terça-feira, 8 de abril de 2008

UM FATO EM FOCO

Chamaram-me a atenção no final de semana declarações de jogadores do Botafogo do Rio após a derrota para o Boavista. “Entramos em campo desmotivados”. Esta frase me leva a refletir sobre a realidade do futebol. Os jogadores que pouco são utilizados normalmente reclamam nos bastidores e falam em injustiça por não serem escalados, etc. e tal. E quando tem a oportunidade o que fazem. Nada. Jogador de futebol que se preze, jogador de futebol que deseja seguir carreira ou já está na área há muito tempo precisa reciclar-se. Cada jogo deve ser encarado como decisivo. Cada jogo deve ser encarado como uma oportunidade de afirmação. Mesmo cumprindo tabela o jogador deve entender que o torcedor quer ver qualidade, quer ver futebol e não desmotivação. Aliás, sugiro aos jogadores, aos técnicos e aos clubes que assim pensam divulguem antes dessas partidas um comunicado. “Não venham ao estádio. Não gastem seu dinheiro. Nós estamos desmotivados e só vamos fazer de conta que jogamos”. Um absurdo. Absurdo para quem faz essas declarações antes ou depois de uma partida de futebol. É um motivo a mais para o torcedor deixar de ir aos estádios. É claro que quando tudo já está consumado o tempero de uma partida de futebol é diferente. Mas, os jogadores, profissionais na hora de assinar ou renovar contrato que sejam profissionais sempre, sob qualquer circunstância. O futebol merece seriedade, dedicação e profissionalismo. É isso aí.

Paulistão definido

Os jogos semifinais do Campeonato Paulista de Futebol tiveram suas datas e horários estabelecidos ontem em reunião na sede da FPF. No sábado (12) jogarão AA Ponte Preta e Guaratinguetá FC no Estádio Moises Lucarelli em Campinas às 18h10. O jogo de volta será no dia 19 no Estádio Professor Dario Rodrigues Leite em Guaratinguetá. Convém lembrar sempre que o Guaratinguetá tem a vantagem de atuar por dois resultados iguais para ir a final.O clássico São Paulo FC e SE Palmeiras terá seu primeiro jogo no domingo (13) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi às 16 horas. A segunda partida será no dia 20 também às 16 horas, mas seu local ainda não foi definido. De acordo com o presidente da entidade Marco Pólo Del Nero o local do segundo jogo será conhecido nas próximas 48 horas. Uma análise da Policia Militar e do Ministério Público se aguarda sobre a possibilidade deste segundo jogo ocorrer em São José do Rio Preto ou Ribeirão Preto. O Morumbi não está descartado por ser o melhor estádio de São Paulo, mas esse não é o desejo da SE Palmeiras, que entende não ser neutro esse estádio. O Estádio Palestra Itália está totalmente descartado. Nestes jogos a SE Palmeiras jogará por dois resultados idênticos pela melhor campanha na primeira fase.

Semifinais do Campeonato Paranaense


A Federação Paranaense de Futebol definiu ontem (07) as datas e horários para os jogos semifinais do campeonato deste ano. Antes houve uma reunião com o Cel. Vendrameto e o Capitão Carvalho do Comando de Policiamento da Capital. Após os contatos e com a aquiescência dos clubes, Amilton Stival vice-presidente de futebol de entidade divulgou o que ficou estabelecido.

Os jogos

Teremos no sábado às 16 horas na Arena, Atlético Paranaense e Toledo. No domingo Coritiba e Paraná se enfrentarão às 15h50 no Couto Pereira. Os jogos de volta acontecerão no dia 20. Paraná e Coritiba no Durival Brito e Silva às 15h50 e Toledo versus Atlético Paranaense no 14 de Dezembro em Toledo às 16 horas.

