sexta-feira, 23 de abril de 2010

COPA DO BRASIL: JOGOS, DIAS E HORÁRIOS

Nesta sexta-feira foram definidas as datas e horários das partidas de quartas-de-final da Copa do Brasil deste ano. Os jogos de ida serão realizados dias 28 e 29 de Abril. Já as partidas de volta serão todas no dia 5 de Maio, com horários diferenciados para atender os interesses da televisão, é claro.

Jogos de ida
No dia 28 (quarta-feira) jogarão às 21h50 no Mineirão, Atlético Mineiro e Santos e no Estádio Manuel Barradas em Salvador, Vitória e Vasco da Gama. Na quinta-feira (29) os outros dois jogos. Às 19h30 o Palmeiras enfrentará o Atlético Goianiense no Palestra Itália e às 21h30 Fluminense e Grêmio jogarão no Maracanã.

Jogos de volta
Vão ser realizados no dia 5 de Maio (quarta-feira). Dois jogos começarão às 19h30; Vasco da Gama vs. Vitória em São Januário e Atlético Goianiense e Palmeiras no Serra Dourada. Às 21h50 teremos Santos vs. Atlético Mineiro na Vila Belmiro e Grêmio e Fluminense no Estádio Olimpico.

UM FATO EM FÓCO

Meus amigos as atitudes dos que dirigem os clubes de futebol no Brasil me deixam cada vez mais perplexo. Chega-se a uma decisão - que é o grande desejo de todos - e se joga no cesto do lixo a possibilidade de arrecadar. É o que acontecerá na decisão do Campeonato Paulista de Futebol entre Santos e Santo André. O Santos atualmente o melhor time do futebol brasileiro deveria aproveitar a fase e faturar em cima disso. Mas, não é bem isso que ocorre. Perdeu muito dinheiro jogando os clássicos do Paulistão na Vila Belmiro. Lá o público não passou de 15 mil pagantes contra os grandes. Nada contra a Vila Belmiro que é a casa do time peixeiro. Com uma capacidade de pelo menos 40 mil lugares, seria o local ideal até para determinados clássicos. Decidir o campeonato jogando em São Paulo é o que se poderia esperar no mínimo. Ficou acertado que os dois jogos serão em nossa capital, porém, neste momento, nas circunstâncias atuais o Pacaembu não é o local que reúna condições para se levar o público que deseja ver a decisão. O problema que surgiu entre os clubes com o São Paulo deveria ser colocado de lado em benefício do futebol que é profissional e custa muito aos cofres dos clubes. O Morumbi tem condições de receber pelo menos 70 mil torcedores. Já o Pacaembu tem capacidade máxima para 40 mil, mas, para esse jogo foram colocados à venda somente 36 mil ingressos. As filas que vi na quarta-feira em volta do Ginásio do Ibirapuera para a compra de ingressos me fizeram descer do carro e conversar com os torcedores do Santos. 80% das pessoas que ouvi lamentaram a falta de visão do clube. O Santos tem que encontrar uma solução para aproveitar a fase maravilhosa do atual time. Nos tempos de Pelé e Cia. os grandes jogos eram realizados no Maracanã, bem longe da Vila Belmiro. Pensem grande senhores dirigentes do Santos; era hora de aproveitar o momento em que o clube vive, porque na hora das “vacas magras” o bezerro deixa de ser amamentado. É isso aí.

CORINTHIANS O MELHOR DE TODOS

Derrotando o Independiente o Corinthians assegurou esta noite a melhor campanha da fase na Copa Libertadores da América. Internacional também vence e o Flamengo acaba beneficiado por este e outros resultados.
 
Magra
A vitória do Corinthians foi de um a zero. Os mais de 30 mil torcedores não gostaram muito do que viram e acabaram saindo do estádio antes do termino. Alguns alegaram (prá variar) que o problema era do transporte face ao adiantado da hora. O único gol da vitória sobre o Independiente de Medellin foi marcado contra por Valência aos 21 minutos do primeiro tempo. Com a vitória o Corinthians foi a 16 pontos ganhos com cinco vitórias e 1 empate. Foi o melhor time desta fase da Copa Libertadores da América. Dirigiu o jogo o argentino José Federico Beligoy. Assistiram ao jogo 29.541 pagantes para um total de 30.507 torcedores presentes. Renda: R$ 1.877.065,00. Venceu o Corinthians com Julio Cesar, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Edu); Dentinho (Jorge Henrique) e Iarley (Souza). O Independiente de Medellin perdeu com Bobadilla; Calle, Anselmo, Jimenez e Valencia; Ortiz, Restrepo, Vasco (Moreno) e Barahona (Pertuz); Gimenez (Valoyes) e Pardo. ***** No outro jogo do Grupo 1 Cerro do Paraguai e Racing do Uruguai empataram em zero a zero.

Classificação
O Corinthians terminou em primeiro com 16 pontos seguido do Racing do Uruguai com 8, Independiente de Medellin com 6 e Cerro do Paraguai com 2.

Grupo 5
Por três a zero o Internacional venceu o Deportivo Quito no Beira-Rio e garantiu o primeiro lugar do Grupo 5. Andrezinho, Bolívar e Giuliano marcaram os gols. Apitou o paraguaio Carlos Amarilla que deu cartão vermelho para Edu do Internacional. Renda: R$ 681.705,00 com 31.360 pagantes. Venceu o Internacional de Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Sorondo e Kleber (Guiñazu); Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e D’Alessandro; Walter (Edu) e Alecsandro. Perdeu o Deportivo Quito com Ibarra; Caicedo, Hurtado e Checa; Esterilla (Castro), Minda, Saritama (Niell) e Mina; Arroyo, Borghello e Pirchio (Donoso). ***** Na outra partida da chave Cerro do Uruguai e Emelec do Equador empataram em zero a zero.

Classificação
Neste grupo o Internacional foi o primeiro com 12 pontos seguido do Deportivo Quito com 10, Cerro do Uruguai com 8 e Emelec com 2 pontos.
 
Próxima fase
As Oitavas-de-final da 51a. Copa Libertadores da América terá jogos de ida e volta (mata-mata). Eis a relação das partidas. São Luis do México vs. Estudiantes de La Plata, Banfield vs. Internacional, São Paulo vs. Universitário do Peru (jogo inicial em Lima), Cruzeiro vs. Nacional do Uruguai (primeira partida em Belo Horizonte), Corinthians vs. Flamengo (primeiro jogo no Rio), Alianza Lima vs. Universidad do Chile, Chivas Guadalajara vs. Velez Sarsfield e Libertad do Paraguai vs. Once Caldas.