quinta-feira, 27 de março de 2008

Em tempo de definição

O Toledo disparou na liderança do Grupo “B” do Campeonato Paranaense e está muito perto das semifinais. Ontem à noite derrotou o Adap/Galo no Estádio Willie Davids em Maringá por dois a um, mantendo a primeira posição isolada com 10 pontos ganhos. À tarde o Coritiba complicou sua situação ao ser derrotado pelo J Malucelli no Eco-Janguitão por três a dois. No primeiro tempo o Jotinha deu um banho de bola no time coxa-branca estabelecendo três a zero. O Coritiba com a entrada do estreante Carlinhos Paraíba reagiu e marcou dois gols, mas não impediu a derrota. E de contra peso perdeu o diretor Tonico Xavier que abandonou o cargo que ocupava a convite do vice de futebol Edison Mauad. O JMalucelli assumiu a vice liderança com cinco pontos. O Coritiba ficou em terceiro com quatro e precisa vencer seus dois jogos que restam. Mesmo vencendo Adap/Galo e Toledo vai depender de um empate do JMalucelli. Portanto não depende exclusivamente de si para chegar as semifinais. O Adap/Galo está eliminado com dois pontos. Hoje teremos os dois jogos da primeira rodada do returno pelo Grupo “A”. O líder Engenheiro Beltrão jogará em casa contra o Iraty às 15h30. À noite teremos o clássico Paraná e Atlético às 20h30 no estádio Durival Brito e Silva. Nesse grupo o Engenheiro Beltrão tem seis pontos. O Paraná também tem seis mas perde no saldo de gols, em terceiro Iraty e Atlético com três pontos. O time de Iraty também leva vantagem no saldo de gols.

Palmeiras vence e lidera

A 17ª rodada do Campeonato Paulista iniciada ontem e que será completada hoje deu a SE Palmeiras a liderança. Pelo menos até hoje à noite quando o Guaratinguetá jogará contra o Mirassol, o verdão é líder após a vitória sobre a Portuguesa de Desportos, por um a zero, gol de Jorge Preá nos acréscimos, contestados pela lusa. No clássico da Vila Belmiro o Santos em franca reabilitação derrotou o limitado time do Corinthians por dois a um. Palmeiras com 34, Guaratinguetá e Ponte Preta, com 31, Corinthians com 30, Grêmio Barueri, Santos e São Paulo com 29 são os sete times que lutam pelas quatro vagas as semifinais. Palmeiras, Ponte Preta, Corinthians, Barueri e Santos têm mais dois jogos. O São Paulo que enfrentará o Sertãozinho e o Guaratinguetá que jogará contra o Mirassol, poderão somar mais nove pontos nos jogos (3) que lhes restam. Está ficando sensacional a reta de chegada do Paulistão.

Nossos eternos fregueses

O amistoso assistido por 60.021 pagantes no Emirates Stadium em Londres comprovou mais uma vez que os suecos são fregueses do Brasil no futebol. O jogo foi fraco sob todos os aspectos, como aliás, se esperava. Raros lances de emoção e jogadores decepcionando. Robinho quer mostrar nas partidas da seleção que individualmente é um grande jogador. Ensaia lances que se perdem pelo caminho. De bom mesmo dois aspectos. A confirmação do goleiro Júlio César como uma segurança no arco brasileiro e o gol marcado pelo paranaense Alexandre Pato. Jogou 32 minutos e fez um gol simplesmente maravilhoso. Gol de quem tem visão e percepção de goleador. O resto foi uma repetição com pouca objetividade, do que já seu viu nas equipes que Dunga comandou até aqui. Os atletas em idade olímpica tiveram muito pouco tempo para mostrar serviço. Volta a bater na mesma tecla. O Brasil deveria se preocupar em formar uma seleção para as Eliminatórias e coloca-la em campo em partidas amistosas e a olímpica seguindo a mesma linha de raciocínio. E que cada seleção tivesse seu próprio técnico. O que se deduz é que a CBF está mais preocupada em cumprir os compromissos assumidos para utilizar as datas da FIFA.

