sábado, 16 de janeiro de 2010

OS GRANDES VENCERAM

Palmeiras, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba, clubes consagrados no futebol brasileiro estrearam nos campeonatos estaduais neste sábado vencendo. ***** O primeiro gol do Campeonato Paulista aconteceu no jogo Bragantino e Oeste. Paulinho do Bragantino balançou as redes aos 24 minutos do primeiro tempo.

Paulistão
O Palmeiras goleou o Mogi Mirim por cinco a um no Palestra Itália com mais de 16 mil pessoas presentes. Diego Souza (2), Léo, Robert e Cleiton Xavier marcaram para o verdão, Geovane descontou. Arrecadação de R$ 364.900,00 com 16.524 pagantes. Venceu o Palmeiras com Marcos; Figueroa (Wendel), Danilo(Gualberto), Léo e Pablo Armero; Pierre, Márcio Araújo, Willian (Deivyd Sacconi) e Cleiton Xavier; Diego Souza e Robert. ***** O Ituano de Juninho Paulista goleou o Mirassol por quatro a zero chegando na comemoração dos 400 anos de Itu a ultrapassar a marca de 400 gols em 15 participações no Campeonato Paulista. Num jogo movimentado Ponte Preta e Santo André empataram em um a um em Campinas. ***** Em casa o Rio Claro que voltou a Série “A” após dois anos perdeu para o Botafogo de Ribeirão Preto por três a um. ***** Fechando os jogos de sábado pela primeira rodada do Paulistão tivemos o triunfo do Bragantino em cima do Oeste de Itápolis por quatro a zero, jogando em Barueri. ***** Amanhã mais cinco partidas completarão a rodada inicial. Destaque para Monte Azul e Corinthians em Ribeirão Preto e São Paulo e Portuguesa de Desportos às 17 horas e Santos versus Rio Branco às 19h30 no Pacaembu. Teremos ainda Sertãozinho e Grêmio Barueri às 11 da manhã e São Caetano e Paulista às 19h30.

Taça Guanabara
O Vasco da Gama teve dificuldade para vencer o Tigres do Brasil por um a zero gol de Fagner marcado aos 38 minutos do primeiro tempo. Renda em São Januário: R$ 269.295,00 com 10.613 pagantes para um público total de 13.433. Ganhou o Vasco na estréia com Fernando Prass; Fágner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Jumar (Souza), Léo Gago e Carlos Alberto (Philippe Coutinho); Rodrigo Pimpão e Dodô (Caíque). ***** O América perdeu para o Madureira de virada por dois a um. ***** Também por três a dois o Botafogo venceu o Macaé. ***** O Boavista derrotou o Bangu por três a zero e Olaria e Volta Redonda empataram em dois a dois. ***** O campeão brasileiro de 2009 o Flamengo estréia jogando contra o Duque de Caxias neste domingo às 17 horas. ***** No mesmo horário teremos Friburguense e Resende e às 19h30 Americano e Fluminense.
 
Paranaense
O Coritiba venceu na estréia o Serrano de Prudentópolis por dois a zero jogando no Estádio Durival Brito e Silva, já que o Couto Pereira está interditado. Rafinha e Ariel marcaram os gols. Na outra partida deste sábado o Corinthians Paranaense ex-JMalucelli ganhou do Cianorte por dois a um. ***** Destaques do domingo os jogos do Atlético Paranaense contra o Toledo no Oeste do Paraná e do Paraná Clube em Curitiba contra o Rio Branco de Paranaguá.

ESTADUAIS ESTÃO NA "UTI"

Neste final de semana iniciam-se os principais campeonatos estaduais no Brasil. A bola começa a rolar em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, SC entre outros estados. O Paulista deste ano terá 202 jogos em 107 dias. Durante a semana muito corre-corre para liberação de estádios. Os clubes tiveram seis meses para tomar as providências exigidas pela Federação e pelo Ministério Público, mas, tudo ficou como sempre acontece para a última hora. Tudo porque os clubes estão sem dinheiro para investir. Os Campeonatos Estaduais estão na “UTI”, com seus dias contados. Sempre acreditei que essas competições pudessem ser novamente fortalecidas, porém a realidade é outra. Vamos tomar por base o Campeonato Paulista que terá vinte equipes na primeira fase, que se enfrentam em turno único. Quatro equipes se classificarão para as semifinais de onde sairão os dois finalistas. Nessa primeira etapa serão realizadas 190 partidas em 82 dias. Dezesseis participantes estarão eliminados após essa data. Aí entra o título da matéria: “Estaduais estão na UTI”. Explico: Já sem grandes fontes de renda, os clubes do interior o que farão para alavancar o restante do ano. Muito pouco. Revelam jogadores que em sua maioria já estão compromissados com empresários. Quando transacionados por estes pouco retorno financeiro dão as suas equipes de origem. Com isso os formadores de jogadores terão poucas condições de sustentabilidade. Infelizmente vejo um futuro “negro” para os clubes do interior. As publicidades que tem salvado a lavoura dos grandes, é só para os grandes e estes também já não conseguem fazer contratos de publicidade para atender suas necessidades. São Paulo e Santos que o digam. O alto custo do futebol (salários e contratos de jogadores) é que estão colocando não só os Estaduais, mas como um todo o futebol na “UTI”. Não adianta aumentar o preço dos ingressos; os clubes precisam se conscientizar de uma vez por todas que se paga muito caro para a qualidade do futebol atual no país Pentacampeão do Mundo. Está na hora de se gastar só o que é arrecadado, sem loucuras. Chega de jogar para adiante as dívidas. Elas estão ficando cada vez maiores e difícil de ser administradas. Está na hora de se dar um basta nisso. Esse é o remédio para que os campeonatos estaduais e os clubes deixem a UTI. É isso aí.