Desempate

Nas semifinais se houver empate no número de pontos após a segunda partida, será classificada para a decisão a equipe que obtiver melhor saldo de gols. Permanecendo a igualdade, será considerada como critério de desempate a campanha das equipes nas fases anteriores. Aquela que obtiver melhor classificação vai para a final, que será decidida nos dias 27 de abril e 04 de maio. Nesse caso Atlético Paranaense com 53 pontos e Coritiba FC com 44 levarão vantagem sobre o Toledo que somou 39 pontos e o Paraná que chegou a 35 pontos. Já na decisão do título terá duas partidas, o regulamento determina. “Ocorrendo igualdade na soma de pontos ganhos e saldo de gol ao término da Partida de Volta haverá prorrogação de 30 (trinta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos cada e, persistindo o empate de pontuação, haverá a cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, conforme determina a International Board, para conhecer-se a associações campeã do CAMPEONATO PARANAENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL - SÉRIE A- OURO - 2.008”.

Liga dos Campeões da Europa

Neste meio de semana serão conhecidos os semifinalistas da Liga dos Campeões da Europa. Hoje duas partidas envolvendo jogadores brasileiros e outras duas amanhã. Logo mais às 20h45 hora Londres no Stamford Bridge o Fenerbahçe dirigido por Zico enfrentará o Chelsea a quem derrotou na última semana em Istambul por dois a um. O empate serve ao time dos brasileiros Alex, Roberto Carlos, Edu Dracena e Deivid, mas o Chelsea vencendo por um a zero passa adiante. O paranaense Alex disse que “Londres não tem clima de decisão. Entre nós, o clima é de decisão. Aqui, um dia antes do jogo, não tem aquela loucura que estou acostumado a ver na América do Sul, Istambul ou até mesmo que vi em Sevilla. Mas amanhã (hoje) acho que será diferente”. Alex lidera o ítem assistência na Liga dos Campeões. Foram 6 passes para gol em 9 partidas. Ele ainda marcou dois gols. Em sua 3a participação na principal competição de clubes, Alex diz que a equipe não deve mudar a postura. No Saraçoglu venceu por 2x1, e agora joga pelo empate. "Vamos jogar da forma que estamos acostumados. Foi assim que chegamos até aqui. Na hora que tiver que marcar, vamos marcar. Mas pela postura do Zico, não acredito que vamos ficar atrás. É uma atitude suicida. Jogando no campo adversário, ficar só se defendendo. Quando tivermos a bola, vamos jogar", falou antes de retornar ao hotel onde a delegação está concentrada. O outro jogo reunirá Liverpool e Arsenal na terra dos Beatles. No primeiro jogo houve empate em um a um. O Liverpool joga por um empate em zero.
Amanhã jogarão Manchester United e Roma em Manchester, e Barcelona e Schalke 04 no Campo Nou.

Na corda bamba

A eliminação no Campeonato Gaúcho pode ter reflexos mais comprometedores nesta quarta-feira quando o Grêmio fará o jogo de volta contra o Atlético Goianiense pela Copa do Brasil. Como o Grêmio perdeu a primeira partida em Goiânia por dois a um, precisa vencer por um a zero para continuar na competição. E só um bom resultado garantirá a permanência do técnico Celso Roth. A afirmação foi feita ontem pelo presidente Paulo Odone que passou o dia inteiro dando explicações pela eliminação no gaúcho. Um novo tropeço determinará com certeza a dispensa do treinador. Os gremistas entendem que só vencendo a situação poderá ficar mais branda. O grande problema é que o Grêmio demitiu recentemente Vagner Mancini que estava invicto no comando do time para contratar Celso Roth. A imprensa gaúcha avalia que foi “um furo na água” a mudança feita pela direção do clube. Paulo Odone disse ao site http://www.clicrbs.com.br/. “ Acho que na quarta-feira, passada à mágoa, eles estarão aqui torcendo pelo Grêmio. Esta é a hora da torcida. Eles têm ajudado sempre e não irão abandonar o barco em uma hora destas. Depois de tudo o que passou, o torcedor do Grêmio sabe o que fazer e irá fazer na quarta-feira. Esta é a torcida tricolor, respeitem ela”.