quinta-feira, 19 de novembro de 2015

COISAS DA BOLA

Foi no mínimo ridícula a atitude de Neymar ao querer presentear o árbitro José Buitrago da Colômbia ao final do jogo de terça-feira contra o Peru em Salvador. Repercutiu negativamente na Europa a atitude do jogador brasileiro. Teve jornal que chamou essa atitude de “petulante” e “vergonhosa”. Neymar precisa ser chamado à atenção por Dunga pelo individualismo exagerado. Suas jogadas até então desconcertantes já são manjadas por todos e mais, não pode ser o capitão da seleção brasileira.


As torcidas continuam prejudicando os clubes. Já não bastasse a confusão que arrumou na eliminação do Coritiba em 2009 invadindo o gramado do Estádio Couto Pereira após o jogo com o Fluminense que fez o clube perder mando de campo de 10 jogos e multa de 100 mil reais.  Agora no empate em zero com o Sport dia 2 de Setembro a briga das torcidas organizadas resultou em outro prejuízo muito grande. Além de pagar multa de 50 mil reais o Coritiba enfrentará domingo, em jogo decisivo o Santos de portões fechados.

E os erros de arbitragem continuam em larga escala no futebol. Na rodada de ontem o pênalti marcado contra a Ponte Preta deixou muitas dúvidas. No jogo de Florianópolis o Avaí teve um gol legítimo anulado pelo apitador. Na Arena da Baixada o paraense Dewson Fernando Freitas da Silva errou ao não marcar o toque de mão de Gabriel Jesus no segundo gol do Palmeiras. Esse é o mesmo árbitro que prejudicou o Coritiba na derrota para o Corinthians não marcando uma penalidade clara a favor do time coxa-branca e marcando um a favor do Corinthians que não aconteceu. Curiosamente ele apitou seguidamente jogos do Coritiba, Paraná e Atlético.

Apesar de bonita vitória sobre o Goiás no Serra Dourada por três a um o Coritiba continua na zona de rebaixamento. Tudo porque Avaí e Figueirense venceram seus jogos. Analisando a classificação chega-se a conclusão que Avaí e Figueirense dependem do seu futebol para seguir na Série “A”. Já Coritiba, Goiás, Vasco da Gama e Joinville precisam vencer 
e torcer pelo tropeço de Avaí e Figueirense.

Vasco da Gama e Corinthians pode ser chamado “jogo de risco” essa noite em São Januário. Haverá muita pressão contra o Corinthians e o árbitro Anderson Daronco do Rio Grande do Sul. Já o treinador Jorginho convocou a torcida vascaína para levar até os filhos com o objetivo de o time. Oxalá nada de anormal ocorra.

Just Fontaine, 82 anos, artilheiro da Copa do Mundo de 1958 com treze (13) pediu para a França não sediar a Eurocopa de 2016 por conta dos atentados da última sexta-feira. Ele estava no Stade de France assistindo o jogo em que a França derrotou a Alemanha por dois a zero. Até agora a UEFA e a Federação Francesa de Futebol não se manifestaram a respeito.

Uma coisa é jogar futebol outra coisa é querer comentar futebol. Infelizmente o que se tem ouvido de opiniões de ex-jogadores na televisão e também no rádio são lamentáveis. Os ex-jogadores são contratados em detrimento dos jornalistas e aí os absurdos ocorrem. Ah e tem narrador qualificado da televisão mandando cobrar o “escanteio pela ponta direita do campo de ataque”.

Por hoje é só.