneijder e Robben; Kurt (Elia) e Van Persie.