Amistosos internacionais

Ontem foi dia de testar seleções aproveitando o calendário FIFA. Em Pretória a África do Sul, dirigida desde Março de 2007 pelo brasileiro Carlos Alberto Parreira conseguiu finalmente um resultado de expressão. Derrotou o Paraguai atual líder das Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo por três a zero. Em Paris no Stade de France, a Inglaterra foi derrotada pela França por um a zero, gol de Franck Ribery. David Beckham completou seu centésimo jogo com a camisa 7 da seleção inglesa sendo substituído depois de tomar cartão amarelo. Na Arena de Dusseldorf, na Alemanha, a Seleção de Portugal dirigida pelo brasileiro Luis Felipe Scolari perdeu para a Grécia por dois a um. Foi o último jogo antes da convocação para a Eurocopa. Cristiano Ronaldo, Deco, Maniche e Bosingwa desfalcaram o onze lusitano que está virando freguês dos gregos. A convocação para a Eurocopa será feita por Felipão no final de Maio. A estréia será dia 7 de Junho contra a Turquia. Outro jogo de grandes seleções aconteceu em Elche, onde a Espanha derrotou a atual campeã mundial a Itália por um a zero, gol marcado por Villa no segundo tempo. O brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna foi substituído no período final pelo treinador Luis Aragonés, que não convocou Raul do Real Madrid. Sua presença na Eurocopa também estaria descartada. Na Itália, Roberto Donadoni limitou-se a fazer experiências também visando a Euro-2008.

Alemanha está invicta

Vinte partidas e 15 vitórias, três empates e duas derrotas, é a campanha atual da Alemanha depois do Mundial de 2006 em que terminou em terceiro lugar. Ontem jogando amistosamente em Basiléia goleou a Suíça por quatro a zero, com dois gols do hispano alemão Mário Gómez (foto), Klose e Podolski. Foi o 800º jogo da seleção germânica e o 50º contra a Suíça. Os alemães preparam-se para a Eurocopa a ser realizada na Áustria e Suiça. Vão participar do Grupo “B” jogando contra Polônia, Áustria e Croácia. Os suiços figuram no Grupo “”A” ao lado das seleções de Portugal, República Tcheca e Turquia.

Tarda mas não falha

Passaram-se 12 anos para que finalmente houvesse desfecho a virada de mesa promovida por Fluminense, Bragantino e CBF no Campeonato Brasileiro de 1996. Na terça-feira (25) o juiz Wilson Marcelo Kozlowski, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proferiu a sentença condenando Fluminense, Bragantino e a CBF ao pagamento de reparação moral de 2% da receita que havia sido arrecadada.
Pra quem não lembra, os dois clubes foram rebaixados e deveriam disputar em 97 a Série “B”. Aproveitando o surgimento de gravações de compra de resultados e financiamento de campanha política do diretor da Comissão Nacional de Arbitragem, Ivens Mendes, e para evitar problemas para Corinthians e Atlético Paranaense envolvidos nos acontecimentos a CBF resolveu manter os rebaixados na Série “A”. O juiz qualifica os acontecimentos como um dano real ao patrimônio cultural que é o futebol. “Bem se sabe o sentimento de dor, vexame e humilhação que inundou e inunda o coração daquela parcela da população que passou a experimentar as maiores pilhérias e até hoje é lembrado dos dissabores advindos da decisão contrastada. Tal qual um filme de terror sem fim em que o clímax ocorre com a cena do estouro do champanhe da virada de mesa”, relata.”. Ele citou o fato do Fluminense mantido na divisão principal ter comemorado com champanhe o episódio. Em sua sentença acrescenta “o calvário do tricolor carioca nos anos seguintes à virada de mesa, como os dois rebaixamentos seguidos (em 1997 e 1998 – este, para a terceira divisão) e a nova virada de mesa, proporcionada em 2000 pela Copa João Havelange. Segundo ele, tal farra só foi barrada pela implantação do Estatuto do Torcedor” . Com toda essa demorada acreditem, ainda cabe recurso.

Audiência do rádio esportivo

Não sou especialista em Pesquisas de Audiência. Sou um curioso em busca de explicações. Andei dando uma olhada mais detalhada nas publicações feitas sobre a audiência do rádio esportivo em São Paulo. Os entendidos do assunto afirmam que a audiência de uma emissora deve ser de pelo menos 1% de sua população. No caso de São Paulo seria sobre 11 milhões de habitantes e se fosse da Grande São Paulo sobre 18 milhões. Na capital giraria em torno de 110 mil ouvintes. Na Grande São Paulo, o patamar se elevaria para 180 mil. O que pouca gente sabe é que as pesquisas não são feitas nas praças esportivas, é onde falham os institutos. Nos estádios onde se concentram de 30 a 60 mil torcedores com certeza 40% utilizam o rádio para acompanhar as informações e a transmissão dos jogos. Os números da pesquisa que publicamos ontem, revelam que 181.897,47 ouvem o rádio no sábado, e 210.581,88 no domingo das 16 às 18 horas. Estes números servem de parâmetro para a programação das agências de publicidade.