sexta-feira, 26 de junho de 2009

UM FATO EM FOCO

A partir do momento em que a globalização entrou em campo, o futebol deixou de ser um esporte para transformar-se num grande negócio. Os clubes são usados e recebem muito pouco em troca. Há casos incríveis em nosso futebol na transferência de jogadores. Os clubes revelam os atletas e recebem muito pouco ou quase nada. Ou quando não revelam, se prestam ao serviço de coadjuvantes abrindo caminho para que os empresários os utilizem para colocar seus atletas na vitrine. Isso se repete de uns anos a essa parte com uma constância cada vez maior. O Palmeiras que sonhava com o título da Copa Libertadores da América investiu e abriu espaço para que muitos jogadores de empresários vestissem sua gloriosa camisa. O título deste ano não foi conquistado já que foi eliminado precocemente. Hoje o assunto está diretamente relacionado ao clube e atende pelo nome de Keirrison. O jogador revelado pelo Coritiba FC – que recebeu muito pouco com sua saída – está indo para o FC Barcelona. Agora quem está na bronca é Vanderlei Luxemburgo que deu força ao jovem atacante quando ele começou a ser contestado pela torcida do Palmeiras. Ele não será mais escalado, pois sua transferência para o time espanhol está praticamente concretizada. E assim vai continuar ocorrendo com as revelações e promessas do nosso futebol. Os clubes continuam sendo utilizados como barriga de aluguel, recebendo alguns trocados pela prestação de serviço. É isso aí.

FUTEBOL MEDIOCRE

O futebol apresentado por Brasil e África do Sul foi no mínimo medíocre. Dos sul-africanos eu realmente não esperava muito. A nossa seleção teria que mostrar qualidade diante do futebol incipiente dos nossos adversários.
Deu sono
O jogo serviu para que muita gente pegasse no sono. O elevado número de passes errados, a falta de objetividade foi uma constante. Ganhamos num lance de bola parada o que já ocorreu em outras ocasiões. É claro que faz parte do jogo de futebol, mas, convenhamos a seleção ontem foi uma caricatura de time de futebol. Fiquei com a impressão que nossos jogadores participam de um simples treino coletivo.

Final
O Brasil é favorito na decisão contra os Estados Unidos no domingo. O objetivo é conquistar o bicampeonato do torneio da FIFA. Espero o Brasil jogando com determinação, e se isso acontecer o título estará garantido.

Lição
Que o treinador Dunga tire lições para os jogos futuros e a Copa do Mundo de 2010. O Brasil tem todas as condições como sempre teve de ganhar o mundial, mas, há necessidade urgente de se escalar melhor o time com jogadores em boas condições técnicas, físicas e psicológicas. Estamos a um ano do Mundial da África do Sul e até lá muita coisa pode ocorrer.